Alessandra Madeira de Andrade

Psicopedagoga, Psicóloga mais

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Número de registro: SBNPp 00960 CRP MG 04/71051

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Experiência

Sobre mim

Avaliação Neuropsicológica em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Trabalho com dificuldades de aprendizagem em crianças, terapia cognitiva compo...

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Experiência em:

  • Psicopedagogia Clinica
  • Neuropsicopedagogia
  • Alfabetização
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Certificado Doctoralia

Artigos

Dislexia

A Dislexia do desenvolvimento é um transtorno específico da aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizado pela dificuldade no reconhecimento de letras, sílabas, palavras e consequente dificuldade na leitura e interpretação de textos. Ocorre, muitas vezes, por um déficit no componente fonológico (consciência fonológica) e necessita de diagnóstico e intervenção precoces para que as dificuldades escolares não acarretem em dificuldades e/ou transtornos psicológicos (autoestima, ansiedade, pânico, depressão, etc.). Normalmente, os disléxicos necessitam de acompanhamento com fonoaudiólogos e psicopedagogos para facilitação do processo de aprendizagem.


Discalculia

Discalculia é um transtorno de aprendizagem específico da área da Matemática, caracterizado por dificuldades em entender conceitos relacionados a contagem, leitura e escrita de números, quantidades, símbolos e situações-problemas que possam surgir no dia-a-dia de todos nós (fazer compras na padaria, conferir o troco, ler um gráfico, pegar um ônibus, olhar as horas no relógio, etc.). Existem exercícios e estratégias que ajudam as pessoas com discalculia a obter as habilidades que facilitarão as atividades do seu cotidiano (inclusive escolares). O diagnóstico e a remediação (não é medicamentosa) devem ser precoces para aliviar os prejuízos.


Orientação aos pais

É muito importante que, além de levar e acompanhar os filhos em seus respectivos tratamentos, é receber as devidas orientações sobre o trabalho terapêutico que está sendo realizado com eles. O manejo adequado dos pais para cada situação que os filhos apresentam no dia-a-dia (explosões de humor, falta de vontade, comportamentos inadequados, rebeldia, imaturidade, mentiras, desobediência, manipulações, entre outros) representam 50% de sucesso do tratamento dos filhos.


Dificuldade com organização e planejamento

Organizar e planejar são funções cognitivas complexas que o cérebro executa e merecem atenção adequada. Muitas pessoas que têm dificuldades para realizar suas funções com organização e planejamento podem ter dificuldades no seu dia-a-dia sejam elas na escola, no trabalho, no ambiente familiar, pessoal, financeiro, afetivo, etc. É importante buscar a ajuda de um profissional para desenvolver áreas cognitivas do córtex pré-frontal para conseguir um melhor desempenho e qualidade de vida.


Bullying

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões verbais, psicológicas ou físicas (sempre intencionais) de maneira repetitiva, como numa perseguição, praticada por uma ou mais pessoas em direção a um ou mais alunos (sempre os mesmos alunos) geralmente ocorre no contexto escolar, com a clara intenção de amedrontar, humilhar, inibir e maltratar. Geralmente quem sofre de bullying tem baixa no rendimento escolar, demonstra receio ou angústia em ir para a escola, tristeza, preocupação, comportamento inibido, irritadiço e às vezes, até agressivo.


Autismo

O TEA (Transtorno do Espectro Austista) é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que apresenta, como o próprio nome diz, um espectro de possibilidades diferentes de comportamentos em quem o possui. Devido a influência genética, alguns pacientes apresentam dificuldades em linguagem, outros em interações sociais, outros em hipersensibilidade auditiva, ou comportamentos repetitivos e estereotipados (balançar o corpo, girar uma caneta, etc.), por isso, cabe a cada profissional junto ao familiar responsável, compreender as características do paciente, conhecer suas potencialidades para facilitar o manejo de suas dificuldades e limitações, a fim de lhe assegurar uma boa qualidade de vida.

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22 opiniões de pacientes

Classificação geral

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P
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva Avaliação Psicopedagógica

Excelente profissional, atenciosa, acolhedora, relatório bem detalhado e explicações verbais claras. Disponível para esclarecer todas as dúvidas. Super simpática e educada.

T
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva Consulta Psicopedagogia

Excelente profissional, muito competente, atenciosa, eficaz no diagnóstico. Relatório muito bem detalhado e explicado. Muito disponível em esclarecer todas as dúvidas. Super simpática e educada. Soube cativar o paciente que é resistente a falar! Somente agradecer!

F
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva Avaliação neuropsicológica

Alessandra é uma profissional muito criteriosa, competente e atenciosa. Fez o psicodiagnóstico da minha filha. Nós gostamos muito do atendimento e só temos a agradecer o carinho,a disponibilidade, a empatia e o profissionalismo presentes desde o primeiro contato.

Alessandra Madeira de Andrade

Obrigada, Flávia! Agradeço a sua atenção!


R
Local: Ama Terapia Cognitiva Outro

Super indico!!! Pontual..atenciosa..foi super carinhosa com meu filho!Deu diagnóstico preciso. Somente depois de ter conversado pessoalmente com a diretora da escola, e de ter entrado em contato com os demais profissionais que atendem meu filho, e depois de vários testes. Ficamos muito satisfeitos. Meu filho adorou! Enfim, profissional exemplar!! Nota 10!!! Um mimo de pessoa!!!✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

Alessandra Madeira de Andrade

Rosely, muito obrigada querida!
Que bom saber que pude contribuir! Bjs


L
Local: Ama Terapia Cognitiva Avaliação Psicopedagógica

Excelente profissional, atenciosa, comprometida com o paciente e sua família. Ela atendeu o meu sobrinho e ele adorava ir às consultas. Só tenho a agradecer.

Alessandra Madeira de Andrade

Liliana, muito obrigada, querida!
Estou sempre às ordens! Bjs


F
Local: Ama Terapia Cognitiva Anamnese Psicopedagógica

Alessandra é uma excelente Psicopedagoga. Trata o paciente como um todo, entrega um relatório completo do paciente com detalhamentos. Recomendo!!!

Alessandra Madeira de Andrade

Muito obrigada Fabíola! Fico feliz com o seu retorno! Abraços


9
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva

Profissional Excelente, muito capacitada , carinhosa , consegui esclarecer às duvidas com clareza, tem um respeito muito grande pelo assunto à ser abordado

Alessandra Madeira de Andrade

Muito obrigada Vânia! Estou sempre às ordens para o que precisar!
Abraços


P
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva Avaliação neuropsicopedagógica

Excelente profissional! Estou muito satisfeito com sua dedicação e cuidado na avaliação feita no meu filho. Super recomendo!

Alessandra Madeira de Andrade

Muito obrigada Paulo! Grata pela sua atenção e estou sempre à disposição!
Abraços


B
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva Avaliação Neuropsicológica

Excelente profissional. Muito pontual, dedicada aos pacientes. Relatório psicológico completo. Consultório muito bem equipado para análises.
Recomendo.

Alessandra Madeira de Andrade

Obrigada Andrea! Fiquei muito feliz em ver que você e seu esposo são pais presentes, que acompanham os filhos e fazem de tudo para o bem estar deles. Vocês estão de parabéns! E sua filha é muito esperta e simpática!


V
Perfil verificado
Local: Ama Terapia Cognitiva

Excelente profissional! Consegue associar competência, talento e carinho em todo o atendimento que faz! Uma verdadeira aliada na educação de nossos filhos!

Alessandra Madeira de Andrade

Obrigada Vanessa! Você é uma mãe muito empenhada no sucesso de seu filho! Ele vai loooonge...


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Dúvidas respondidas

72 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

O Psicopedagogo também faz avaliação neurocognitiva?

O psicopedagogo pode avaliar algumas funções cognitivas relacionadas a aprendizagem, porém, uma avaliação neuropsicológica aprofundada deve ser feita por um especialista em neuropsicologia.

 Alessandra Madeira de Andrade

Pergunta sobre Autismo

Olá tudo bem ? Minha bebe tem 1 ano e 4 meses anda de ponta de pé fica de ponta cabeça grita balanca as mãos só quer desenhos repetidos quando coloco outro ela n da atenção chamo o nome dela é ela n olha pode ser sinais de autismo ? N conheço muito sobre esse assunto...obg

Olá! Sugiro fazer uma avaliação com uma neuropsicóloga especialista em transtornos do neurodesenvolvimento para avaliar com mais profundidade se esses comportamentos estão mais associados ao TEA ou outras questões ambientais.

 Alessandra Madeira de Andrade

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Perguntas frequentes