Olá bom dia , tenho uma filha de 10 anos , e dois professores já me pediu para fazer o teste de QI n

18 respostas
Olá bom dia , tenho uma filha de 10 anos , e dois professores já me pediu para fazer o teste de QI nela , pois eles acham ela inteligente, como fazer esse teste ? Qual profissional procurar ?
Bom dia,

o uso de testes psicológicos é restrito ao profissional da psicologia. Assim, todo psicólogo é apto para fazer essa avaliação, mas nem todos temos os testes necessários para isso, já que nem todos trabalhamos com avaliação psicológica.

Procurar um profissional que trabalhe com avaliação psicológica de crianças é o que você pode fazer. Use filtros de busca aqui no doctoralia e encontrará alguém.

Espero ter ajudado.

Olá, boa tarde!!
Busque um psicólogo que trabalhe com avaliação psicológica e/ou neuropsicológica.
O psicólogo é o único profissional habilitado para este tipo de avaliação.

Abraços!
Silvana Thomas
A avaliação psicológica de Quoeficiente de Inteligência só pode ser feito por psicólogos (credenciado no conselho reginonal de classe,CRP).Os testes psicológicos acompanham também a avaliação clínica para completar o diagnóstico.
Como os colegas já explanaram, somente um psicólogo poderá realizar esta avaliação. O profissional escolhido será capaz de recomendar um teste mais simples de aplicar, como o TIG NV (Teste de Inteligência Geral não verbal), ou um teste mais complexo como o WISC 4 (escala Wechsler de inteligência).
A utilização de testes é exclusivamente restrita para uso de psicólogos. É necessário que você procure um psicólogo que trabalhe com avaliação psicológica infantil para aplicação do teste de inteligência.
Olá, tudo bem? Se dois professores da sua filha consideram importante a realização de um testes de QI da sua filha, é aconselhável que uma solicitação escolar seja redigida e encaminhada para um profissional psicólogo/neuropsicólogo, para a realização dos testes. Esse profissional, ao final da testagem, irá entregar um laudo, onde estarão contidos os resultados e interpretação dos testes.
Apenas profissionais que possuem o registro no Conselho Regional de Psicologia estão habilitados a realizar essa avaliação.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição!

Abraço!
Olá! Neste caso, é indicada a avaliação neuropsicológica, que deve ser feita, necessariamente, por um(a) psicólogo(a) e que, de preferência, especialize-se em neuropsicologia ou neurociência. Casos de inteligência acima da média podem configurar o que chamamos de Superdotação/ Altas Habilidades (AH/SD). É comum que crianças neste quadro tenham um sofrimento inerente à escola, por sentirem-se deslocadas e desmotivadas, principalmente devido à baixa estimulação que os currículos padrão de ensino lhe proporcionam e, muitas vezes, em dificuldades para se encaixar em grupos sociais com colegas.
Independentemente do resultado da avaliação, o acompanhamento psicológico e estratégias psicossociais, como a adaptação curricular orientada por um profissional da psicologia, poderão ser benéficas nestes casos.
Olá! Boa tarde. Se você está considerando fazer um teste de QI (Quociente de Inteligência) para sua filha de 10 anos, é uma boa ideia buscar a ajuda de um psicólogo ou psicólogo infantil qualificado. Esses profissionais são treinados para administrar e interpretar testes de QI de maneira adequada e ética.
Lembre-se de que o teste de QI é apenas uma ferramenta para avaliar certos aspectos das habilidades cognitivas da criança. Ele não reflete a totalidade da inteligência ou do potencial de uma pessoa. Além disso, a inteligência é multifacetada e inclui habilidades sociais, emocionais e práticas, além de habilidades acadêmicas. A decisão de fazer o teste de QI deve ser tomada com cuidado e com um objetivo específico em mente, como entender melhor as necessidades educacionais de sua filha. O psicólogo poderá ajudá-lo a determinar se o teste é apropriado e a interpretar os resultados de maneira significativa.
Qualquer dúvida pode entrar em contato direto com meu número. Obrigada
Olá! Que máximo que os professores estão achando ela inteligente, isso é ótimo. Você deve procurar um profissional qualificado, como um psicólogo, neuropsicólogo ou psicopedagogo, que seja especializado em avaliação psicológica. Eles podem administrar testes de QI padronizados e interpretar os resultados de forma precisa. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, o ideal seria realizar uma avaliação psicológica para investigar aspectos de inteligência e também altas habilidades, já que os professores perceberam que ela possivelmente se destaca em alguns aspectos. Para avaliação de altas habilidades e/ou superdotação alguns instrumentos são utilizados, desde os subtestes da bateria WISC-IV que avalia pessoas entre 6 e 16 anos, além de outros instrumentos de rastreio como o TIAH/S - Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. Esses e outros podem ser aplicados por psicólogos com conhecimento em avaliação psicológica. Pessoas com altas habilidade e/ou superdotação podem ter dificuldades em relação à outros aspectos, como desinteresse em relação à escola e aos conteúdos por serem desistimulantes, dificuldades de regulação emocional e socialização, entre outras questões. Portanto é importante buscar também observar aspectos cognitivos e socioemocionais, e realizar intervenções com profissionais adequados como psicólogos, dentre outros, quando for necessário. Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá, busque por um Neuropsicólogo que ele poderá aplicar uma bateria de testes de inteligência, há instrumentos que são exclusivos da Psicologia e por isso somente um neuropsicólogo pode aplicar, como o WISC, por exemplo. Você pode procurar também por um psicopedagogo e psicólogos infantis que poderão te dar um suporte maior, mas para medir a inteligência e também te ajudar com encaminhamentos individualizados a partir dos resultados um Neuropsicólogo é essencial.
Abraço!
Olá; muito provavelmente estejam suspeitando que sua filha tenha altas habilidades ou superdotação; essa avaliação vai além do teste de QI; seria importante realizar uma bateria completa que abrangesse memória; personalidade; humor; funções executivas; etc; para que se possa entender melhor o funcionamento da sua filha. O psicólogo mais capacitado para esse tipo de avaliação é o neuropsicólogo que fará uma bateria completa de testes; além de entrevistas com os pais e com a escola e ao final emitirá um laudo e encaminhará sua filha caso necessário. Espero ter ajudado.Boa sorte
Olá, boa tarde. Você deve procurar uma psicóloga ou neuropsicóloga capacitado. Espero ter ajudado.
Boa noite. Tudo bem?
O psicólogo é o profissional habilitado para a avaliação de inteligência. Alguns testes são de uso restrito. Procure um profissional especializado em neuropsicologia, a testagem é apenas uma parte do processo que deve ser bem minuncioso.
Olá! Procure um profissional especializado (psicólogo, neuropsicólogo ou psicopedagogo) com a demanda para fazer uma investigação específica. Evite diagnósticos isolados e rápidos. Análises amplas e multifuncional são importantes para não estereotipar a sua filha.
Olá! Procure por uma neuropsicóloga, ela poderá te ajudar.
Ola! Para fazer essa avaliação você deve procurar um neuropsicólogo infantil. Esse profissional vai avaliar o QI e outras funções que possam estar comprometidas.

Um abraço!
O teste de QI (Quociente de Inteligência) é geralmente administrado por psicólogos ou profissionais treinados em psicometria. Esses profissionais têm formação e experiência específicas em avaliar habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, capacidade de solução de problemas, compreensão verbal, habilidades matemáticas, entre outros aspectos que são avaliados em um teste de QI.

Normalmente, os psicólogos realizam uma avaliação completa, que pode incluir não apenas o teste de QI, mas também outras medidas e avaliações psicológicas para obter uma compreensão abrangente das habilidades e necessidades do indivíduo.