Olá! Coloquei o diu mirena a um mês, está posicionado corretamente, mas estou tendo spotting faz uma

2 respostas
Olá! Coloquei o diu mirena a um mês, está posicionado corretamente, mas estou tendo spotting faz umas 2/3 semanas, gostaria de saber é normal?
Pode ser normal sim!
Pode haver spotting até o primeiro ano do morena, porém antes disso normalmente já melhora esse sintoma.
Lembrando que nem toda mulher para de menstruar (amenorréia) com o uso do mirena.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Após este primeiro exame, novas ultrassonografias não serão necessárias. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU.
O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
Você tem 90% de chance de ter uma boa adaptação ao DIU e de apresentar um padrão menstrual favorável. O padrão menstrual é considerado satisfatório quando a mulher fica 100% do tempo sem menstruar (raro); fica a maior parte do tempo sem menstruar; ou menstrua todos os meses mas em volume pequeno e sem cólicas. O seu médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais podem acontecer. O sangramento poderá ser mais frequente nos primeiros 3 meses após a inserção.
Você não irá conseguir ficar 100% do tempo sem menstruar com nenhum método contraceptivo, mesmo que seja pilula, injeção ou o DIU hormonal.
Existe medicações que podem reduzir ou cessar o sangramento como anti-inflamatórios, anti-fibrinolíticos, anticoncepcionais e doxiciclina.
Não atrapalha a relação sexual, não gera corrimentos, não provoca infecção, não provoca câncer, não provoca danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não é abortivo, não aumento o peso. O DIU hormonal não aumenta o risco de trombose e não altera a libido. Mas pode piorar a pele, com aumento de espinhas e oleosidade da pele.
O DIU hormonal tem duração de 5 anos. Apesar de existirem trabalhos mostrando que o DIU tem duração de 7 anos, temos que seguir a bula e trocá-lo com 5 anos. A troca pode ser realizada em consultório médico, sob anestesia local e com mínimo desconforto para a paciente. Você não precisa estar menstruada para colocar o DIU.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.