Olá, Desde o primeiro diagnóstico de epididimite, tenho epididimite constantemente. Vou ao médico,

2 respostas
Olá,
Desde o primeiro diagnóstico de epididimite, tenho epididimite constantemente. Vou ao médico, faço os exames, sou diagnosticado com epididimite, faço o tratamento e se "resolve", porém sempre volta alguns meses depois, mesmo em períodos livres e relações sexuais e sem outros sintomas além de dor e inchaço. Isso se caracterizaria como epididimite crônica e estou fadado a conviver com isso? Ou isso não é normal?
O Escroto Doloroso é uma condição clínica relativamente comum em epididimites crônicas re agudizáveis, sejam elas traumáticas, cirúrgicas, infecciosas ou mesmo idiopáticas.
Em que pese não ser um quadro clínico grave é com frequência um grande desafio terapêutico. Dores crônicas incapacitantes ou re agudizações frequentes (que falham na terapêutica poli medicamentosa) por vezes culminam em cirurgias como a hemi-epididimectomia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A epididimite crônica é uma condição na qual ocorrem episódios recorrentes de inflamação do epidídimo, geralmente associada a dor e inchaço persistentes na região escrotal. É importante consultar um médico especialista, como um urologista, para avaliar adequadamente o seu caso e determinar o tratamento mais adequado.

Se você está experimentando episódios recorrentes de epididimite, mesmo após o tratamento adequado, isso pode ser considerado epididimite crônica. Nesse caso, o médico pode recomendar uma série de abordagens de tratamento, que podem incluir:

Antibióticos: Dependendo da causa subjacente da epididimite, o médico pode prescrever antibióticos para tratar a infecção bacteriana.

Medidas de suporte: Isso pode incluir repouso, aplicação de compressas frias na área afetada, uso de suporte escrotal para ajudar a aliviar a dor e o inchaço, além de evitar atividades que possam agravar os sintomas.

Tratamento da causa subjacente: Se houver uma causa subjacente específica para a epididimite crônica, como problemas estruturais ou condições médicas subjacentes, o médico pode recomendar tratamento direcionado para essa condição.

Gerenciamento da dor: Em alguns casos, analgésicos ou anti-inflamatórios podem ser prescritos para ajudar a aliviar a dor associada à epididimite crônica.

Além disso, é importante seguir as recomendações do seu médico, comparecer às consultas de acompanhamento e relatar quaisquer novos sintomas ou mudanças na condição para que o tratamento possa ser ajustado conforme necessário. Embora a epididimite crônica possa ser uma condição desafiadora de gerenciar, muitas vezes é possível encontrar maneiras de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Especialistas

Leonardo Aragão

Leonardo Aragão

Urologista

Sobral

Heverton Ramos Dos Santos

Heverton Ramos Dos Santos

Urologista, Cirurgião geral

Brasília

Fabricio Ramos

Fabricio Ramos

Urologista, Cirurgião geral

Maceió

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Antonio Otero Gil

Antonio Otero Gil

Urologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 348 perguntas sobre Orquite e epididimite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.