Olá doutores, tenho TDAH e faço uso de ritalina 10 de curta duração. Pretendo prestar o concurso da

3 respostas
Olá doutores, tenho TDAH e faço uso de ritalina 10 de curta duração. Pretendo prestar o concurso da polícia, a algum risco de detecção ou confusão com anfetamina no exame toxicológico de larga detecção de 90 dias?????( Ps:Passei por todos os exames neurológicos e avaliações para chegar no resultado e receituário do medicamento, infelizmente sem ele, sinto dificuldade para compreensão)
*anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados)* no edital, sobre toxicológico.
Obrigada, desde já!
O TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno psiquiátrico passível de tratamento medicamentoso, com o uso de metilfenidato, outros estimulantes e outras classes farmacológicas. Por ser um medicamento de prescrição médica, não constitui "doping"; portanto, a sua detecção num exame não caracteriza uso ou abuso de substância. Por outro lado, se o candidato à vaga usa o medicamento sem acompanhamento médico, constitui automedicação, o que é diferente. Não há restrição ao uso de medicamento para corrigir TDAH na realização de provas para concursos. Inclusive pela legislação o portador tem direito a 1 hora adicional de prova para compensar os prejuízos do déficit, caracterizado como uma necessidade especial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Ritalina (metilfenidato) geralmente não aparece como positivo em exames toxicológicos de larga janela, como o de 90 dias usados em concursos.
É importante apresentar laudo e receita médica atualizados para comprovar o uso prescrito.
Vale lembrar que, não é o seu caso, mas muitos concurseiros fazem o uso sem diagnóstico pensando em estudar, e o uso sem acompanhamento médico é arriscado — pode causar ansiedade, insônia e taquicardia — e não melhora a atenção em quem não tem TDAH, podendo até prejudicar o desempenho cognitivo.
A despeito de ter efeitos semelhantes aos dos estimulantes anfetamínicos sobre o sistema nervoso central, a ritalina não é uma anfetamina, logo não costuma reagir positivamente nesses testes (ou seja, não aparece como anfetamina).

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.