Olá é possível tomar subitramina com Effexor? O Effexor tira o efeito da subitramina? Obrigada

5 respostas
Olá é possível tomar subitramina com Effexor? O Effexor tira o efeito da subitramina? Obrigada
Dr. Luis Fernando M. Reis
Psiquiatra, Generalista
Goiânia
Na verdade não é indicado essa mistura pois sibutramina eh anorexígeno e effexort antidepressivo. Podem ser efeito somatório ou confusão entre os efeitos deles, mascarar por exemplo ou mimetizarem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sibutramina é um medicamento utilizado no tratamento da obesidade, enquanto o Effexor é um antidepressivo que pertence à classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN). Ambos os medicamentos podem afetar o sistema nervoso central e, portanto, podem ter interações e efeitos combinados.

A combinação desses dois medicamentos pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, ansiedade, agitação, nervosismo e insônia. Além disso, o uso simultâneo de sibutramina e venlafaxina pode aumentar o risco de desenvolver a síndrome da serotonina, uma condição potencialmente grave caracterizada por sintomas como confusão, agitação, alucinações, aumento da frequência cardíaca, tremores e sudorese.

Portanto, é fundamental discutir essa combinação com seu médico antes de tomar ambos os medicamentos simultaneamente. Seu médico poderá avaliar sua situação específica, considerando sua saúde geral, histórico médico e outros medicamentos que você possa estar tomando, e decidir qual é a melhor abordagem para o seu caso.

Lembre-se de que apenas um profissional de saúde pode fornecer orientações adequadas e seguras com base em informações detalhadas sobre sua condição de saúde. É importante seguir as recomendações e instruções do seu médico.
Dra. Aline   Reis Tavares
Generalista
Belo Horizonte
Não é recomendado tomar Effexor (venlafaxina) e sibutramina juntos sem a orientação médica, pois ambos afetam o sistema nervoso e podem aumentar o risco de efeitos colaterais, como problemas cardíacos. O Effexor não tira o efeito da sibutramina, mas a combinação pode ser perigosa. É importante consultar seu médico antes de usar esses medicamentos juntos.
Olá. O uso concomitante da Sibutramina e Venlafaxina pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves. É importante avaliar cada caso para indicar um antidepressivo com mais segurança.
Boa tarde!
A associação de sibutramina com Effexor® (venlafaxina) não é considerada segura e, em geral, não é recomendada.

Isso porque:
- Ambos atuam sobre neurotransmissores como serotonina e noradrenalina, o que aumenta o risco de efeitos adversos.
- A combinação pode elevar o risco de síndrome serotoninérgica (agitação, tremores, sudorese, taquicardia, aumento da pressão, febre).
- Há também maior chance de elevação da pressão arterial, palpitações e arritmias.

O Effexor não “tira” o efeito da sibutramina, mas aumenta os riscos da associação, especialmente cardiovasculares e neurológicos.

Por isso, se a paciente faz uso de venlafaxina, o ideal é avaliar outras estratégias para perda de peso, mais seguras, com o médico assistente (clínico, endocrinologista ou psiquiatra).

Nunca associe esses medicamentos sem orientação médica próxima.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1264 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.