Olá estava tomando 40 MG de fluoxetina 20 MG pela manhã e 20 MG à noite passei a tomar os dois pela

3 respostas
Olá estava tomando 40 MG de fluoxetina 20 MG pela manhã e 20 MG à noite passei a tomar os dois pela manhã porque a noite estava me dando muito insônia e agora estou tomando os dois pela manhã é 40 MG mas estou tendo crise de ansiedade isso passa é só um efeito colateral?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Olá! Entendo sua preocupação, e é muito válido observar como seu corpo reage às mudanças. A fluoxetina é um antidepressivo com ação estimulante em algumas pessoas, o que pode realmente causar ou aumentar sintomas de ansiedade, especialmente quando a dose é tomada toda de uma vez. Ao mudar de 20 mg duas vezes ao dia para 40 mg pela manhã, seu organismo pode estar sentindo esse pico de ativação logo cedo, o que pode explicar as crises de ansiedade. Em muitos casos, esses efeitos tendem a diminuir com o tempo, à medida que o corpo se ajusta. Mas como cada pessoa reage de forma diferente, é muito importante que isso seja avaliado com cuidado. Sugiro que você entre em contato com seu psiquiatra para ajustar a dose ou o horário, se necessário, e garantir que o tratamento siga de forma segura e eficaz. Você não está sozinho(a), e buscar ajuda já mostra o quanto está se cuidando. Vamos juntos nessa caminhada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Entendo a sua preocupação. A fluoxetina pode, às vezes, causar aumento da ansiedade nos primeiros dias ou semanas após o ajuste da dosagem ou mudança no horário de administração. Isso pode ser um efeito colateral temporário, pois o corpo precisa se adaptar.

No entanto, se as crises de ansiedade persistirem ou piorarem, é importante reavaliar o tratamento. A ansiedade pode ser um efeito colateral, mas também pode indicar que o ajuste na medicação não está sendo o ideal para o seu caso. Se achar interessante, posso estar disponível para uma consulta e revisarmos juntos o melhor tratamento para você.

Tudo bom e tenha uma ótima semana!
Sim, isso pode acontecer, e na maioria das vezes é transitório. Ao passar a tomar os 40 mg de fluoxetina todos de uma vez pela manhã, ocorre um pico maior da medicação no organismo, e a fluoxetina tem um perfil mais ativador. Esse aumento mais concentrado pode provocar, especialmente nas primeiras semanas após a mudança de horário, aumento da ansiedade, sensação de agitação, inquietação, taquicardia ou piora temporária das crises, mesmo a dose total sendo a mesma. Isso é considerado um efeito colateral comum de adaptação, e tende a melhorar conforme o corpo se ajusta ao novo esquema, geralmente ao longo de alguns dias a poucas semanas. O fato de você ter suspendido a dose noturna foi correto para a insônia, mas o ajuste do horário pode gerar esse desconforto inicial. Se as crises estiverem muito intensas, persistirem por mais de 2 a 3 semanas ou ficarem difíceis de tolerar, é importante avisar o médico, pois pode ser necessário ajustar a dose, fracionar novamente ou associar uma medicação de apoio temporária.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1339 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.