Olá ! Estou me sentindo muito incomodada com a dificuldade que estou tendo de um tempo pra cá par

24 respostas
Olá !

Estou me sentindo muito incomodada com a dificuldade que estou tendo de um tempo pra cá para aprender e memorar sobre as coisas, e isso está atrapalhando muito no meu desempenho profissional e pessoal, não consigo ter animo mais pra nada.
cheguei a ir em uma neurologista e ela simplesmente falou com todas as palavras que o meu caso é "preguiça", não pediu exame e nem nada, isso também me fez recuar na busca de ajuda.

Outra coisa tambem que eu queria compartilhar com vocês e sobre a minha parte emocional.
tenho dificuldade de demostrar meus sentimentos pelas pessoas, carrego isso comigo desde nova e nunca tinha percebido até o momento da pessoa que eu tenho relacionamento entrar nessa questão e eu realmente ver que eu tenho essa dificuldade.
A minha dificuldade de aprendizado e memorização também tem algum coisa a ver com isso ?
Boa noite. Como você está? Primeiro, pelo o seu relato, não me parece ser caso de preguiça, como afirmou erroneamente a neurologista que você consultou. Esse déficit no seu desempenho profissional e de memória, pode estar sim relacionado a questão emocional. Penso que seria muito interessante você iniciar uma psicoterapia. Na psicoterapia, você poderá lidar com a causa dos problemas que está enfrentando hoje.

Bom dia. O desempenho cognitivo pode ser influenciado por questões emocionais sim. Se tu está percebendo esses prejuízos e isso está te trazendo sofrimento, te aconselho a buscar psicoterapia. Se tiver dúvidas, me coloco a disposição.
Em relação a memória seria interessante um exame mais detalhado. Uma função cognitiva não trabalha sozinha. A atenção é muito importante para selecionar informações, foco, então utilizamos uma memória de curto prazo que depois irá transportar essa nova informação para uma memória de longo prazo. Mas não é só isso. Através de uma avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico você poderá avaliar todas as funções cognitivas que utilizamos: Memória, Atenção, Linguagem, Inteligência , Funções executivas ( abrange atenção também, flexibilidade, tomada de decisão, memória de curto prazo), habilidades sociais, comportamento, personalidade...com isso poderemos ver se o seu emocional está interferindo na retenção de memória e no seu desempenho de vida diária. Sugiro buscar uma segunda opinião de neurologista. Outra coisa é a questão sobre seus sentimentos...se surgiu para você o que diz, procure uma terapia. Uma escuta profissional com ética, sigilo e acolhimento pode dar suporte emocional para essa e outras questões que surgirem, um abraço!
Boa tarde! Nossa memória pode sofrer deficts devido a questões hormonais,por uso de alguns medicamentos,estresse e idade.Então,seria interessante fazer avaliações médicas para descartar algo fisiológico e também averiguar a influência de fatores emocionais.Você também referiu que tem dificuldades em expressar sentimentos nos relacionamentos afetivos e seria bom trabalhar essas questões em psicoterapia.
Ola! Antes de tudo sinto muito por ter que ouvir algo assim, de uma profissional da saúde ... Recomendo que busque a psicoterapia pra te ajudar a entender sobre as questões de sua memória e se for o caso, cogitar um neuropsicólogo para propor exercícios e traçar estratégias para o seu caso.

Na parte emocional o psicólogo pode te auxiliar na descoberta de questões mais profundas quanto à demostração de sentimentos e entender contigo possíveis bloqueios que você tenha, com relação a isso.
Olá, as questões emocionais podem influenciar nas questões cognitivas como memória e atenção. Para saber exatamente qual o seu diagnóstico é importante avaliar com equipe multidisciplinar com médico e psicólogo que acolham as suas queixas de forma adequada para os devidos encaminhamentos. Procure alguém que confie e que tenha indicações que atendam a demanda.
Olá! Sinto muito por ter este retorno da profissional de saúde em um momento tão delicado para você. Neste caso, seria bom se consultar com outra (o) profissional para ter uma segunda opinião. Pelo o que você diz, por não conseguir se expressar em seus relacionamentos, pode ser que você esteja com muitas emoções e sentimentos guardados e não elaborados, o que lhe toma muita energia internamente prejudicando o foco e a atenção para outras áreas de sua vida. A psicoterapia, de toda forma, torna-se necessária para uma melhor qualidade de vida e nas relações. Caso sinta que posso contribuir em algo, estou à disposição. Abraços!
Olá !
Os sintomas que você descreve podem sim ser causadas por questões emocionais.
A psicoterapia pode te ajudar nesse processo, e caso for necessário o tratamento pode ser ampliado com outros profissionais como o psiquiatra.
A primeira providência é você procurar outro médico, neurologista ou psiquiatra, relatar os seus sintomas, para que eles descartem qualquer causa física para a sua dificuldade de memória e aprendizagem. Quando a pessoa era ^normal^ e, de uma hora para outra, percebe uma queda no desempenho cognitivo, temos que buscar primeiro causas físicas, como disfunções hormonais, tumores, depressão etc. Nunca que um neurologista poderia ter te dispensado sem qualquer exame para afastar essas causas. Procure outro médico até achar um que investigue as causas direitinho. Se, de tudo, não forem encontradas causas físicas, o melhor é você procurar psicoterapia para trabalhar essas questões emocionais também. Aliás, a psicoterapia, no seu caso, já poderia ser começada mesmo antes de procurar o neurologista.
O trabalho com traumas pode te ajudar nestes problemas, procure uma psicóloga especialista. Boa sorte
Olá, primeiramente entendo que alguém que procure ajuda por determinada causa não esteja simplesmente de preguiça. Que bom que você observou que algo não está indo bem e procurou ajuda. Indico que se puder procure outra opinião e também consulte um psicólogo já que você trouxe além da questão de memória, uma queixa relacional. O Psicólogo e o profissional habilitado e capacitado para entender essas questões. Forte abraço.
A terapia vai te ajudar muito , pois pode ser várias coisas que te deixam assim. Comece com a terapia procurando um psicologo.
Olá. O exercício mental auxilia muito no aprendizado e ele dá melhores resultados quando você faz coisas agradáveis, que instigam a sua curiosidade e desejo de aprender. Quando isso não acontece, o desânimo acaba sendo o sintoma predominante. O afeto está relacionado ao aprendizado, sim, porque assimilamos melhor informações (e pessoas) que nos atraem. Aprender a demonstrar seus sentimentos exige terapia. Busque um psicólogo. Abraço. Boa sorte!
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Minha orientação inicial é que você procure por psicoterapia. Pelo seu relato me veio a impressão de que tem algumas questões existenciais e relacionais que precisam ser melhor exploradas. Penso que a psicoterapia pode te oferecer muitos recursos de auto compreensão e cuidado nesse sentido. É possível inclusive que as suas queixas em relação à memória e aprendizagem tenham vinculação com causas afetivas e emocionais. Sugiro que você busque por um profissional de psicologia que possa ouvir com mais detalhes a sua questão e colher o seu histórico de vida. Caso ele avalie que a sua demanda por cuidado excede o limite de sua atuação ou poderia ser melhor trabalhada no caso de uma intervenção multidisciplinar, você será encaminhada a outros profissionais. Um abraço!
Olá! Pelo que li do seu relato, você está precisando de um profissional que acolha seu sofrimento, um profissional de psicologia seria o ideal. Não desanime com o que ouviu de uma médica, continue buscando ajuda.
A questões cognitivas, podem sim influenciar no comportamento, memória e muitas outras coisas. Não se trata de "preguiça".
Lamento por você ter sido tratada assim, foi desrespeitoso e antiético. Certamente o lado emocional está afetando seu desempenho. Procure ajuda de um psicólogo. Vai te ajudar a entender sua emoções e sentimentos e a conhecer melhor seus potenciais. Juntos vocês poderão construir uma estratégia de resgate de sua autoestima que com tudo isso fica prejudicada. Vai te trazer uma significativa melhora de qualidade de vida. Abs
Procure um Psicanalista que coloque em perspectiva mais ampla a questão afetiva que subjaz processos dessa natureza. Boa sorte!
Procure um psicólogo de sua confiança para lhe ajudar na regulação emocional. Especialista em terapia cognitivo comportamental. Isso não é preguiça e tem nome. Uma boa avaliação psicológica vai te ajudar
Olá! Sugiro que procure por ajuda psicológica, pois uma coisa deve estar diretamente ligada a outra. A capacidade de memorização tem a ver com suas emoções, assim como, a dificuldade de demonstrar sentimentos. Você mesma relata que a dificuldade é de "uns tempos para cá", e isso já diz alguma coisa. Sobre a parte física, você poderia procurar por outro neurologista, para descartar qualquer possibilidade. Não desanime, procure por ajuda!
Olá
Pelo que descreveu está apresentando dificuldades na área emocional e de aprendizagem. Seria interessante passar por uma Testagem Neuropsicológica, avaliando sua memória, atenção, funções executivas, cognição social, habilidades acadêmicas, personalidade, comportamento e humor. Desta forma, você conseguiria identificar se existem déficits cognitivos que estão comprometendo a aprendizagem ou apenas aspectos comportamentais e emocionais. Identificando o problema voce poderia iniciar a psicoterapia e se necessário reabilitação cognitiva.
Me coloco a disposição!
Questões emocionais podem sim afetar a atenção e memória. De uma maneira geral em qual assunto sua mente foca ao longo do dia? Estão em lembranças traumáticas ou num futuro incerto?
Se isso tem a ver com não conseguir demonstrar sentimentos é algo que precisa ser visto em terapia.
Olá!
Acho importante você não desistir de encaminhar as situações que está passando por um profissional ter sido pouco atento. As questões cognitivas estão atreladas aos estados emocionais e vice-versa!
Importante ir a um profissional de psicologia que possa te apoiar neste momento.
É muito possível que uma coisa (a afetiva) envolve a outra (a falta de aprendizado e memória). O problema é generalizado em outros aspectos da sua vida? Desde quando? Passou por um checkup médico para excluir problemas de saúde? Por exemplo se você não está feliz no trabalho ou passa por muito stress nele é muito possível que esse mecanismo de defesa de uma atenção desfocada seja deflagrado. Passe por uma avaliação psicológica para que o profissional entenda melhor sua questão. Não evite a terapia buscando somente um diagnóstico.
As questões emocionais com certeza afetam nossa capacidade cognitiva. Penso que você está passando por um momento emocionalmente intenso e muitas vezes é difícil saber lidar com tudo ao mesmo tempo. Minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço.