Olá! Estou na dúvida de como lidar com alguém que apresenta dificuldades de se comunicar no relaci

17 respostas
Olá!
Estou na dúvida de como lidar com alguém que apresenta dificuldades de se comunicar no relacionamento, e que aparentemente prefere ignorar ou acreditar que não tem o que dizer, acredito que exista preocupação da parte dele em resolver, mas tem dificuldade em querer conversar, prefere fugir, ignorar a situação e ficar na defensiva, mesmo sendo algo que julgo ser tranquilo de resolver, como posso lidar com esse comportamento e incentivar mais a conversa sem o risco de pressionar e causar apenas desconforto, e de onde vem essas reações?
Há inúmeras razoes para alguém evitar a palavra, mas levando em consideração o que disse, poderia perguntar algo sobre a sua posição dentro da relação, e como vem se sentindo com tudo isso, o que pensa e sente. Isso me parece, importante de ser dito também. Em sessão, claro.

Parece que a pessoa está enfrentando desafios na comunicação e talvez se sinta desconfortável ao lidar com conflitos. Uma abordagem pode ser criar um ambiente seguro e receptivo para conversar, expressando compreensão e empatia em relação às dificuldades dele. Tente iniciar conversas de forma suave e não confrontadora, mostrando interesse genuíno em entender seus sentimentos e perspectivas. Às vezes, essas reações podem surgir de experiências passadas, medo de conflito ou insegurança emocional. Encorajar a comunicação aberta e honesta, e demonstrar paciência e apoio, pode ajudar a pessoa a se sentir mais confortável para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. A terapia pode ajudar em casos de dificuldade de expressar sentimentos e emoções, converse com ele sobre a possibilidade.

Olá. Talvez seja interessante você não se acostumar e se calar, só porque ele se cala. Diálogo é fundamental num relacionamento e sem ele, dificilmente as coisas dão certo. Procure fazer essa leitura entre o momento de calar e falar e, sem ser excessiva pontue a importância de vocês conversarem sobre as diferenças que forem surgindo na relação. Quanto aos motivos dele ser assim, bom, acredito que devam ser pela decorrência de diversos fatores que foram acontecendo ao longo da história dele. Não tem como dar um pitaco, sem conhece-lo. E vale dizer que a terapia pode ser de grande valia, tanto para você, como para ele. Abço.
Olá. O que parece ser fácil de resolver para você pode não ser para ele e vice-versa. Em relação ao que gera determinadas reações nele talvez nem ele consiga definir, você só saberá dialogando, o que não deve ser uma tarefa fácil. Acredito que nesse momento seja mais importante e alcançável que tente avaliar como você se sente dentro dessa relação, qual lugar se vê ocupando e o porquê de se colocar nessa função de decifrar as reações do outro. Para possibiiltar o entendimento dessas questões considero interessante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e elaboração para os pontos citados. Caso queira marcar uma entrevista estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá ,
Podem haver causas subjacentes no comportamento evasivo dessa pessoa. Isso pode envolver experiências passadas, padrões de relacionamento, medos ou inseguranças que podem estar contribuindo para sua dificuldade em se comunicar. Uma abordagem terapêutica poderia ajudar a pessoa a reconhecer e enfrentar essas questões, fornecendo um ambiente seguro e de apoio para explorar e expressar os sentimentos e preocupações.
Mas é importante observar que a queixa é sua e não do outro, portanto, acaba se tornando mais viável você procurar passar por um processo de análise para conseguir lidar com essa questão em seu relacionamento.

Espero ter ajudado e fico a disposição para mais informações.
Oi! Você relata aqui que esta com problemas de comunicação em seu relacionamento , certo? mas... não temos os detalhes do que pode estar atrapalhando o dialogo entre vocês, dialogo esse que é fundamental em um relacionamento. Vejo que está querendo melhorar essa conversa e convivência sugiro que busque apoio terapêutico para você compreender melhor as dificuldades enfrentadas e saber como conduzir essa situação, assim terá melhor entendimento e melhora no relacionamento.
Estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 70
Olá!
Parece que você está passando por um momento desafiador em seu relacionamento. É natural sentir-se frustrado quando a comunicação parece ser um obstáculo. É importante reconhecer que cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com situações difíceis, e isso pode incluir evitar confrontos diretos.

Primeiramente, é fundamental mostrar empatia e compreensão em relação às dificuldades do seu parceiro em se comunicar. Tente criar um ambiente seguro e acolhedor onde ele se sinta à vontade para expressar seus sentimentos e preocupações.

Uma abordagem gentil e não confrontadora pode ajudar a incentivar a comunicação. Em vez de pressionar por respostas imediatas, você pode propor momentos tranquilos para conversar, deixando claro que está aberto(a) para ouvir sem julgamentos. Transmita seu apoio e disposição para trabalharem juntos na resolução dos problemas.

É importante também investigar as possíveis razões por trás desse comportamento. Pode ser que seu parceiro tenha medo de conflitos, inseguranças sobre como expressar suas emoções, ou até mesmo experiências passadas que o levaram a desenvolver essa defensividade.

Abordar essas questões com sensibilidade e paciência pode ajudar a construir uma base sólida para uma comunicação mais aberta e sincera. Lembre-se de que o processo pode levar tempo e exigir esforço de ambas as partes, mas o importante é que vocês estejam comprometidos em encontrar soluções juntos.
Se precisar conversar mais a respeito, fico à disposição!

Olá! Essa dificuldade em expressar e enfrentar os próprios sentimentos pode vir de inseguranças que impedem a pessoa de se comunicar abertamente e se mostrar vulnerável ao outro. A abordagem sempre tem um peso muito grande nesses momentos, é preciso abordar a pessoa com paciência, compreensão e empatia, criando um ambiente seguro que faça com que ela se sinta mais a vontade, mas é sempre difícil sair da zona de conforto, por isso a paciência é tão essencial, pois a comunicação, para alguém que não está habituado com ela, demanda tempo. Inicialmente, se estiver sendo muito difícil, é possível também pensar em outras alternativas para aquela pessoa se comunicar, como por meio da escrita. A terapia é uma ferramenta muito importante para quem busca melhorar a comunicação, pois ajuda a entender os padrões de comunicação e de onde vêm a dificuldade em se expressar abertamente. Também é muito válida para quem busca lidar com a dificuldade do outro em se comunicar, pois ajuda encontrar pontes facilitadoras de comunicação.
Antes de buscar soluções mágicas para lidar com o outro, que tal investir em autoconhecimento?
Se estiverem casados, sugiro que busquem terapia de casal para que vocês possam discutir os problemas juntos. E, talvez em paralelo, sugiro a terapia individual. Se estiverem namorando, sugiro que você busque terapia individual para entender o quanto vale a pena o investimento nessa relação - casamento, filhos, etc. Os relacionamentos dependem de todos os envolvidos para funcionar e de uma autorreflexão sobre a nossa parte de responsabilidade nas relações - seja para dar certo, seja para mudar.
Olá,

Embora a sua questão esteja centrada bastante no outro, com quem você se relaciona, acredito que o mais importante nesta situação é pensar o quanto este vínculo está atendendo ao que você deseja ou sustenta em uma relação, isto é, se está sendo satisfatório para você ou está lhe despertando mais angústia. Não há como estabelecer comunicação com quem não deseja fazê-lo e qualquer união depende das duas pessoas envolvidas nela para funcionar de forma saudável. Sugiro que pense em você dentro deste relacionamento, em seus próprios limites, desejos e possibilidades e se consulte, veja o que é possível de ser feito a partir disto.
Olá! O diálogo requer no mínimo duas pessoas com abertura a falar e ouvir. Este é um exercício por vezes difícil pois entre o que falamos e o que o outro ouve existe um espaço à interpretação, que é sempre a partir das emoções, experiências e lugar que se ocupa. Importante cuidar das palavras por conta disto. Para conviver com alguém o diálogo traz a possibilidade de acertos, compreensões, soluções etc para que se viva bem com o outro. Sem isto, como partilhar? Tu toma cuidado com ele, querendo não trazer presão ou desconforto, e isto é bem importante. Mas quem fica desconfortável é tu. Importante se perguntar se este é um preço que tu estás disposta a pagar. Porque mudar o outro, mesmo que pareça benéfico, é algo que não está totalmente em tuas mãos. Mas pensar se consegues seguir dando energia à esta relação apesar dos limites do outro, isto me parece um bom lugar a despender tua energia.
Olá! Pode continuar buscando ampliar a comunicação entre vocês ou aceitar esse modo de reagir dele e se adaptar. Tudo dependerá do que deseja dessa relação e do seu desconforto. Busque falar sobre o que pensa e sente em terapia, a fim de decidir sobre como lidar com essa situação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Lidar com alguém que apresenta dificuldades de se comunicar no relacionamento pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que você pode tentar para incentivar uma comunicação mais aberta e eficaz:

Abordagem empática: Tente compreender as razões por trás da dificuldade dessa pessoa em se comunicar. Pode ser que ela tenha experiências passadas que a tornaram cautelosa em expressar seus sentimentos ou preocupações. Mostre empatia e demonstre que você está disposto(a) a ouvi-la sem julgamentos.

Escolha o momento certo: Encontre um momento adequado e tranquilo para iniciar uma conversa. Evite abordar assuntos sensíveis ou importantes quando ambos estiverem estressados ou irritados.

Use uma comunicação não defensiva: Ao conversar com essa pessoa, evite linguagem acusatória ou crítica. Em vez disso, use "eu" em vez de "você" para expressar seus sentimentos e preocupações. Por exemplo, em vez de dizer "Você nunca fala comigo", você pode dizer "Eu sinto falta de conversar mais com você".

Mostre interesse genuíno: Demonstre interesse pelo que essa pessoa tem a dizer e valide seus sentimentos. Isso pode encorajá-la a se abrir mais.

Seja paciente: Mudar padrões de comunicação pode levar tempo. Esteja preparado(a) para ser paciente e persistente, e não espere mudanças imediatas.

Quanto às possíveis razões por trás dessas reações, elas podem variar de pessoa para pessoa e podem ser influenciadas por uma série de fatores, como experiências passadas, medo de conflito, insegurança emocional, entre outros. Às vezes, as pessoas têm dificuldades em se comunicar devido a problemas de autoestima ou falta de habilidades de comunicação desenvolvidas.

Por mais que não haja intenção de sua parte, a outra pessoa envolvida pode se sentir pressionada. Não há um meio garantido de evitar completamente essa reação. Portanto, talvez o melhor caminho seja incluir essa possibilidade (se sentir pressionada) na conversa.
O dialogo é fundamental em qualquer relacionamento. Muitas vezes, o que parece simples para um, não é tão simples para o outro. É possível que essa dificuldade dele para expressar suas emoções tenha a ver com a autoestima, insegurança e medo. Também é importante entender que cada ser humano tem o seu jeito de encarar a vida e seus desafios. Cada um de nos somos um ser único. A terapia poderá ajudá-lo a se conhecer e entender o porque dessa dificuldade. Me coloco a disposição.
Boa tarde ! A primeira pergunta que me surge sobre esta dificuldade de comunicação é se ele quer melhorar este aspecto ou se para ele está bom assim como está. Você diz que ele "prefere ignorar ou acreditar que não tem o que dizer", o que dá sinais de que ele não está tão preocupado com isto quanto você. Para haver uma mudança, primeiramente a pessoa precisa querer. Se a gente querendo uma mudança, já é um processo longo de acontecer, imagine se a pessoa não quer ? Ela não vai se mobilizar para isto. Se ele prefere fugir ou ignorar a situação, o que lhe resta é inspirar uma mudança nele. Ninguém muda ninguém, mas se você agir com ele como gostaria que ele agisse com você, com atenção, respeito e interesse, já é um bom começo para que ele possa se inspirar em você, se ele achar que é mais agradável o convívio desta forma. Caso ele não aprecie interações, o contrário também pode acontecer, dele não achar que conversar e interagir seja importante e não se importar com os seus sentimentos. Se for este o caso e ele estiver aberto, uma terapia poderá ajudá-lo, para responder exatamente sua pergunta : de onde vêm estas reações ?
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 240

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!