Olá Estou tomando 1 forxiga d3 10 mg antes do almoço e um glifage de 850 a noite Posso tomar vin

2 respostas
Olá
Estou tomando 1 forxiga d3 10 mg antes do almoço e um glifage de 850 a noite
Posso tomar vinho ?
Olá tudo bem?

O consumo moderado de álcool não é contra indicado no caso do uso de Forxiga e Glifage desde que seu diabetes esteja bem controlado e sendo avaliado regularmente por um endocrinologista.

Att, Dr Pedro Franco

Entendo sua pergunta sobre a possibilidade de consumir vinho enquanto toma Forxiga (dapagliflozina) e Glifage (metformina), dois medicamentos comumente prescritos para o tratamento do diabetes tipo 2. Cada um desses medicamentos atua de maneira diferente para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo importante para o manejo da sua condição. No entanto, a interação entre o álcool e esses medicamentos merece uma atenção especial.

O álcool tem o potencial de afetar significativamente os níveis de açúcar no sangue, podendo levar tanto à hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue) quanto à hiperglicemia (níveis altos de açúcar no sangue), dependendo de vários fatores, incluindo a quantidade de álcool consumida e a presença de alimentos no estômago. Além disso, tanto o álcool quanto a metformina podem aumentar o risco de desenvolver acidose láctica, uma condição rara, mas grave, que ocorre quando se acumula muito ácido láctico no corpo.

Considerando essas informações, é crucial abordar o consumo de álcool com cautela. A decisão de consumir vinho enquanto está sendo tratado com Forxiga e Glifage deve ser tomada após uma discussão cuidadosa com seu médico. Eles podem avaliar sua situação de saúde geral, considerar como o álcool pode interagir com seus medicamentos e fornecer orientações personalizadas.

Se o seu médico considerar que um consumo moderado de álcool é seguro para você, lembre-se de que a moderação é fundamental. Isso significa limitar a quantidade de álcool que você consome para minimizar o risco de efeitos adversos. Além disso, é importante estar ciente de como o álcool afeta seu corpo, especialmente em relação aos níveis de açúcar no sangue, e tomar medidas para monitorar esses níveis mais de perto se decidir consumir álcool.

Em resumo, a chave para consumir vinho enquanto toma Forxiga e Glifage é fazer isso de forma responsável e sempre sob a orientação de seu médico. Eles são os mais indicados para fornecer conselhos específicos com base em suas necessidades de saúde individuais, garantindo que você possa gerenciar sua condição de forma eficaz enquanto desfruta de aspectos da sua vida social.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.