Olá. Estou tomando 9 remédios diferentes para depressão há alguns anos. Porém, ainda me é muito difí

39 respostas
Olá. Estou tomando 9 remédios diferentes para depressão há alguns anos. Porém, ainda me é muito difícil fazer a higiene corporal. Já fiz psicanálise por 7 anos e sou psicóloga e psicanalista. Existe alguma coisa que posso fazer?
Obrigada
Olá!
Nove medicações para tratar depressão é bastante coisa! Provavelmente não existe a necessidade de tantos remédios assim, porém, quem precisa definir isso é o especialista. Nesse assunto, recomento que você procure uma segunda opinião de outro médico para avaliar a possibilidade de "enxugar" esses remédios.
Outra coisa que precisa ser avaliado é se o seu problema é somente depressão ou se tem outras comorbidades associadas. Geralmente, quando uma quantidade maior de medicações está presente, existem outros conflitos associados.
Vi que você disse que é Psicóloga! Isso é muito bom! Mas você está fazendo terapia? Isso é muito importante! Caso já esteja, se pergunte se está te ajudando, como é seu vínculo com o terapeuta e se a linha que ele segue combina com você.
Espero ter ajudado!

Boa noite.
Quando a pessoa se sente sobrecarregada, com dificuldades de lidar adequadamente com as adversidades, sem apoio familiar ou da comunidade, sem perspectivas de futuro, o ideal é avaliar cada situação conflitante e tentar dar conta delas individualmente, testando soluções e vibrando com os acertos. Medicação ajuda até certo ponto, psicoterapia ajuda até certo ponto, desde que permitam que a pessoa compreenda todas as questões que a afligem e que a auxiliem a dar conta dessas dificuldades. Se a medicação não está funcionando e a pessoa realmente precisa dela, reavaliação; se o psicanalista / psicólogo não está ajudando, é importante avaliar o quanto se está investindo no processo psicoterápico e até mesmo a possibilidade de mudar de profissional. O mais importante é a pessoa ter a seu lado familiares, amigos e profissionais que compreendam e aceitem seu sofrimento, te apoiando em suas decisões. Boa sorte. Abraços
Olá! Sempre há o que se pode fazer, se você não está satisfeita com os seus resultados!
Que bom que é psicóloga!!!
Isso pode te ajudar muito, desde que você tenha consciência que se apoiar nisso não ajuda.
O seu esforço precisa ser enorme para encarar a situação e buscar forças internas para tratar a depressão.
Na depressão temos quedas nos nossos neurotransmissores e consequente queda da energia, da vontade, da libido, do interesse, entre outros sintomas… logo, você precisa ser “forte” e para além dos remédios, ( que no seu caso, talvez tenham que ser reavaliados, pois nada em exagero é saudável) e fazer diversas atividades multidisciplinares para acelerar o seu processo.
Cuidar da alimentação, do sono, fazer uma atividade física, fazer terapia, claro, você sabe a importância, e na terapia tratar os pontos que provavelmente deram origem a depressão, como situações mau resolvidas na infância, traumas, feridas emocionais, entre outros…
Sei que na depressão nao dá vontade de nada, mas é o esforço com a consciência que favorecerão o caminho da melhorara.
Meditar, fazer atividades lúdicas como pintar, dançar podem ajudar também, atividades que aumentam o prazer e a diversão.
Espero ter ajudado.
Prezada, já trabalhei com muitos casos como o seu. Permita-se passar por uma ou mais avaliações diagnósticas, existem muitos casos de diagnósticos imprecisos sem observância de diagnósticos diferenciais ou outras comorbidades que apresentam sintomas depressivos, isso pode gerar anos de tratamentos sem eficácia. Outros fatores também devem serem observados como a resistência medicamentosa, mas somente após a reavaliação do seu diagnóstico. Em último caso, existem outros tipos de tratamentos que podem oferecer boas respostas, ofertados em clínicas especializadas em pacientes resistentes. Uma alternativa muito boa tem sido o canabidiol, mas ratifico, procure outros profissionais para certificar se seu tratamento está adequado. Espero que logo possa estar se sentindo muito bem.
Como falaram os demais especialistas, é importante fazer um novo diagnóstico com um bom psiquiatra. Os sintomas da depressão podem ser coadjuvantes de outras doenças . Se a principal causa não for resolvida, a depressão pode se manter, e a medicação para ela não surtirá efeito, como você relatou. E fazer uma boa psicoterapia.
A sua exposição é incomum. Antidepressivos não se tomam vários ao mesmo tempo. A depressão é um estado de excitação: só assim ela faz sofrer. Os antidepressivos, geralmente falando, são calmantes. Não é estranho que eles lhe impedem nas atividades quando tomados nesta quantidade. A visão oposta, que a depressão seja um tipo de preguiça e os antidepressivos causadores de bom humor, está errada. Permita-me um segundo comentário: Tendo estudado psicologia e se formado em psicanálise, visto o fracasso no seu próprio caso, me parece ter sido uma manobra de resistência. É possível que você apreendeu mais como proteger o seu sintoma do que como trabalhá-lo. Além disso, você nos disse nada sobre a sua própria terapia ou psicanálise. Se você conscientemente quer mudar, vai ter que procurar psicanalista que mereça a sua confiança, e insistir até achar.
e realmente uma quantidade significativa de medicamentos eu creio melhor tratar com o medico ou médicos que o receitaram varias questões existem nesta dinâmica uma delas muito importante e no caso dos medicamentos são por via oral não sendo sublingual ou retal a de se observar os efeitos da primeira passagem
Olá!
Realmente, 9 medicamentos é muita coisa e talvez essa quantidade de medicamentos possa fazer você se sentir dessa forma (sem animo). Creio que seja importante rever essa conduta medicamentosa. A terapia sem dúvida poderá lhe ajudar, compreender seu momento atual e derepente o que do passado pode interferir na sua vida hoje. Ideal é que possa iniciar sua terapia e ter o acompanhamento psiquiatrico.
Um bom começo ou recomeço é se perceber, se ouvir de forma genuina.
Um abraço.
Olá. Concordo com os posicionamentos apresentados por meus colegas, e só gostaria de acrescentar a respeito de buscar uma nova abordagem. TAlém da psicanálise e PNL, também trabalho com a Hipnose Ericksoniana, meus pacientes tratados com essa abordagem tem apresentado melhoras significativas. Se acha que não tem tido resultados com o tratamento atual, experimente outras opções. Espero ter colaborado e estou a disposião para qualquer dúvida. Abçs
Olá! É possível que uma nova abordagem de psicoterapia possa te ajudar melhor neste momento. Um abraço.
Nove medicações para depressão é coisa demais. É preciso o acompanhamento de um bom psiquiatra para reavaliar essas medicações. E o tratamento precisa ser em conjunto com a psicoterapia para que seja eficaz. Desejo tudo de bom no seu processo de melhora.
Boa noite! Espero que esteja bem.
Sobre o uso da medicação - ainda que sejam, atualmente 7 medicamentos - oriento que busque os médicos especialistas de cada área dos tratamentos para rever, se necessário, o diagnóstico, o medicamento e a dosagem do mesmo. Busque o psiquiatra, no caso de medicamentos para saúde mental e, outros especialistas em caso de outros tratamentos.
Para a depressão e a dificuldade de higiene, acredito que um acompanhamento frequente com o psiquiatra e um psicólogo possa auxiliá-la.
Estou à disposição para ajudá-la! Entre em contato caso queira conversar mais.
Espero que fique bem logo!
Abraços,
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para depressão - R$ 130
Olá,
Esse é um dos comportamentos da depressão que não é muito comentado e afeta diretamente a vida pessoal do sujeito: conseguir realizar a própria higiene.
Existe sim tratamentos que te auxiliem para ter um resultado eficaz. Indico a psicoterapia e a revisão da medicação.
Você fez análise por 7 anos com a mesma analista? Se for, talvez seja o momento de tentar um profissional com um estilo diferente, mesmo que seja outro analista, por exemplo.
Quanto ao número de remédios, talvez tentar ir a outro psiquiatra para rever o uso desses medicamentos a partir de uma segunda opinião seja interessante.
Quem sabe assim não possa melhorar suas questões, ate mesmo as envolvidas aí com a higiene pessoal.
Abraço, qualquer coisa estou à disposição.
Cara colega, como profissional da área de saúde mental suponho que você tenha ciência da quantidade exorbitante de medicação que tem feito uso há alguns anos. Considerar buscar uma nova avaliação e orientação de outro Psiquiatra é imprescindível para o resgate da sua qualidade de vida como um todo. Além disso, vale salientar a possibilidade de buscar uma nova Psi. No mais, essas medidas podem ser eficientes desde que estejam alinhadas com o seu desejo, ou seja, além da importância da avaliação adequada, diagnóstico e medicamento certo, bem como o processo terapêutico em jogo, tem também a importância da sua responsabilidade nessa jornada, a sua implicação. Estimo dias melhores e coloco-me à disposição!
Olá, tudo bem?
Essa demasiada quantidade de medicação parece-me alta, além do fato de algum componente de determinadas medicações poderem influenciar em outras, sugiro que converse com seu Psiquiatra acerca dessa quantidade ou tome uma segunda opinião profissional;

Pelo fato de estar dentro das áreas de saúde mental, já possui um conhecimento acerca das estruturas psíquicas o que também pode criar um pouco de "resistência" acerca do seu processo.

Se estiver em terapia converse com o profissional que lhe atende, com relação à estas questões, veja se a abordagem do profissional está de acordo com tuas expectativas e se por ventura a sua relação transferencial com o (a) mesmo (a) está acontecendo de forma saudável, caso não, sugiro uma busca por outro profissional.

Espero ter ajudado!
Podemos iniciar um processo psicoterapeutico visando mudanças na perpeção sobre si e sobre o mundo, visando também ampliar o autoconhecimento, a capacidade de amor próprio e de empatia, possibilitando dessa forma a melhoria na qualidade de vida. Esse processo terapeutico logra êxito quando acompanho por tratamento psiquiátrico concomitantemente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Para Lacan, a depressão é o afeto triste. A tristeza amordaça sua alma a ideias inadequadas. Preso a elas, o sujeito não quer saber da verdade de seu desejo. O que está em jogo e a retração do desejo e o avanço do gozo da pulsão de morte. Para compreeender tal manifestação psíquica, precisa insistir na psicanálise. É apenas no um a um que se soluciona. Remédios são bem-vindos para uma estabilização artificial e imediata. Mas somente através de uma "escrita" feita no setting analítico que você compreenderá porque se tornou refém do afeto triste.
Olá! Esses 9 remédios são todos para depressão? De fato, são muitos mesmo, mas, talvez, haja suplementos entre eles e algum associado para auxiliar no sono ou outras comorbidades.
Se está preocupada e desconfortável com a quantidade e o tempo de uso, importante buscar novos atendimentos/opiniões de psiquiatra, tanto para avaliar como está hoje, como para rever seus medicamentos.
Jamais deixe de usar qualquer remédio sem orientação médica, ok!
Está fazendo análise ou interrompeu?
Fundamental retomar ou buscar novo atendimento.
O caminho, por vezes, é longo e pode cansar, porém, continue se cuidando e persista em sua melhora!!!
Olá
Você fala de quantidade de medicação o importante é serem sempre recomendados por um psiquiatra e se tem lhe ajudado. Assim converse sempre na consulta com seu psiquiatra para o acompanhamento do tratamento. Pelo que você diz ainda tem bastante prejuízo, por isso oriento que a conversa com seu psiquiatra é de extrema importância. Ser psicóloga, psicanalista não nos isenta de adoecer. Por isso precisamos sempre cuidar da nossa saúde física e mental para conseguir trabalhar. Fazer psicoterapia, supervisão, são de extrema importância para o nosso trabalho e saúde.
Se cuida, melhoras. Busque, ou permaneça, em acompanhamento.
Olá, pelo teu relato o seu percurso é feito de vários esforços em busca de melhorar.
Tenho pesquisado justamente esses casos!
Em que nada parece trazer um impacto no que o sujeito sente.
Muitas vezes inconscientemente acionamos mecanismos que nos afastam do cerne da questão.
Nesses casos quanto mais controle, vontade ou querer consciente menos efeito naquilo que é sentido.
Sugiro buscar caminhos simbólicos/metafóricos para acomodar esses sinais.
Espero ter contribuído de alguma forma e fico a disposição.
Abraços,
Nossa!!! 9 medicamentos é muita coisa. Concordo com as opiniões anteriores. Creio que precise refazer os exames para certificar que não tenha outros fatores junto da depressão. Acredito, também, que as vezes, nos apegamos a medicamentos e fatores externos para que consigamos sair de determinadas situações, mas nem sempre será garantido. Assim, procure outros profissionais e tente se perceber, também. Fico a disposição.
Psicoterapia, 2a opinião de psiquiatra, esporte, ioga, arte, relacionamentos sociais. Boa sorte.

Olá, tudo bem!
Talvez não é necessário tanto remédios, uma vez que já disse que ainda se encontra no estado de depressão. Mas deixou uma recomendação: Arranje tempo para seus hobbies e projetos favoritos ou amplie seus horizontes. Faça palavras cruzadas diariamente, plante um jardim, faça aulas de dança, aprenda a tocar um instrumento ou torne-se fluente em outro idioma.
Cuidar de si mesmo fisicamente pode melhorar sua saúde mental. Evite fumar e vaporizar (se faz) - Beba muita água. Faça planos com familiares e amigos solidários ou procure atividades onde possa conhecer novas pessoas, como um clube, classe ou grupo de apoio. Sucesso!!!
Olá!
Penso que o ideal seria buscar a opinião de outro psiquiatra, iniciar análise com outro psicanalista e utilizar métodos naturais que te darão saúde e bem estar como, alimentação saudável, exercício físico, água e etc. O apoio de amigos e da família também é muito importante nesse momento difícil.
Melhoras!!
Se você está lutando com a higiene corporal apesar de estar tomando medicamentos e tendo tratamento psicológico, é importante conversar com o seu médico sobre essa questão. Eles podem avaliar se há algum problema relacionado à medicação ou se sua condição clínica requer ajustes no tratamento.

Além disso, existem outras abordagens que você pode considerar para ajudar a melhorar a sua higiene corporal, incluindo:

Mudanças no estilo de vida: Tente adotar hábitos saudáveis de sono, alimentação e atividade física, que podem melhorar o seu bem-estar geral e ajudar a superar a preguiça e a falta de motivação.

Terapia comportamental: A terapia comportamental pode ajudá-lo a identificar e mudar pensamentos e comportamentos negativos que estão impedindo a sua higiene corporal.

Terapia de grupo: Participe de grupos de apoio onde você possa compartilhar suas experiências com outras pessoas que passam por situações semelhantes.

Lembre-se de que o tratamento eficaz para a depressão pode ser um processo longo e demorado, e que é importante ser paciente e perseverante em busca de melhorias. Se necessário, não hesite em procurar ajuda adicional ou mudar o seu plano de tratamento para alcançar melhores resultados.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Se você está tomando 9 remédios diferentes para tratar sua depressão há alguns anos e ainda sente dificuldade em realizar tarefas básicas, como higiene corporal, é importante que você consulte um médico para avaliar sua situação. É possível que sua medicação precisa seja ajustada ou que seja necessário adicionar outros tratamentos, como terapia, para ajudá-lo a lidar com seus sintomas. Além disso, pode ser útil explorar se há outras questões subjacentes que podem estar confiantes para essa dificuldade, e uma terapia pode ajudar a resolver essas questões. A hipnoterapia pode ajudar também no seu caso.
Bom dia, quando nos encontramos numa situação como a sua, eu sugiro que procure outro profissional para reavaliar se a necessidade de tomar 9 tipos de remédios. Depois dessa avaliação tu deve olhar para si mesma e usar o teu conhecimento e tentar descobrir se tens algo que tu saibas que te coloca para baixo e você não está conseguindo sair dessa situação, tem momentos na vida da gente que mesmo com ajuda de medicações precisamos aprender a nos conhecer melhor e isso só cabe a você fazer. E não se julgue em ser psicologa e psicanalista e estar passando por esse momento difícil, isso pode mudar, não desista. Estou a sua disposição.
Olá!!! Obrigado pela sua pergunta!!! Se você está tomando 9 remédios e os sintomas permanecem, acreditamos que seja necessário voltar à terapia. Um dos primeiros dilemas é estar solitário, não sozinho, mas solitário, sem referência do outro e sem expectativa em relação ao outro. Você sabe que para isso é necessário terapia!!! Procure outro profissional, pois o bom profissional pra vc é aquele que traz retorno para vc!!! Há sempre uma saída e precisamos acreditar em nós e nela!!! Um abraço e se cuide!!!
Olá! Sinto muito ouvir que você está enfrentando dificuldades com a higiene corporal, apesar de estar tomando vários medicamentos para a depressão e ter passado por uma longa experiência de psicanálise. É importante lembrar que, como um modelo de linguagem AI, sou uma profissional de saúde mental,.

No entanto, posso oferecer algumas sugestões gerais que podem ser úteis. Aqui estão algumas ideias que você pode considerar:

Comunique-se com seu médico: É fundamental que você converse abertamente com o médico que prescreveu seus medicamentos. Explique suas dificuldades atuais e pergunte se há ajustes que podem ser feitos na medicação. O médico pode revisar sua prescrição ou encaminhá-la a um especialista em saúde mental, se necessário.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): Além da psicanálise, você pode explorar a possibilidade de realizar terapia cognitivo-comportamental. A TCC pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento que estão influenciando suas dificuldades com a higiene corporal e fornecer estratégias práticas para superá-las.

Terapia ocupacional: Considerar consultar um terapeuta ocupacional pode ser útil. Eles podem ajudar a desenvolver estratégias específicas para lidar com as dificuldades que você enfrenta na realização de atividades diárias, como a higiene corporal.

Apoio social: Busque apoio em familiares, amigos ou grupos de apoio que possam fornecer suporte emocional durante esse período desafiador. Compartilhar suas experiências com pessoas que possam entender suas dificuldades pode ser reconfortante e encorajador.

Autocuidado gradual: Comece com pequenos passos e estabeleça metas realistas para melhorar sua higiene pessoal. Divida a tarefa em etapas menores e celebre cada conquista. Pode ser útil estabelecer uma rotina diária consistente para incentivar a prática regular da higiene.

Procure ajuda profissional adicional: Além de ser uma profissional da área, pode ser benéfico buscar o apoio de outro psicólogo ou psicoterapeuta para trabalhar especificamente nas suas dificuldades pessoais. Ter um espaço seguro para discutir suas dificuldades pode ajudá-la a encontrar estratégias personalizadas.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, é essencial encontrar um plano de tratamento que seja adequado às suas necessidades individuais. Consultar um profissional de saúde mental qualificado pode fornecer a orientação mais apropriada e personalizada para você. Desejo-lhe tudo de melhor na sua jornada de recuperação.

Olá, entendo as dificuldades que você enfrenta, e é admirável que tenha buscado ajuda e tenha experiência na área de saúde mental. A luta contra a depressão pode ser complexa, mesmo para profissionais, e você não está sozinha nessa jornada. A dificuldade em realizar tarefas diárias, como a higiene corporal, é um desafio comum para muitas pessoas que enfrentam a depressão. É importante lembrar que o autocuidado pode ser um processo gradual. Algumas coisas que podem ajudar incluem estabelecer metas pequenas e alcançáveis, manter uma rotina diária que inclua um momento específico para a higiene, praticar a autocompaixão e, se possível, buscar apoio social de amigos, familiares ou colegas. Além disso, é essencial continuar trabalhando em colaboração com seu profissional de saúde. Compartilhe suas dificuldades com ele, pois eles podem ajustar sua medicação ou explorar outras opções terapêuticas que podem ser úteis. A terapia, que você já tem experiência, também pode ser um espaço para explorar essas questões. Lembre-se de que está fazendo um esforço significativo para enfrentar sua depressão, e é um processo. Dê a si mesma o tempo e o espaço necessários, e não hesite em buscar apoio quando necessário. Você merece cuidar de si mesma e está no caminho certo para o bem-estar. Estou aqui para apoiá-la em sua jornada.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 230
Me chamou atenção você dizer sobre desejar higiene pessoal ao mesmo tempo que relata tomar tanta medicação para o tratamento da depressão. Muito contraditório, não acha?
Acredito que o que vale não é o tempo que fez ou que durou a análise e sim o efeito que fez em sua vida.
E se não fez efeito, acredito deva repensar a escolha do analista.
Olá, Fazer terapia não é apenas um processo de falar o que sente. Você é uma profissional do ramo e sabe disso. A terapia precisa ser um abrir portas para deixar escoar tudo que te faz mal. Reconhecer os obstáculos, sentimentos e caminhos é essencial. Se você recalca e não admite os pontos mais obscuros, fica muito difícil. Meu conselho é não parar com a terapia é soltar as amarras que te impedem de fazer essa limpeza interior, e isso se reflete na sua limpeza corporal, você não quer. Se aceite com todos os seus "defeitos" que para nós, profissionais da saúde mental, as vezes, fica mais difícil, por acharmos que nós não podemos sentir isso ou pensar aquilo. Muita paz querida.
Iniciar um acompanhamento terapêutico em busca do autoconhecimento, poderá ser muito benéfico para avaliar o que pode estar acontecendo e buscar meios de reduzir o sofrimento que você tem enfrentado. A depressão pode sim estar relacionado à traumas e podemos conversar sobre isso
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Cara colega, todos nós passamos por situaçoes desafiadoras na vida. Muitas vezes o remédio pode ser em alguns momentos muito bem vindos aliado a uma terapia. Recomendo varias outras visitas em especialistas para primeiramente rever sua medicação. Aromaterapia, acupuntura e outras técnicas de relaxamento também serão bem vindas. Como você é da área, possui conhecimento. Precisa descobrir uma terapia nova a você para que te redesperte a vontade de se curar para ajudar novas pessoas! Boa sorte! Vai dar certo!
Conforme mencionado por outros profissionais, é crucial buscar uma avaliação atualizada com um psiquiatra. Os sinais de depressão podem estar relacionados a outras condições subjacentes. Se a causa não for abordada, é provável que a depressão persista e a medicação prescrita para tratá-la pode não ser eficaz, como você observou. Além disso, é importante considerar iniciar ou continuar uma psicoterapia adequada para o seu bem-estar mental. No que precisar, estou aqui para apoiá-la.
Olá, acredito que seja necessário fazer uma reavaliação da sua medicação, com 9 medicamentos não dá para saber o que está ajudando ou não.
Como você é psicóloga deve concordar que a medicação por si só não combate a causa, para um bom tratamento deve-se associar o medicamento e a terapia, os dois andam juntos para um bom resultado. Espero ter ajudado.
Primeiramente, é importante reconhecer a coragem e a força necessárias para enfrentar desafios tão significativos e buscar ajuda e compreensão contínua. Lidar com a depressão, especialmente quando acompanhada de dificuldades em realizar atividades básicas diárias como a higiene pessoal, pode ser incrivelmente desafiador. A sua experiência profunda em psicanálise e psicologia oferece uma base sólida de autoconhecimento e compreensão dos processos mentais, mas também pode tornar mais complexa a busca por estratégias eficazes de autocuidado e manejo dos sintomas.

Explorando Novas Estratégias
1. Abordagens Complementares

Além da psicanálise e dos tratamentos farmacológicos, considerar abordagens complementares pode ser benéfico. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), ou Mindfulness podem oferecer ferramentas práticas para lidar com pensamentos e comportamentos que dificultam o autocuidado. Essas abordagens podem ser particularmente úteis para trabalhar a motivação, estabelecer rotinas e gerenciar a aversão ou resistência a atividades específicas.

2. Ajuste de Medicamentos

Se você está tomando nove medicamentos diferentes há vários anos e ainda enfrenta desafios significativos, pode ser o momento para uma revisão cuidadosa do seu regime de tratamento com um psiquiatra. O ajuste de medicamentos, a alteração de doses, ou a simplificação do regime terapêutico podem às vezes resultar em uma melhoria dos sintomas. Uma avaliação psiquiátrica detalhada pode ajudar a identificar se há espaço para otimizações.

3. Estratégias de Autocuidado Personalizadas

Como psicóloga e psicanalista, você possui uma compreensão única dos processos mentais que podem ser utilizados para desenvolver estratégias de autocuidado personalizadas. Isso pode incluir a identificação de momentos do dia em que a energia e o ânimo são relativamente mais altos para tentar realizar a higiene pessoal, a redução da complexidade ou duração dessas atividades para torná-las menos aversivas, ou a utilização de lembretes e recompensas para incentivar a realização dessas tarefas.

4. Suporte Social e Profissional

Não subestime o poder do suporte social e profissional. Compartilhar suas lutas com colegas de confiança ou grupos de suporte pode não apenas oferecer validação e compreensão, mas também pode ser uma fonte de estratégias práticas e apoio emocional. Adicionalmente, trabalhar com um coach de saúde ou um terapeuta ocupacional pode fornecer orientação especializada e adaptada para superar barreiras específicas ao autocuidado.

Considerações Finais
Lembrar que o progresso na saúde mental é muitas vezes não linear e pode requerer a exploração contínua de novas estratégias e abordagens. O autocuidado é um ato de resistência e força, especialmente diante de desafios tão significativos. Seu compromisso contínuo com a busca por melhorias é em si mesmo um testemunho de sua resiliência e força.

Ter uma outra avaliação com psiquiatra é importante. Eu nos meus atendimentos de Psicanalise, uso técnica de relaxamento da Hipnose Erickisoniana, que provoca um estado de transe mental por meio do tom de voz, ritmo da fala, respiração e postura corporal e assim o paciente relaxa e muitas vezes acessa coisas que antes não se lembrava.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 270