Olá eu já tomei o fluoxetina em 2016 por uns meses e parei, em 2017 e em 2018 também porém sempre pa

4 respostas
Olá eu já tomei o fluoxetina em 2016 por uns meses e parei, em 2017 e em 2018 também porém sempre parei quando as minhas crises de pânico melhoraram.. voltaram agora e eu voltei a usar porém sinto meu corpo tremendo e fico com moleza, tontura e pressão na cabeça.. eu vi que são efeitos colaterais do remédio até pq só tem 6 dias que eu voltei a tomar.. só que essa sensação de moleza e tontura não passa, eu acordo tremendo e com o corpo mole e fico assim pelo resto do dia.. meu médico disse que é normal por conta do remédio mas eu to com medo pois já tomei o fluoxetina antes e nunca tive esses efeitos colaterais.. então é normal não ter tido os efeitos colaterais antes e agora sim?
Pode acontecer, talvez você tenha tomado o medicamento de laboratórios diferentes. A fluoxetina é fabricada por diversos laboratórios, alguns bons e confiáveis, outros já não podemos dizer. Os efeitos colaterais devem desaparecer nos próximos dias, caso contrário, retorne no seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde, tudo bem? Fique tranquilo pois os efeitos adversos provavelmente desaparecerão nos próximos dias.
Caso estes sintomas se tornem insustentáveis, converse com seu médico para que o mesmo possa avaliar a possibilidade de associar outro medicamento para que ajude a controlar estes sintomas enquanto os mesmos não desaparecem ou avaliar a possibilidade de ajuste de dosagem ou troca da medicação.
O mais importante de tudo é não mais interromper o seu tratamento pois isto aumenta a chance de seu transtorno se cronificar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Julia Malaguti Fontenelle
Psiquiatra
São Paulo
Bom dia
Muitas coisas podem influenciar nos efeitos colaterais da medicações. Consideramos normais um período adaptativo de introdução da medicação de média de 7 a 15 dias com efeitos colaterais mais proeminentes, no geral cefaleia, nausea, e uma "sensação estranha no corpo" mas todos esses não costumam ser limitantes para suas atividades no dia a dia. Importante manter acompanhamento próximo ao seu médico para verificação se há melhora das queixas ou manutenção delas para ser reavaliada o uso da medicação. Por vezes pode também ser recomendada a troca de horário de tomada da medicação em uma tentativa de melhora.
Como já possui histórico de uso prévio da Fluoxetina com boa tolerância e resposta, é o que se espera quando reintroduzida a medicação.
Uma orientação importante é observar a marca da medicação comprada e talvez comparar com as tomadas anteriormente. Assim como qualquer produto no mercado, infelizmente a qualidade do remédio também é influenciada pelo fabricante.
Te desejo sucesso no tratamento e faça conforme orientada por seu médico assistente
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! É muito compreensível sua preocupação com esses sintomas, principalmente por já ter usado fluoxetina antes sem sentir esses efeitos. Sim, é possível que você tenha uma reação diferente agora, mesmo já tendo usado o medicamento anteriormente. Isso acontece porque o organismo pode reagir de formas distintas a cada vez que um remédio é retomado, especialmente em períodos diferentes da vida, com alterações no corpo, no estresse ou em outras condições.

A sensação de moleza, tontura e tremores que você está sentindo pode ser parte dos efeitos colaterais iniciais da fluoxetina, que costumam aparecer nas primeiras semanas. Em alguns casos, esses sintomas são mais intensos e podem durar um pouco mais, mas geralmente melhoram com o tempo, conforme o corpo vai se adaptando.

Se esses sintomas estão atrapalhando muito sua rotina, não melhoram ou pioram, é fundamental falar novamente com seu médico. Ele pode avaliar se é necessário ajustar a dose, mudar o horário da medicação ou até considerar outra estratégia de tratamento.

Você não está sozinha e é importante que se sinta segura e acolhida nesse processo. Se precisar de ajuda para acompanhar seu tratamento e cuidar da sua saúde mental, estou à disposição para te apoiar com acolhimento e atenção.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1330 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.