Olá, eu preciso de um atestado cardiológico que me torne apto à pratica de um esporte. O cardiologista

4 respostas
Olá, eu preciso de um atestado cardiológico que me torne apto à pratica de um esporte. O cardiologista pode me dar esse atestado na consulta, ou seria necessário a realização de um eletrocardiograma?
Como você tem a intenção de praticar uma atividade desportiva, seria interessante você passar por um especialista para saber bem sua história clínica e fazer um exame físico. E por ser uma atividade física de nível moderado a intenso seria prudente realizar pelo menos um Eletrocardiograma. Claro que outros exames podem ser solicitados (como teste ergométrico e ecocardiograma) dependendo de sua história e sua condição clínica.
Abraço!

Na avaliação cardiológica baseada na sua história clinica (idade, comorbidades, história familiar, sintomas) e exame físico, podem ser necessários alguns exames complementares, dentre eles o eletrocardiograma. Se o cardiologista julgar importante, outros exames ainda podem ser solicitados como o teste de esforço (ergométrico) e o ecocardiograma, antes da liberação para a pratica de exercícios de moderada/ elevada intensidadade. Atenciosamente.
A demanda pelo "atestado de ginástica" é controverso.Em alguns países, como os EUA, este atestado pode ser fornecido até por quiropráticos, dependente do estado. Entretanto, na Itália, onde o ECG se tornou prática comum houve redução significativa de morte súbita entre os praticantes de esporte durante suas atividades. Este exame de baixo custo, e simples execução, pode identificar anormalidades subclínicas como a hipertrofia cardíaca, causa principal de morte súbita em jovens (abaixo de 35 anos) durante exercícios físicos.
O fundamental é realmente a história familiar e pessoal de ocorrências cardiológicas do paciente a ser avaliado. Não menos importante é o exame físico completo (incluindo PA, Oximetria).
O Eletrocardiograma é um recurso básico, de baixo custo, e muito útil para detectar e documentar questões que poderiam passar desapercebidas, no sentido de proporcionar mais segurança e auto- confianca ao candidato ao exercício aeróbico.
Qualquer alteração nos ítens mencionados , ou em pacientes com mais de 30 anos de idade, deve ser investigada e documentada ,antes da liberação final, se possivel com Teste Ergometricol. Obrigado.