Olá eu tenho exofagite, hérnia de hiato e refluxo, fazem 4 dias que estou com enjoou , tontura, mal

1 respostas
Olá eu tenho exofagite, hérnia de hiato e refluxo, fazem 4 dias que estou com enjoo , tontura, mal estar e dor no estômago. Já fui no pronto socorro e tomei soro na veia com medicamentos mas não melhora .
Fiz uma endoscopia a 1 ano .
Esse enjoo, náusea e tontura pode ser uma piora no estômago ?
Estou bastante empenhado no Aperfeiçoamento Médico em uma Universidade da Inglaterra. As atividades sao intensas e há pouco tempo e energia para responder.
Mas , pelo senhor e pelos 3 milhoes de pessoas que me honram aqui, vou EXPLICAR de modo genérico sobre refluxo.
Claro que nada respondo ao senhor(a). Dou informações e falo sobre minha experiência com o tratamento da Doença de Refluxo, que já completou (longevos) 35 anos, no Brasil e no Exterior.

Vou falar sobre a Doença de Refluxo
Claro que tudo que falo é uma EXPLICAÇAO genérica, destinada aos mais de 3 milhoes de leitores que me honram aqui. Quanto ao senhor(a) ressalvo que apenas seu médico(a) poderá acompanha-lo de modo adequado, pois conhece seu caso. Isso também vale para quem não for meu paciente: sigam as orientações de seus medicos(as). Eu não conheço seu caso, mas seu médico(a) conhece em detalhes.

A Doença de Refluxo atinge MILHOES de pessoas e pode acontecer desde os primeiros dias de vida até em idosos. É muito comum, e tenho certeza que todos conhecem alguém com esse problema.

DOENÇA DE REFLUXO- quais são os sintomas ?

Os sintomas TÍPICOS do refluxo são:

=============Na maioria dos casos existe QUEIMAÇÃO no peito.

Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitas vezes o líquido volta para a garganta quando a pessoa deita após uma refeição, ou com o consumo de certos alimentos( incluindo gordurosos, frituras, café, chá preto, molhos, chocolate)
Veja bem: NAO estou dando dietas ou proibindo alimentos. Tenho uma opinião pessoal bastante formada quanto a dietas, e poderia dizer que minhas dietas são sempre personalizadas.

Mas pode haver SINTOMAS ATÍPICOS:

=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares.

============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado "globus" que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO

No Brasil, boa parte dos pacientes tem diagnóstico de refluxo através da esofagite, vista na Endoscopia.
Pode haver diversos outros métodos de diagnóstico, contudo estes são bem menos comuns que a Endoscopia. O padrão ouro(melhor teste disponível) é a pHmetria esofágica. Mas este teste quase que se restringe a locais especializados, embora seja de utilidade comprovada.

Há uma corrente médica que prefere não fazer uma Endoscopia se há suspeita de refluxo. Mas vi recentemente um estudo sério e bem feito que mostra que a Endoscopia é benéfica não só para a Doença de Refluxo, mas serve também como uma espécie de "proteção" para outros problemas digestivos. Isso é uma novidade importante, mesmo que seja pouco conhecida. Assim, comprova-se o valor da Endoscopia.
Mas é claro que tudo é individual. Não há casos iguais.

E COMO SE FAZ O TRATAMENTO

Como tudo em Medicina, o tratamento é personalizado. Não existem pacientes iguais, e o Médico de alto nível gosta disso (e não fica assustado com isso).
A diversidade de pacientes, e o fato de tudo ser personalizado torna a Clinica Gastroenterologica algo fascinante.

QUAL MINHA EXPERIÊNCIA COM A DOENÇA DE REFLUXO?

minha experiência com Doença de Refluxo já é bem longa, com mais de 35 anos e milhares de pacientes tratados.
Costumo levar em consideração o seguinte: o refluxo muitas vezes recidiva (volta a se manifestar, retorna) e o paciente deve ser acompanhado com isso em consideração. Procuro tornar meus pacientes conscientes que o refluxo muitas vezes se mantem por bastante tempo. Claro que isso é pessoal e varia com cada caso

Tive a sorte de acompanhar o tratamento de muita gente, aqui e no Exterior, bem como ver a evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento.
Por causa da experiência extensa, acabei acompanhando muitos casos mais complicados, com Esôfago de Barrett, sangramentos, estenoses (estreitamentos de esôfago) ou úlceras esofágicas.
Também já vi inúmeros casos de Hernia de Hiato.

E tudo melhorou e progrediu muito nesses 35 anos .
Tive a sorte de ainda nao ter visto casos sem possibilidade de melhora, mesmo que parcial. Assim, sou um otimista.

Aos que me procuram, umas palavrinhas

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, me atrevo a falar algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Eu não quero deixar de fazer meus estudos fora (por que são uma chance única) e muito menos deixar de ver meus pacientes carentes lá no Sertão (pois sei que eles não teriam um jeito de me ver se eu não for até lá)
Peço a meus (futuros) pacientes que:
se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. NAO me esperem caso achem que a celeridade é importante.

Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.

2. Tenho a honra e a alegria de ter uma boa procura por Consultas Online. Sou entusiasta desse método. É seguro, rápido e permite atender pessoas de locais distantes.
CONTUDO
Devido ás exigências intensas de Estudo no Exterior, a ABEA Filantropia e eu preferimos suspender temporáriamente as Consultas Online. A ABEA recebe o valor integral das consultas.
O motivo é simples: se eu atender pacientes quando estiver cansado, provavelmente não darei a mesma qualidade que estou habituado.
Quero atender a todos com a mesma qualidade. Posso dizer que tenho uma busca quase obsessiva pela qualidade de atendimento.