Olá eu tenho transtorno de ansiedade e síndrome do pânico faço o uso de Pondera 10 mg a duas semanas

5 respostas
Olá eu tenho transtorno de ansiedade e síndrome do pânico faço o uso de Pondera 10 mg a duas semanas agora o médico mandou eu tomar um comprimido pela manhã e outro a noite tô fazendo isso a três dias e os efeitos colaterais tá sendo os piores possíveis, o que fazer? Obrigado!
O aumento da dose de medicações como a paroxetina e o fato de tomar pela manhã podem ocasionar efeitos colaterais mais perceptíveis. Existem alternativas a serem feitas, recomendo que entre em contato com seu médico e juntos tomem uma decisão da melhor forma a fazer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dose mínima recomendada para tratamento com paroxetina é de 20mg/d. Como pode causar sonolência é recomendado o uso a noite. Entretanto, se houverem efeitos colaterais prolongados após 2 semanas de uso, se recomenda a troca da medicação. Att.
Dr. Hugo Salmen Evangelista Espindola
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Ao aumentar a dose de Pondera (paroxetina) para o tratamento de ansiedade e síndrome do pânico, é comum enfrentar efeitos colaterais iniciais, como aumento da ansiedade, distúrbios do sono e náuseas. Esses efeitos geralmente diminuem após algumas semanas. É importante manter a comunicação com seu médico sobre os efeitos colaterais, pois ele pode precisar ajustar a dosagem ou avaliar alternativas de tratamento. Evite parar o medicamento abruptamente, pois isso pode agravar os sintomas. Enquanto se ajusta à medicação, estratégias como práticas de relaxamento e exercícios leves podem ajudar a aliviar os sintomas.

Estou à disposição para mais informações ou esclarecimentos.
Dr. Leandro Lemos
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Olá! É importante entender quais efeitos colaterais estão ocorrendo para poder avaliar qual seria a melhor alternativa a seguir. Alguns efeitos adversos, como náuseas, podem ser manejados normalmente com uso de algum remédio para enjoo, enquanto sonolência pode ser gerenciada fazendo uso de toda a medicação à noite. Como alguns efeitos adversos comuns são esperados que melhorem após algumas semanas de tratamento, também é possível fazer um uso mais prolongado da dose mais baixa antes de progredir para a dose maior. De qualquer modo, é imprescindível discutir com seu médico o melhor caminho a seguir. Abraço!
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá. Sinto muito que você esteja passando por isso — sei o quanto pode ser assustador quando os efeitos colaterais batem forte, principalmente em quem já convive com ansiedade e síndrome do pânico.

Quando o Pondera (paroxetina) é aumentado, especialmente para duas doses por dia, é comum que os sintomas fiquem mais intensos no início: mais agitação, náusea, sensação de aperto no peito, insônia ou até crise de pânico. Mas se você está se sentindo realmente mal, com piora marcada desde que passou a tomar duas vezes ao dia, é sinal de que seu organismo pode não estar tolerando bem esse aumento.

Não insista por conta própria. Volte a falar com o médico que te acompanha o quanto antes. Em muitos casos, ajustar a dose, voltar para 10 mg por mais tempo ou até mudar a estratégia pode fazer toda a diferença. O mais importante agora é não abandonar o tratamento, mas fazer ele funcionar de forma segura pra você.

Esse conteúdo é apenas informativo e não substitui uma avaliação médica. Posso te ajudar com a psiquiatria e fico à disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1393 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.