Olá, eu terminei um relacionamento de um ano, faz 4 meses e meio e ainda sonho direto com a pessoa,

14 respostas
Olá, eu terminei um relacionamento de um ano, faz 4 meses e meio e ainda sonho direto com a pessoa, e algumas vezes o sentimento volta a ressurgir, não na mesma intensidade que meses atrás mas um aperto e lembrança da pessoal, como se ainda gostasse, e me sinto só também. Isso é normal? Ou é dependência emocional?
Olá, pela maneira como você descreve essa separação foi um relacionamento de um ano, mas muito significativo em sua vida. Quando há um rompimento de um relacionamento afetivo, há perdas consideráveis dessa relação que se vão junto com o rompimento. Nomear esse momento pode te ajudar a passar por ele. Podemos chamar de um processo de luto, em que você passa por algumas fases e no final você consegue ressignificar essa relação rompida. E também é importante individualizar esse momento para o que significa essa perda em sua vida. Sugiro você buscar por psicoterapia para poder compreender porque tem se sentido da forma como se sente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80

Olá, é normal sim e não se trata de uma dependência. Trata-se da sua maneira de lidar com o término e com esse novo momento da sua vida, sem a presença dessa pessoa. Talvez seja interessante pensar na relação que você teve, que lugar essa pessoa ocupou na sua vida, como você pode se organizar e se sentir bem sem esse relacionamento. Caso esse processo se prolongue e você perceba que está difícil manejar essas questões sozinha, o suporte profissional pode ser uma boa saída.
Olá, tudo bem?
acrescentando as informações das colegas anteriormente, é natural sonhar com seu ex. Não se trata de uma dependência emocional. Reflita se ainda há algo que deseje resolver do seu passado. O sonho além de ser uma válvula de escape também uma descarga psíquica do inconsciente de algo para vocês resolverem ou a representação da sua separação nesse momento.
Um abraço!
Olá, boa noite. Terminar um relacionamento não é algo fácil. Por algum tempo você dividiu a sua vida com outra pessoa. Dessa forma, não é um problema você sentir falta dessa pessoa. Agora eu acho importante você pode ponderar se esse sentimento está te incomodando ou não. Se sim, é importante que você procure ajuda de um psicólogo que lhe ajuda nesse processo. Qualquer coisa estou à disposição. @psimariajube
Lendo o que vc escreveu, percebi q você está se sentindo muito sozinho e ainda gosta dessa pessoa com quem se relacionou. Acredito q vc esteja passando por um processo de luto, pois quando temos uma perda significante confirme acredito q estejas passando é comum sentirmos falta da pessoa com quem convivemos. End pêro tê-ló ajudado.
Desde já me ponho à disposição caso queira fazer terapia. Um abraço
Olá. O término de um relacionamento pode ser comparado a um processo de luto, onde você precisa se adaptar à perda da presença dessa pessoa em sua vida. É normal que o luto leve tempo, e os sonhos e sentimentos nostálgicos, saudade, podem ser uma parte desse processo. A terapia propicia a reflexão interna para entender melhor as próprias emoções, necessidades e desejos. O processo de autoconhecimento ajuda a desenvolver uma relação mais saudável consigo mesmo e a estabelecer limites emocionais saudáveis nos relacionamentos futuros. O importante é se permitir passar pelo processo de luto, buscar apoio quando necessário e concentrar-se em cuidar de si mesmo durante essa fase desafiadora. Sempre à disposição.
Olá! O processo de Luto, como foi explicado pelas colegas acima, depois de um término de uma relação é completamente normal. Esse Luto pode perdurar por muito tempo e varia de pessoa para pessoa. Algo que pode facilitar para você lidar com esse processo é falar sobre ele com um profissional qualificado, pois assim seria possível de você também entender o que levou a esse término, quais atitudes e pensamentos que levaram a esse rompimento e o que você pode fazer hoje depois de tudo ter acontecido. O processo psicoterápico é uma ferramenta importante para falar sobre essas questões. Fico a disposição para ajudá-lo, abraços!
O processo de termino de um relacionamento é sentido como um luto que demora a ser processado. Depende de vários fatores, para que tudo se encaixe e não sinta as emoções, dependencia emocional precisa de mais detalhes para ter um diagnóstico. Indico a terpaia e estou disponivel para este processo.
Olá! Esse momento realmente traz um grande sofrimento, pela instabilidade e pela perda afetiva. Por isso na Psicologia se fala em luto amoroso ou "da separação". Mas para pensar em limites de normalidade e em dependência emocional é preciso aprofundar um pouco mais. Você estava em um relacionamento, qual é a sua avaliação dele? Estava fazendo bem ou mal para você, em quais aspectos? Você se anulou ou cresceu dentro dele? Você respeitava e se fazia respeitada(o)? O que faria igual ou diferente caso queira se relacionar novamente? Estar "sozinha" nesse momento pode ser doloroso, como você mencionou. Mas pode ser também uma grande oportunidade de reflexão, de autoconhecimento e mudança de padrões de comportamento. Sobre os sonhos, quais necessidades emocionais eles indicam? Que emoções você sente quando acorda e se lembra do sonho? Dependência emocional é algo muito amplo, mas é possível se fazer questionamentos básicos: você comumente reprime ou luta por seus desejos, necessidades e direitos? Você protagoniza a sua vida ou assiste alguém lhe dizer como pensar, sentir e agir? Você elege propósitos e se dedica a cumpri-los? Por fim, cada um tem seu tempo, sua forma de pensar, sentir e agir, o que vai delinear se quatro meses é pouco ou muito. Mas eu diria para você não se fixar tanto em prazos e comparações. O que vale mais agora é a sua atitude. Viva o seu momento, faça reflexões e inaugure um novo ciclo, não deixe de viver. Ao contrário, viva mais intensamente ainda: trabalhe, mantenha contatos com amigos e familiares, não se isole, retome ou amplie atividades de autocuidado (academia, terapia, cuidados do corpo, hobbies, lazer, etc). Um novo filme da sua vida está começando agora e você é a protagonista: o que você quer, como quer viver de agora em diante? Estou à disposição para esclarecer suas dúvidas e ficarei muito feliz em responder a respeito. @psicologopascoalzani
Olá, tudo bem ? Sei que ainda deve doer bastante o término do relacionamento e que os sonhos ainda deixam emoções que fogem do seu controle, porém como você mesmo relatou hoje tem menos intensidade que antes, então está no caminho certo, porém não se cobre tempo para que fique bem logo, vivencie cada dia de forma a entender suas emoções sabendo o que foi bom e o que foi ruim. Conte comigo para auxiliar neste processo de autoconhecimento e ressignificação do processo de estar com você mesmo. Fique bem, pode me chamar para conversarmos melhor.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa noite ! Vocês estiveram juntos e provavelmente vc viveu muitas coisas com essa pessoa, então é normal que por um tempo apareça pensamento ou sonhos com essa pessoa.
Olá, é normal continuar tendo sentimentos e sonhos com uma pessoa após o término de um relacionamento, especialmente se o relacionamento foi significativo. Esses sentimentos podem ser uma parte natural do processo de cura e ajuste após o término. No entanto, se os sentimentos de tristeza, solidão e lembranças persistentes estão afetando negativamente sua qualidade de vida ou impedindo você de seguir em frente, pode ser útil considerar a possibilidade de estar passando por uma fase de luto e processamento emocional.

A dependência emocional pode estar presente se você sentir que não consegue funcionar bem sem a presença ou a lembrança da pessoa, ou se isso afeta sua autoestima de maneira significativa. Um psicólogo pode ajudar a compreender melhor seus sentimentos e oferecer estratégias para lidar com eles de maneira saudável, promovendo o autocuidado e o crescimento emocional.

Olá! Imagino que esteja sendo muito difícil lidar com isso. Não existe receita para lidar com o sofrimento, cada pessoa busca a sua maneira de lidar com a dor, e às vezes, o que funciona para o outro pode não funcionar pra você. Todo termino de uma relação significativa e afetuosa não e fácil! O sofrimento de um termino de relacionamento pode equivaler a um luto, e por isso não tem hora, e nem uma unica forma de elaborar e parar de sofrer! cada caso e unico. por isso, a terapia não impede que você sofra, mas te proporciona um lugar para cuidar da sua dor e elaborar mais facilmente.
Se isso esta te incomodando,e eu acho que esta, pois voce esta aqui, eu recomendo voce a buscar um profissional da psicologia que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Olá! Em primeiro lugar, gostaria de afirmar que você não está sozinho nessa experiência pós-término. É compreensível que após uma perda, como o término de um relacionamento, sentimentos de vazio possam surgir, assim como sonhos frequentes envolvendo pessoas significativas. Essa saudade e nostalgia são reações normais, porém, se persistirem de forma intensa e prejudicarem seu bem-estar, trazendo sofrimento, pode ser importante considerar a possibilidade de buscar acompanhamento com um psicólogo. Um profissional pode auxiliá-lo a analisar a situação, compreender melhor a si mesmo e superar essa fase. Lembre-se sempre: é normal sonhar, mas se esses sentimentos continuam afetando seu dia a dia, talvez seja hora de avaliá-los e trabalhá-los. Quanto à sensação de solidão, é importante lembrar que o mundo está repleto de pessoas interessantes e, entre elas, está você mesmo. Estou aqui para oferecer apoio no que precisar!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!