Olá, eu tomo Sertralina a quase 1ano quanto tempo dura o tratamento? E se eu parar de tomar poço ter

17 respostas
Olá, eu tomo Sertralina a quase 1ano quanto tempo dura o tratamento? E se eu parar de tomar poço ter uma recaída? p s .... Obrigado
A sertralina é um excelente remédio para a depressão e para muitos transtornos ansiosos. O médico deve dar uma dose suficiente para eliminar todos os sintomas. Uma vez eliminados os sintomas, a medicação é mantida nesta dose por alguns meses, pelo menos. Em seguida, o médico pode tentar diminuir a dose, lentamente e observar qual é a dose mínima eficaz para que os sintomas não retornem. Entretanto, o tratamento frequentemente deve durar a vida inteira, porque ela não cura a depressão (a depressão não tem cura medicamentosa), apenas controla os sintomas. Isto não é negativo, pois há cem anos nem isto a psiquiatria tinha e a maioria das pessoas com depressão ficava tendo recaídas ao longo da vida, o que o remédio pode impedir. Além disto, esta não é uma característica das medicações psiquiátricas: remédios para pressão alta, diabete, vários problemas cardíacos e reumatólógicos, também devem ser tomados durante toda a vida.

No caso de um primeiro episódio depressivo, recomenda-se um tratamento de dois a cinco anos. Mas, cinquenta por cento das pessoas que param o tratamento terão uma nova depressão. No caso de pessoas que já tiveram duas depressões, elas têm chance de 70% de terem uma terceira e, naquelas que tiveram três, a chance é de 90% de terem uma quarta. Assim, hoje em dia se recomenda que, a partir de uma segunda crise depressiva, a medicação seja mantida por toda a vida.

No caso de transtornos ansiosos, os procedimentos são semelhantes.

Em depressões graves, apesar da psicoterapia poder ser uma complementação, sozinha ela não é um tratamento comprovado, de modo que o tratamento correto é sempre medicamentoso.

Olá, o tempo de tratamento varia de acordo com a pessoa e do que está sendo tratado, quem saberá te falar sobre tudo isso é o seu psiquiatra. Só ele poderá orientar de maneira correta sobre fim de tratamento, desmame de medicaçao, efeitos colaterais do desmame, etc. Volte ao seu médico e esclareça suas dúvidas
Olá, boa noite. O remédio ajuda mas somente trata os sintomas. É mais ou menos assim: se vc tem Febre vc toma uma medicação certo? A medicação faz com que a febre abaixe. Mas logo que passa o efeito, a febre volta.
Com a medicação psiquiátrica é a mesma coisa. Ela tratará os sintomas, mas não a causa.
O ideal é que vc procure um psicólogo que irá te acompanhar e te ajudar, e junto com o psiquiatra, numa dupla te ajudarão a ficar melhor.
O “desmame” da medicação deve ser programado pelo psiquiatra, pois a interrupção abrupta não é recomendado.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço
Você deve procurar um médico e tirar todas as dúvidas com ele. Só o médico pode te orientar em relação a medicação, sugiro acompanhamento psicoterápico com um(a) Psicólogo (a). Espero ter ajudado.
Bom dia! O tempo de tratamento depende do diagnóstico, das manifestações clínicas e da melhora dos sintomas. Medicamento que age no Sistema Nervoso Central deve ser receitado pelo médico, pois em alguns casos a medicação deve ser de uso contínuo e sem interrupção, para evitar recaídas. Busque uma reavaliação médica e esclareça as suas dúvidas.
Olá! A sertralina é um medicamento muito eficaz, no tratamento de depressão. Em relação ao tempo que você necessita fazer uso desse medicamento, vai depender da resposta de cada organismo, e isto somente o médico que esta te acompanhando poderá te esclarecer!
Sugiro que você procure também um psicólogo, para te ajudar na descoberta do que esta causando estes sintomas pois, o medicamento em paralelo com a psicoterapia, traz uma excelente resultado.
Abraço.
Entendo sua angústia com relação às medicação, mas o tratamento psiquiátrico é um aliado importante para que não tenha nenhuma recaída. Como um colega psiquiatra disse a medicação é uma ferramenta muito eficaz, mas não cura depressão. Converse com seu médico que ele pode explicar melhor o seu caso especificamente e talvez modificar a dosagem. Seria interessante que você procurasse um psicólogo para entender melhor sobre sua depressão.
Abs
A Sertralina é um Antidepressivo muito utilizado em quadros leves de Depressão entre outros.
Em conjunto com a Psicoterapia Psicanalítica não observo dificuldades na sua retirada. Pelo contrário. Pois o trabalho Psicanalítica visa a cura dos sintomas.
Estou a disposição. Obrigada!!
A questão do tempo depende muito de como você está reagindo não somente a medicação mas também a uma possível psicoterapia que é importante se fazer. Tendo em vista a importância da continuidade do tratamento medicamentoso e sempre respeitar o que seu médico psiquiatra colocar para você em termos de duração do testamento. E sim você pode ter uma recaída caso tire a medicação de forma precipitada.
Quem vai determinar o tempo de uso é o seu médico. Pode ser que ele queira retirar para testar ou não. Não da para garantir o tempo. Tem gente que toma para o resto da vida. Você faz psicoterapia? Porque o deprimido tem um jeito peculiar de ver o mundo. A gente chama de tríade cognitiva, é uma visão negativa de si mesmo, uma visão negativa do mundo e uma visão negativa de seu futuro. O deprimido olha o mundo sobre a ótica da falta. Costuma observar somente o que acontece de ruim, podem ter acontecido várias coisas boas, mas ele só consegue enxergar a coisa de ruim que aconteceu, costuma generalizar quando faz uma coisa de errado acredita que tudo o que faz é errado e escolhe as evidencias que mostram isso, acredita que se algo ruim aconteceu vai acontecer de novo. Existe toda uma quimica cerebral, mas também existe o jeito da pessoa se porta e olhar o mundo dentro de suas experiencias. Esses pensamentos negativos e distorcidos trazem tristeza e desesperança, dai vem as crenças não sirvo para nada, nunca farei nada certo, etc. Além da medicação a terapia ajuda a mudar esse jeito de ver o mundo.
Olá! O tempo de duração de um tratamento é algo muito individual, mas ter uma frequência regular nas sessões de terapia e dedicar-se a pensar nas reflexões feitas é algo que ajuda para uma superação mais rápida.
Caso o psicólogo que esteja acompanhando o caso saiba fazer uso de técnicas como a imaginação ativa, isso abre novas possibilidades para acelerar o tratamento.
É essencial que seja feito o acompanhamento com um psicólogo, que permitirá trabalhar as dinâmicas psicológicas que estejam sustentando o sofrimento em questão (depressão, ansiedade, etc), para transformá-las e permitir superar o sofrimento.
Feita essa superação, será possível diminuir o medicamento e eventualmente parar o seu uso de forma progressiva.
Parar o medicamento de forma súbita e sem recomendação do psiquiatra não é recomendável e pode gerar incômodos, efeitos colaterais.
Fico a disposição caso queira conversar mais a respeito das dinâmicas psicológicas que estejam ocorrendo e de diferentes formas de lidar com elas. Abs.
Só a medicação não vai resolver não então é possível uma recaída se parar com ela. Precisa junto fazer psicoterapia, para que ela à medida que as causas da depressão aparecem e são resolvidas possa ser retirada sem recaídas. Buscar crenças negativas e distorcidas que dirigem e influenciam negativamente sua vida. Traumas do passado, uma vida mal vivida são fundamentais para que você se sinta bem. Só a medicação é insuficiente. Procure um psicólogo.
parar a medicação por conta própria sem orientação medica é arriscado. converse com seu medico sobre o tempo e sobre a possibilidade de retirada. busque ajuda psicológica para que você consiga ter um suporte adequado com suas questões. estou a disposição.abraço
Não existe um tempo pré definidos de tratamento. Você precisa de um acompanhamento psiquiátrico para manejar a medicação. Não pare sem orientação, sim pode dar recaída. Também é importante fazer um acompanhamento psicológico em casos de depressão, e a associação destes dois tratamentos tem muita eficácia e chance de cura. Um psicólogo te ajudaria a entender os motivos que levam a depressivo e criar recursos para lidar com seu funcionamento. Toda a dinâmica tem uma função, inclusive as que nos causam sofrimento. A melhora só vem através da quebra destas dinâmicas que sustentam seu quadro. Fico a disposição para mais duvidas
Olá, qualquer parada deste tipo de medicamento deve ser orientado pelo seu psiquiatra. Você não deve tomar essa decisão, sozinho(a), pois para a retirada é necessário seguir um protocolo com a redução gradativa do medicamento até que você deixe de administrar por completo. Vale comentar também que o tratamento medicamentoso deve ser associado a psicoterapia e neste caso se você estiver em acompanhamento com psicólogo, deve levar para a sua sessão o seu interesse em deixar de administrar a medicação para que o profissional possa orientar quanto aos reais riscos de ter recaída para o seu quadro inicial.
Olá. O tempo de duração de cada tratamento pode variar muito de paciente para paciente. O profissional que faz seu acompanhamento deve orientá-lo quanto a isso. Não sugiro interromper a medicação antes de falar com o profissional responsável pois o risco em ter uma recaída pode sempre ocorrer, principalmente se a interrupção for prematura.
De qualquer forma, busque também um processo de terapia, irá ajudar no entendimento de suas questões, para prepará-lo quando puder e for recomendado a interrupção da medicação.
Abçs.
Olá, querido! Que bom que você escreveu. A sua dúvida é bastante recorrente no consultório e também bastante complexa de responder, pois um tratamento de sucesso na saúde mental envolve uma série de fatores, como:
- Durante o seu tratamento psiquiátrico, houve acompanhamento psicológico?
- Quais foram os seus avanços no problema que te levou a tomar a medicação (sem se comparar com ninguém, ta bem? Usando você mesmo como referência)?
- O que você e a sua equipe de saúde parceira nessa jornada tem conversado sobre o seu tratamento?

É uma questão que envolve muitos diálogos e deve ser tratada com individualidade, olhando para você.

Mas para não ficar só na resposta genérica, eu posso te contar que os estudos apontam que o primeiro tratamento medicamentoso de depressão (você não disse o seu diagnóstico) na vida de uma pessoa, leva em torno de um ano em média.

Psicoterapia sempre deve vir acompanhando os remédios e recaídas podem ou não acontecer, e se houver, é sempre possível cuidar .