Olá! Faço tratamento com Escitalopram 10 mg já faz quase 3 anos, ultimamente tenho percebido, que n

3 respostas
Olá!
Faço tratamento com Escitalopram 10 mg já faz quase 3 anos, ultimamente tenho percebido, que no meio da noite perco o sono, acordo um pouco agitada, e com algumas impulsividades sexuais, por exemplo, excitação. Isso pode ocorrer devido ao tratamento com o medicamento?
O Escitalopram pode causar insônia, mas normalmente não está associado a aumento da libido. Também o fato de você fazer uso há 3 anos e só vir a apresentar esses sintomas recentemente levam a pensar que possa haver outra causa para o surgimento do quadro. Consulte seu médico para uma avaliação mais profunda dessa questão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Anna Simoes
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Os efeitos colaterais de uma medicação aparecem no inicio do uso. Acredito que deve haver outra causa. Fale com seu medico para avaliar estes sintomas atuais.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O escitalopram, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), é frequentemente utilizado para tratar depressão e ansiedade, sendo geralmente bem tolerado em uso prolongado. Entretanto, alguns efeitos colaterais podem surgir mesmo após anos de tratamento. A insônia ou despertar noturno com agitação podem estar relacionados ao impacto da medicação sobre o sistema nervoso central, que, em algumas pessoas, pode causar aumento da ativação ou alterações no padrão do sono. Quanto às manifestações de impulsividade sexual, como excitação inesperada, embora menos comuns, podem ocorrer devido a alterações nos neurotransmissores que regulam o comportamento sexual. É importante comunicar esses sintomas ao seu psiquiatra, que poderá avaliar se há necessidade de ajuste da dose, mudança de medicamento ou estratégias complementares para melhorar seu bem-estar e qualidade do sono, mantendo o equilíbrio do tratamento.

Se desejar, posso ajudar com sugestões para lidar com esses sintomas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2438 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.