Olá, fiz dezesseis quimioterapia, na segunda já parei de menstruar, tenho 49 anos, não menstruo a qu

3 respostas
Olá, fiz dezesseis quimioterapia, na segunda já parei de menstruar, tenho 49 anos, não menstruo a quase 3 anos, e faço uso de tamoxifeno, tive relação sem preservativo, corro risco de engravidar?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Acima dos 40 anos até os 65-70 anos, você está no climatério. Dentro do climatério, existirá um dia que você completará 1 ano sem menstruar. Este é o dia da sua menopausa. A idade média da menopausa da mulher brasileira é entre 48 e 52 anos
A menopausa é o fim da fase reprodutiva da mulher. O risco de gravidez é nulo ou zero.
Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C.
Apesar de não ter risco de gravidez, use preservativos para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta
Faça os seus exames periódicos e de rotina.
O ginecologista tem a função de prevenir diversos problemas de saúde e promover saúde. Na consulta, o médico consegue prevenir câncer de colo uterino, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de ovário, câncer de endométrio, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes, alterações do colesterol, distúrbios da tireóide, infeccoes sexualmente transmissíveis, transtornos do humor, etc. Serão identificados hábitos nocivos como tabagismo, etilismo e sedentarismo. As atividades físicas e os hábitos animais saudáveis serão estimulados. A anticoncepção e reposição hormonal serão discutidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
ola ausencia de menstruacao por 1 ano definimos como menopausa, a menopausa pode ser natural ( pela idade falencia ovariana) ou ser causada por medicacoes e cirurgica. Muito provavel de voce conseguir ovular e assim engravidar, porem marque a consulta com o seu oncologista para que voce tire todas as suas duvidas. Voce nao falou que tipo de cancer mas pelo uso do tamoxifeno tem grandes chances de ser o de mama, mas o correto é entendermos pelo qual tratamento esta passando para que possamos ajudar. Nao fique com duvidas e nao se automedique nunca
Dra. Patricia Moretto
Oncologista, Internista
Porto Alegre
Olá. Muito provavelmente você entrou na menopausa. Contudo, para ter certeza, só fazendo exames de sangue avaliando seus hormônios. Até ter está certeza, os médicos vão dizer que você pode engravidar. Portanto, consulte seu oncologista ou seu ginecologista para avaliação. Abraços!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Tamoxifen
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.