Olá, fiz um desenho de uma árvore em minha tia que é psicóloga aposentada disse que o buraco que

21 respostas
Olá, fiz um desenho de uma árvore em minha tia que é psicóloga aposentada disse que o buraco que fiz na árvore é preocupante. Por quê?
Olá!

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, não há critérios éticos e procedimentais para análise de técnicas projetivas fora do contexto psicoterápico e/ou avaliativo.

Se a interpretação informal do desenho, ainda que tenha sido de um profissional, sugeriu algum incômodo ou te mobilizou de alguma forma, procure um psicólogo.

Espero ter ajudado!

Boa tarde. Qualquer traço do desenho pode ser interpretável. Logicamente a interpretação será feita a partir do conhecimento da história da pessoa. Geralmente os buracos em árvores podem ser relacionados com traumas que passou, seja elas na infância, adolescência ou idade adulta, dependendo assim, da posição que a mesma se encontra.
Olá, além das considerações acima, é importante lembramos que esse teste não está no rol de testes de acordo com o Conselho de Psicologia.
Assim, inferências sobre o teste certamente não necessariamente terão validade, pois o teste não está válido atualmente.
Ainda assim, um teste não pode "resumir" ou mesmo definir uma pessoa e sim, um processo de avaliação que contemple entrevista, outros instrumentos e observação.
Abraços
Olá,
uma características isolada em um desenho não deve ser interpretado. A interpretação de qualquer desenho deve ser feita a partir do entendimento de quem e aquela pessoa sua historia de vida etc.... Os manuais descrevem que um buraco em uma árvore podem indicar uma situação traumática e/ou marcante na vida de indivíduo. Mas e preciso observar o local, em que altura da árvore ele se encontra dentre outras coisas.
É impossível fazer uma análise do desenho isoladamente.
Se você tiver interesse em uma análise consistente de seus desenhos. Aconselho a buacar por um profissional que tenha experiência nesta análise.
Olá! A avaliação compreende um conjunto de elementos que não podem ser vistos de forma isolada. Não pode-se dar tal afirmativa sem analisar outros fatores, como queixa atual e história pregressa. O ideal é entrar em contato com um profissional que façq avaliação de forma global.
Olá! Não se preocupe com um resultado isolado de parte de um teste psicológico. Fora de contexto, aplicado parcialmente e fora de um processo avaliativo, este resultado não tem significado relevante.
A interpretação de um desenho, com o cunho interpretativo, não deve ser feita de forma isolada, pois não quer dizer nada, e, ao mesmo tempo, causar "pânico" para quem é analisado. Uma avaliação psicológica, na qual é usada testes psicológicos, deve ser considerado muitos fatores, desde o contexto aprofundado da história de vida do paciente, suas queixas e outros elementos, afim de aprimorar o resultado.
Uma avaliação de um desenho fora do contexto, de forma aleatória, só deve se levar em consideração se te incomodar. Se te causou um desconforto sugiro procurar um psicólogo para investigar mais a fundo suas questões.
Olá...
A interpretação de um desenho precisa ser analisada dentro de um contexto, um desenho isolado não diz nada sobre você, é preciso avaliar.
Já ouviu dizer que "texto sem contexto, vira pretexto?".
É bem por aí.
Acredito que sua tia em uma conversa informal, falou sobre o desenho, sem intensão de traçar um perfil.
Não fique preocupada.
Se isto tem lhe angustiado, procure um psicólogo para psicoterapia.
Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá,
Um desenho aplicado de forma isolada fora do ambiente terapêutico sem um objetivo especifico é totalmente inconclusivo, então, não se preocupe com tal comentário. Porém se essa questão está gerando algum incomodo ou sofrimento sugiro procurar um profissional ( psicólogo) para que o mesmo te auxilie a elaborar essa questão.
Olá. Qualquer instrumento de teste psicológico deve ser aplicado em ambiente terapêutico para ser válido. Interpretações avulsas e
fora de contexto, como o seu desenho, na verdade não dizem nada. Procure ajuda profissional se estiver sofrendo por alguma questão na sua vida!
Olá! Os testes psicológicos são ferramentas de venda e uso exclusivo do profissional de Psicologia. Eles possuem normalmente, um livro manual de aplicação e interpretação, folhas de mensuração e de aplicação. O teste é um recurso que pode ou não ser utilizado em um processo de psicoterapia para auxiliar a dupla(paciente e Psicólogo) no entendimento de alguma questão. Sem a aplicação correta e fora de um contexto, ainda que esteja escrito isso no manual, não tem fundamento. É normal ter curiosidade sobre algo que não é permitido acesso, querer saber o que significa, etc. Se você entende que passou por algum trauma ou mesmo se quer evoluir em algum aspecto, se conhecer com maior profundamente, procure um psicólogo.
Preocupante é a postura de quem joga para voce uma interpretaçao. Parece uma atitude desprovida de empatia de quem está mais preocupado em mostrar que sabe de desenhos do que com voce. Entao, se queres uma opiniao estritamente profisisonal, busque profissional da Psicologia que utilize testes. Quando estudei sobre esses testes no doutroado em Psicologia aprendi que as respostas que voce busca em voce por meio do auxilio de um teste psicológico só farao sentido se esse teste for fidedigno e válido para voce. Qualquer duvida, posso responder pelo site do EnvelheSer, empresa onde trabalho. Até!
Só é consideravel se dentro de um contexto clinico. Mas caso vc esteja com algum incômodo ou sintoma procure um profissional para lhe ajudar.
Bom dia, nenhum teste psicológico aplicado fora do espaço terapeutico adequado, sem objetivos avaliativos completos e acompanhado de uma avaliação qualitativa não terá validade, mesmo que aplicado por um psicologo. Fique tranquila, mas se isso gerou algum incômodo. procure um outro profissional sem vínculo afetivo direto com vc, para que possa ajudá-la.
A interpretação de um desenho, não deve ser feito de forma isolada, uma vez que a avaliação psicológica ao ser realizada utiliza técnicas, uma delas são os testes psicológicos, que tem como intuito obter um psicodiagnóstico. Oriento a procurar um psicólogo para fazer um acompanhamento psicológico, pois na psicoterapia são trabalhados a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais. Um abraço
Um desenho ou parte dele, não pode de forma alguma, nem seria ético, ser analisado fora de um contexto. Se isso está te incomodando, procure um profissional da área, pois ele te dará um diagnóstico completo e não apenas especulações soltas.
Olá! Existe um teste projetivo dentro da psicologia que se chama HTP (House/Tree/People), mas esse teste só deve ser realizado dentro de um consultório psicoterapêutico, sob os cuidados de um psicólogo analisando todo o contexto e história.
Apenas um desenho, não deve ser interpretado como bom ou ruim e é importante não se impactar tanto com isso.
Perceba sempre seus pensamentos, sentimentos, comportamentos. São eles que devem te guiar! Caso esteja em sofrimento emocional, assim sendo, busque um profissional principalmente fora do âmbito familiar.
ola
aconselho a passar em um processo terapeutico . acho que sua tia te o desejo que voce comece um processo terapeutico. O buraco na arvore do seu desenho nao tem problema. O que voce vai fazer com o preenchimento dos seus buracos internos é importante.
patricia massuia
OLÁ ... em primeiro lugar, não é recomendável que um profissional da área da saúde faça qualquer tipo de atendimento a pessoas que tenha vinculo familiar e afetivo . Respeito a opinião da sua tia sobre seu desenho, ela deve ter avaliado algo que considerou importante sim, porém não foi prudente em emitir a sua opinião dessa forma. Se ficou com duvidas peça a ela esclarecimentos e que indique um profissional adequado, pois como familiar não poderá te atender. Nenhum profissional aqui pode emitir nenhum parecer a seu respeito sem ao menos ter tido contato contigo. Esclareça sua duvida pessoalmente com ela mesma e em seguida se achar necessário procure o profissional mais adequado.
A melhor pessoa para responder a sua pergunta é a sua tia. Abraço