Olá! Fiz um exame de Doppler nos membros inferiores e o diagnóstico foi insuficiência segmentar da v

2 respostas
Olá! Fiz um exame de Doppler nos membros inferiores e o diagnóstico foi insuficiência segmentar da veia safena magna, além de varizes superficiais no pé e na perna. Meu clínico geral me encaminhou para um cirurgião vascular para avaliação. No entanto, meu principal motivo para realizar este e outros exames são os sintomas que tenho há cerca de 5 anos: coceira intensa na perna, feridas recorrentes, manchas brancas sobrepostas a manchas roxas e avermelhadas, além de episódios de cãibras e dores na região. Trabalho pegando peso e permaneço longos períodos em pé. Gostaria de saber: qual a melhor conduta nesse caso e quais cuidados devo adotar no meu dia a dia para evitar a piora do quadro?
Dr. Kleber Stelmasuk
Cirurgião vascular, Cirurgião geral, Generalista
Curitiba
Seus sintomas — coceira, feridas recorrentes, manchas, cãibras e dores — são compatíveis com complicações de insuficiência venosa crônica, que podem evoluir se não tratadas. Mesmo que o exame mencione insuficiência "segmentar", isso não significa quadro leve, especialmente quando há sinais de comprometimento da pele. O tratamento cirúrgico (como a retirada da veia doente ou laser endovenoso) pode ser necessário para controlar a progressão da doença e aliviar os sintomas. Vale destacar que, em muitos casos, os sintomas venosos são mascarados por sinais dermatológicos ou musculares, como no seu caso, o que reforça a importância da avaliação com um cirurgião vascular. Para o dia a dia, recomenda-se uso de meias elásticas, elevação das pernas em repouso, evitar longos períodos em pé ou sentado sem movimentação, manter a pele hidratada e procurar manter o peso corporal estável. Quanto antes iniciar o acompanhamento especializado, melhores os resultados a longo prazo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carolina Ferraz
Cirurgião vascular
Belo Horizonte
Olá! Estes são sinais e sintomas comuns da doença venosa crônica e, portanto, é importante o tratamento adequado e acompanhamento com um angiologista de sua confiança. Realizar atividade física com enfoque principalmente no fortalecimento das panturrilhas, hidratar-se, evitar longos períodos na mesma posição e utilizar meia compressiva prescrita pelo especialista são algumas dicas que auxiliam no convívio com esta patologia. Fico à disposição!

Especialistas

João Paulo Martins Campos

João Paulo Martins Campos

Cirurgião vascular

Uberlândia

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Camila Kill

Camila Kill

Angiologista, Cirurgião geral

São Paulo

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira

Angiologista

Cuiabá

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 551 perguntas sobre Varizes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.