Olá. Fobia Social pode causar dificuldade na fala como não conseguir falar uma palavra? A dificulda

29 respostas
Olá.
Fobia Social pode causar dificuldade na fala como não conseguir falar uma palavra? A dificuldade de falar alguma palavra específica com alguém, ela não sai, por exempo em uma conversa. Sozinho pareço conseguir falar a palavra.
Ola! Sim, a fobia social pode causar um dificuldade na fala.
Seria importante que você procurasse ajuda para entender e investigar além da fobia social e sim o porque e o que esta te impedindo a fala.
Existem travas que impedem por questões de sentimento e significado sobre a palavra, o assunto e até mesmo a pessoa que esta impedindo que você se expresse.
A fala é de uma importância muito grande na relação com outro, existe algo que esteja impedindo que voce se relacione.

Muitas vezes quando estamos com nossa ansiedade acima do esperado, podemos sim ter um pouco de dificuldade na fala, dificuldade de encontrar uma palavra para expressar nossa opinião entre outros. Você pode procurar ajuda de um especialista Fonoaudiólogo e também um psicólogo para te ajudar nesse processo de enfrentamento de suas "Fobias". Estou a disposição caso queira falar mais sobre o assunto.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 200
Olá! Sim, a fobia social pode afetar a fala, causando dificuldade em se expressar verbalmente. É comum que as pessoas com fobia social sintam-se ansiosas e tensas em situações sociais, o que pode afetar a sua capacidade de se comunicar com os outros. Além disso, a fobia social pode levar a evitação de situações sociais, o que pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.

No caso específico de ter dificuldade em falar uma palavra específica com alguém, mas conseguir falar sozinho, isso pode estar relacionado à ansiedade e ao medo de se expressar inadequadamente ou ser julgado pelos outros. É importante que você busque ajuda de um profissional da saúde mental, como um psicólogo, para avaliar e tratar sua fobia social e ajudá-lo a melhorar sua comunicação e interação social.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Sim, não só a incapacidade de falar, de realizar apresentações em público, demonstrar interesse e se relacionar amorosamente, por conta do nível de ansiedade e pensamentos disfuncionais experimentados nessas situações de exposição social. E isso pode gerar prejuízos e sofrimento não só no âmbito emocional, mas também profissional e amoroso. Já atendi casos ,em que paciente chegou pra mim ,com a queixa de ter perdido muitas oportunidades de emprego, além de todos os sintomas ansiosos estarem bastante potencializados, por conta de todas as dificuldades que envolve esse quadro clínico. Além de toda frustração e sentimentos de baixo valor e incapacidade presente.
A dificuldade pode ser pelo medo de como vai ser avaliado ou julgado pelo que fala, ou medo de errar a palavra.
A fobia Social ou transtorno da ansiedade social tem como característica se sentir nervoso, tenso ou apavorado em situações onde precise interagir com outras pessoas, sentem medo de serem de ser julgado ou avaliado por outras pessoas, e assim evitam situações sociais, como ir em festas, encontros, comer e falar em público.
É importante ficar atento a forma que a ansiedade social está te afetando e buscar ajuda, evitar as situações podem te trazer alivio imediato mais elas não resolvem e depois geralmente a pessoa se sente pior por ter evitado as situações
Olá! Sim... a fobia social pode ocasionar essa dificuldade e várias outras que somadas trazem grande prejuízo na vida da pessoa. Na psicoterapia você poderá obter ajuda para controlar sua ansiedade, obter o autoconhecimento, além de aprender habilidades sociais. Desta forma, conseguirá superar sua fobia. Procure um psicólogo.
Olá! A Fobia Social é um transtorno de ansiedade caracterizado por medo e evitação de situações sociais ou de desempenho em que a pessoa pode se sentir julgada ou avaliada negativamente pelos outros. Embora não seja uma característica comum da fobia social, é possível que a ansiedade extrema associada a essa condição possa afetar a fala de uma pessoa, resultando em dificuldade para falar uma palavra ou expressar-se verbalmente.

Essa dificuldade pode ser decorrente da ansiedade que a pessoa sente em situações sociais, que pode levar a uma sensação de "travar" ou "bloquear" na hora de falar. Esse bloqueio pode fazer com que a pessoa esqueça palavras ou tenha dificuldade para articulá-las. Além disso, a ansiedade pode levar a uma tensão muscular, incluindo a musculatura envolvida na fala, o que pode afetar ainda mais a fluência e a articulação.
No entanto, é muito importante que você procure um profissional da área da saúde mental, para fazer uma avaliação sobre o seu caso.
Abraço
Olá! Concordo com a explanação dos colegas. Uma avaliação médica-psiquiátrica e psicológica é bastante indicada em seu caso para se obter impressões diagnósticas. Agende um atendimento quando puder, pois o acompanhamento profissional vai auxiliar muito em suas dificuldades apresentadas, e provavelmente resolvê-las.
Olá!

Sim, a fobia social pode estar relacionada a não conseguir pronunciar uma palavra específica com alguém específico, pois talvez haja um medo e/ou ansiedade de desempenho muito intensos, gerando um padrão evitativo e bloqueios.

Mas também pode estar relacionado a um evento passado ligado a uma experiência emocionalmente forte, e a lembrança, acionada por algum gatilho, nos faz ter comportamentos, sentimentos e pensamentos como se eles tivessem "vida própria". Mas pode acontecer com qualquer pessoa e não necessariamente está ligado à fobia social.

Autoconhecimento e integração de materiais inconscientes podem ajudar a reduzir a carga desses conteúdos para construir uma vida mais equilibrada e realizada.
A ansiedade elevada leva a três tipos de resposta diferentes diante de uma situação entendida como ameaçadora, a fuga, a "luta" ou o "congelamento".
Seu relato se enquadra no terceiro tipo, o congelamento, aparentemente.
Durante o processo terapêutico pela abordagem cognitivo comportamental nós fazemos um planejamento para o enfrentamento e exposição a situação temida de forma sistematizada, para que o paciente ganhe confiança aos poucos para enfrentar esse tipo de situação.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição para outras dúvidas.
Olá, tudo bem? Podemos pensar que essa dificuldade de falar algo específico com alguém, são apenas algumas situações mais isoladas por ser com determinada pessoa ou determinado assunto. O que quero dizer é que a fobia social é uma situação muito prejudicial para uma pessoa, por impactar severamente em pontos de sua vida e funcionamento normal, sim que a dificuldade de fala é um déficit comportamental que pode caracterizar esse quadro dependendo do caso, agora quando se fala de uma pessoa que se encontre em tal quadro muitas vezes ela tem dificuldade de frequentar espaços como o de trabalho por exemplo, seja por medo ou algum receio que acabe gerando um alto nível de ansiedade no indivíduo. Eu só faço esse questionamento para poder entender que às vezes é algo que sim gera preocupação e desconforto mas que às vezes nos parece ser muito maior do que realmente é ( um nível para ser chamado de fobia é algo muito elevado). Acredito que se você procurar um psicólogo, você mesmo irá se esclarecer sobre essa sua situação atual. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! A fobia social é o medo ou a ansiedade relacionada a determinadas situações sociais ou de desempenho. Ela pode afetar a fala, pois a pessoa se sente desconfortável ao interagir com outras pessoas. Sugiro que busque ajuda de um profissional da Psicologia para te ajudar.
Olá! A fobia social se caracteriza por níveis intensos de ansiedade em situações sociais. A ansiedade, de maneira geral, costuma afetar nossos comportamentos, nosso raciocínio, nossa atenção e nossa memória. Por isso, se ela aparece em situações sociais, naturalmente ela pode interferir na nossa comunicação, nossa fala. Então, sim, é possível que sua dificuldade seja decorrente do desconforto experimentado com a ansiedade. Recomendo buscar um psicólogo para avaliar possíveis fatores que estejam envolvidos nessa dificuldade e poder fazer o encaminhamento para um tratamento para lidar com a ansiedade social. Espero que fique bem e fico à disposição!
A ansiedade elevada devido a fobia social pode levar a essa maior dificuldade em falar com pessoas. Seria adequado você procurar um profissional para avaliar se essa dificuldade se refere apenas a ansiedade ou se existem outros problemas relacionados. Fique bem
Olá. Sim, pode estar ligado a fobia social, mas você possui diagnostico desse transtorno? Esse sintoma relatado por você pode ser de algum outro transtorno de ansiedade, não exclusivamente da fobia social. Buscar um profissional para um melhor diagnostico e tratamento pode te trazer vários benefícios. Um profissional pode lhe auxiliar a identificar porque essas travas acontecem em momentos específicos e traçar um plano de intervenção para a sua situação.
Espero ter ajudado e fico a disposição!
Olá! A fobia social pode trazer dificuldades para falar algumas palavras sim. Pois um dos sintomas é sentir ansiedade na presença de pessoas estranhas ou em situações que exijam desempenho. Um dos sintomas de ansiedade é a sensação de branco na mente, fazendo com que algumas palavras ou frases possam ser esquecidas.
Sim, a fobia social pode causar dificuldades na fala, como por exemplo, apresentar gagueira ou ter verdadeiros "brancos" ao tentar se comunicar. Já que quem apresenta esse tipo de fobia sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções ou de estar sendo julgado e avaliado negativamente, possui pavor de ser ridicularizado pelas pessoas ao ser colocado em um posição de destaque como proferir uma palestra, participar de reuniões de negócios, apresentar trabalhos escolares ou encontrar parceiros.
Olá, espero encontrá-lo(a) bem! Sim, é possível que altos níveis de ansiedade decorrentes de fobia social impactem na forma como você apresenta sua fala. Para essa questão, é necessário realizar uma avaliação psicológica para identificar quais as variáveis estão presentes no seu contexto. Somente assim será possível traçar um diagnóstico e prognóstico para sua situação. Portanto, não deixe de procurar uma ajuda especializada. Espero tê-lo(a) ajudado! =)
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá, como vai?
Vou seguir uma tangente um pouco diferente dos colegas acima. Acho interessante que na sua pegunta você menciona de uma palavra em específico. Sim, a fobia social pode ocasionar o retraimento na fala. No entanto, o que me chama atenção é pensar que você menciona uma palavra em específico. Talvez essa palavra tenha um valor importante para você. E talvez haja um motivo de valor afetivo do qual seja difícil de você trazer ela à tona em um âmbito público. Não sei se diz respeito à algo íntimo ou particular, algo doloroso ou expositivo. Mas, talvez valesse a reflexão do motivo que essa palavra em particular tem um valor diferente das demais para que ela de maneira tão demarcada merece esse destaque para sua vida simbólica e afetiva.
Espero que o insight tenha ajudado ;)
Olá! Isso pode acontecer sim... No entanto é muito importante que a gente entenda o motivo disso estar acontecendo. Em quais situações isso acontece, com qual frequencia, se são palavras em específico e outros pontos que podemos avaliar para então poder achar recursos que podem ser utilizados nesses momentos. Me coloco a disposição para te ajudar no que for preciso!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 80
Olá, uma das características da Fobia Social é paralisar na hora de falar com outra pessoa ou em público. É só com. uma palavra específica ou é geral? O que essa palavra significa para você? Ativa alguma memória de situação muito aversiva? Tudo isso precisa ser analisado junto com um profissional para chegar numa conclusão e poder tratar. A fobia social traz muitos prejuízos para a vida, mas tem tratamento. Espero ter ajudado. E me coloco à disposição
Olá! Sim. A dificuldade de fala é a mais apresentável na fobia social. Ativa-se ansiedade e medo do julgamento do outro, de parecer inadequado, e vulnerável e se colocar em situações embaraçosas. Assim, o processo de evitação é um reforçamento negativo. Não ajuda.
Importante é entender o histórico contextual formador da fobia. Identificar pensamentos, sentimentos e ações(fuga/esquiva/congelamento), gatilhos ativadores e trabalhar habilidades psicológicas que a não foram desenvolvidas até então, utilizando técnicas comportamentais, cognitivas e vivenciais. Algumas habilidades a desenvolver: regulação das emoções, autoestima, pensamento mais realista, proteção em relação ao outro (imunidade social) e outras.
A Terapia Cognitivo Comportamental é a abordagem mais eficaz para tratamento das fobias em geral e a Terapia do Esquema.
Estarei à disposição!
Olá! Sim, a fobia social pode afetar a fala, mas seria interessante olhar que palavra é essa que você não consegue dizer, ou até mesmo para quem você não consegue falar. É para uma única pessoa, um grupo ou todo mundo? Que significado tem essa palavra pra você? Estou à disposição!
Olá! Sim, é possível que a fobia social cause esse travamento ou esquecimento. Mas deve-se analisar se é apenas com uma palavra específica, se é uma palavra difícil de falar ou lembrar, se acontece apenas com uma pessoa específica. É importante buscar atendimento com um profissional para entender melhor os seus sintomas.
Bom dia. Sim, pode causar. Tudo que é voltado a socializar você pode sentir dificuldades.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Olá. A fobia social é caracterizada por uma incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.Quem possui fobia social age dessa forma, porque acredita que está sendo analisada o tempo inteiro e julgada pelas suas palavras, comportamento e atitudes. A fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
olá, sim pode causar essa dificuldade sim. Seria importante você buscar ajuda profissional para aprender a lidar com a fobia social, não apenas por conta dessa palavra, mas por todo incômodo que pode gerar para você.
Sim, pode estar relacionado a fobia social.
Oi, pode sim. É relativamente comum, mas precisa avaliar de modo mais aprofundado pois existem outros quadros onde isso pode acontecer. Um abraço.