Olá...fui diagnosticada com Síndrome compressiva raquimedular...sinto dor praticamente 24h por dia..

10 respostas
Olá...fui diagnosticada com Síndrome compressiva raquimedular...sinto dor praticamente 24h por dia...irradiando para as pernas e pés, dormência, dificuldade de locomoção...não aguentando permanecer 15 minutos em pé. Só é resolvido com cirurgia ?
Dr. Andre Marques
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Oi quando o tratamento conservador com analgésicos e fisioterapia realizados de forma adequada por período superior há 3 meses não apresenta resultado satisfatório ( controle adequado da dor ou uma dor que o paciente tolera ) significa que não responderá mantendo essa terapia. Quanto a cirugia dependerá da doença. Podendo variar desde uma inflintracao até a necessidade de uma artrodese.
Mas são procedimentos extremamente seguros e com ótimos resultados quando indicados adequadamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a Sindrome Compressiva raquimedular pode sim provocar dor refratária e persistente. O tratamento inicial é conservador com medicação e reabilitação, mas dependendo da ausencia de resposta ao tratamento conservador e da gravidade da compressão pode ser necessário o tratamento cirúrgico sim para descomprimir a medula e o nervo, o que, de modo geral, provoca satisfatório alívio dos sintomas. Fundamental uma avaliação com especialista para definição de seu quadro. Att, Juliano Dias.
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Olá. O tratamento inicialmente é conservador com medicações e reabilitação. No entanto, se Não houver melhora, a cirurgia pode ser necessária. Se houver déficit neurológico, o único tratamento é o cirúrgico. Boa sorte.
Dr. Omar Mohamad Mansour Abdallah
Ortopedista - traumatologista
Maringá
Se não houve melhora com o tratamento conservador ! Deve ser avaliado seus exames e ver a possibilidade do tratamento cirúrgico!
Dr. Glauber Teixeira Ervilha
Ortopedista - traumatologista
Belo Horizonte
Na síndrome compressiva raquimedular quando associado a dificuldade de locomoção pode se diagnosticar a claudicação neurogênica em virtude da compressão. Estando associado a defícit motor o tratamento mais adequado é a descompressão cirurgica. Uma cuidadosa avaliação clínica e propedêutica com um especialista pode ajudar. À disposição
Olá. O ideal no seu caso é agendar uma consulta com um neurocirurgião ou neurocirurgiã de sua confiança, para que possa ser feita uma avaliação completa com entendimento minucioso de sua história clínica, exame físico e avaliação dos exames prévios.
Desse modo, será possível responder com melhor precisão o seu caso individualmente.
Boa tarde.! é muito importante a avaliação dos exames de imagem e correlação com os sintomas clínicos e exame neurológico. Existem várias possibilidades terapêuticas, como tratamento conservador com fisioterapia, alongamentos, medicações para dor crônica por via oral, infiltrações medicamentosas e o tratamento cirúrgico.

Casos de hérnia discal devem ser avaliados criteriosamente por um médico especialista para que a indicação do tratamento se adeque as expectativas do paciente.

Att
Dr. Fernando Maeda
Neurocirurgião
Santa Bárbara D'Oeste
Olá!
Entendo completamente sua angústia — os sintomas que você descreve, como dor constante, dormência, irradiação para as pernas e dificuldade para caminhar ou ficar em pé, são típicos da síndrome compressiva raquimedular, que acontece quando há compressão da medula espinhal ou das raízes nervosas.

Quando esse tipo de compressão é mais intensa e persistente, geralmente não responde bem apenas a tratamentos clínicos (como remédios, fisioterapia ou infiltrações). Nesses casos, a cirurgia pode sim ser necessária para descomprimir a medula ou os nervos, aliviar a dor e evitar piora neurológica, como perda de força ou sensibilidade.

Cada caso deve ser avaliado com atenção, levando em conta exames de imagem (como a ressonância), intensidade dos sintomas e a resposta (ou não) aos tratamentos conservadores.

Recomendo fortemente que agendemos uma consulta o quanto antes para revisar seus exames, fazer uma avaliação completa e definir a melhor conduta para o seu caso — com ou sem cirurgia.

Estou à disposição para te ajudar no que for preciso.
É fundamental uma avaliação com o neurocirurgião para melhor esclarecimento do seu caso e definição da conduta mais adequada. Existem diferentes formas de tratamento para a síndrome compressiva raquimedular: desde medidas clínicas e procedimentos minimamente invasivos, como bloqueios e infiltrações, até cirurgias mais avançadas, como a endoscopia da coluna.
Quando há falha no tratamento conservador ou dor incapacitante ou deficit neurológico, a cirurgia tende a ser a opção, mas precisa ser avaliado.

Especialistas

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Leonardo Quialheiro

Leonardo Quialheiro

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Fabiana Alves da Silva

Fabiana Alves da Silva

Fisioterapeuta

Campo Maior

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Liliane Figueiredo

Liliane Figueiredo

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 644 perguntas sobre Hérnia de disco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.