Olá, fui diagnosticada com TDAH recentemente e o médico psiquiatra me passou Ritalina (comum) na par

3 respostas
Olá, fui diagnosticada com TDAH recentemente e o médico psiquiatra me passou Ritalina (comum) na parte da manhã.Porém, tenho um bebê de 1 ano que amamento somente para dormir. De acordo com o médico posso utilizar a medicação sem riscos para a criança ja que ao chegar do trabalho para amamentar se passaria mais de 6 horas, e assim o respectivo efeito do remedio. Gostaria de saber se
posso associar Ritalina e amamentação sem causar problemas a minha filha ?
A Ritalina* (metilfenidato) é considerada uma medicação bastante segura, conforme disse seu médico. Infelizmente, não há como garantir este tipo de asserção. Deve-se sempre pesar os benefícios contra os riscos - e seu médico deve ter achado que, em seu caso, os benefícios ultrapassam em muito os riscos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, se você respeitar este tempo de espera entre o horário de tomar a medicação e o de dar de mamar ao bebê, pode sim. Lembre-se, observe se o bebê apresenta alguma mudança de comportamento por isso, este é um bom indicativo se está tudo bem ou se ocorreu algo diferente que pode ser sugestivo de passagem da medicação ao leite materno.
A Ritalina (metilfenidato) passa muito pouco para o leite materno, mas não é totalmente isenta de risco. A quantidade no leite é pequena e, para a maioria dos bebês, não causa efeitos significativos. Alguns pediatras recomendam esperar algumas horas após a dose antes de amamentar, justamente para reduzir qualquer exposição.

No seu caso: se você toma pela manhã e amamenta só à noite (mais de 6 horas depois), o risco é baixo, e muitos médicos consideram seguro.
Oriento que observe seu bebê quanto a sinais de agitação, dificuldade para dormir ou alteração do apetite. Qualquer sinal diferente, fale com o pediatra.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.