Olá, gostaria de saber, se eu posso manter contato com minha ex psicóloga?

14 respostas
Olá, gostaria de saber, se eu posso manter contato com minha ex psicóloga?
Olá! A relação psicólogo/paciente deve estar sob a luz da ética, confiança, respeito e profissionalismo, e não é aconselhável que seja estendida para além do setting terapêutico. A amizade gera sentimentos e emoções que podem interferir na escuta e na análise de cada detalhe da terapia, podendo deste modo, acabar com processo terapêutico. Manter vínculo com sua psicóloga pode gerar uma relação inconsciente na qual irá interferir negativamente no seu processo psíquico, mesmo que você não perceba. Cuide-se!

Olá, é importante entender por qual motivo você deseja ter contato com sua antiga psicóloga e que qual o tipo de contato, se você faz terapia com outra profissional, divida isso em sessão para entender melhor. Abs!
Discordo do colega acima.

Acredito que se o processo terapêutico se encerrou e vocês dois se sentem a vontade em manter o contato, não há nenhuma questão que infrinja nosso código de ética.

Também não há nenhum estudo científico que corrobore com a fala do colega acima a respeito de interferência negativa no processo psíquico.

Poderão surgir questões a respeito da intimidade da relação de vocês, mas sendo dois adultos legalmente capazes de tomar decisões acredito que possuam todo o repertório para cuidar da "nova" relação que terão.

Olá! É preciso compreender o porquê deste desejo de manter contato com um profissional com quem você fez tratamento, e que tipo de relação quer estabelecer. É enviar mensagem para falar sobre a sua vida? É apenas dizer oi de vez em quando? É ser amigo? E principalmente saber como a sua ex-psicóloga interpreta este comportamento. Não é comum esta relação, mas penso que você pode perguntar à mesma a opinião dela. Abraços
Poder vc pode, mas isso depende da relação que vocês têm. Acredito que sua questão não ficou esclarecida, seria necessário entender mais a fundo sua necessidade. Fico a disposição para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Não é proibido, tampouco necessariamente geraria danos psíquicos. Vale a pena se perguntar acerca da motivação do contato. De repente, você pode estar desejando retomar a terapia. Mas, se a relação apenas se transformou em outra coisa, o que resta é verificar se há correspondência.
Olá! Não existe impeditivo algum de estabelecer outro tipo de vínculo com a sua psicóloga, desde que as duas partes estejam confortáveis com essa nova relação. Desde que, como falado pelos colegas acima, o seu processo terapêutico já esteja encerrado, pois caso ao contrário, manter uma relação de amizade com sua terapeuta pode influenciar diretamente no seu tratamento. Abraços
E por que não, afinal é um profissional como qualquer outro, a menos que nesse contato você procure algumas respostas para seus conflitos ou complexos, mas é bom enfatizar que essa relação se se tornar amizade já não poderá configurar como paciente e terapeuta e sim de amigos, o que pode ser um impeditivo para um possível retorno profissional.
Olá! Penso que você pode, sim ter contato com um profissional que fez parte da sua vida, porém, depende do tipo de contato que desejas. Particularmente sinto-me feliz em receber mensagens de ex-pacientes contanto sobre novidades de suas vida. Pergunte a ela como se sente com isso e decidam juntos.
Não há nenhum impedimento no código de ética que impeça tal tipo de contato uma vez encerrado as sessões. Durante os atendimentos, recomenda-se que a relação psicólogo-paciente não se estenda para outros âmbitos da vida, por essa razão que não se atende parentes.
Olá! É uma questão ética - desde que sejam respeitadas, dentro do contexto terapêutico, não existe problema algum.
Retornar com a mesma psicóloga, demonstra que houve resultado, que existe confiança na profissional, respeito; se houve uma desistência num primeiro momento, por outros motivos e retornar com a mesma psicóloga, informa que houve sintonia, mas não era o momento para fazer a terapia; se foi após um acompanhamento, se confirma que houveram resultados no tratamento e que há reconhecimento do trabalho profissional. Também a necessidade de manter contato para informar como está se sentindo, por parte do paciente, pode acontecer, demonstrando a confiança nesse profissional.
Fora do contexto terapêutico, eticamente não é possível, pois prejudica a integridade da relação terapêutica. Sempre à disposição.
Olá! Sim, você pode manter contato com sua ex-psicóloga. Depende muito mais dela querer e se sentir à vontade do que qualquer restrição ética.
Boa tarde,

O processo terapêutico é construído principalmente por vínculo e confiança. Esse desejo de manter o contato com sua antiga psicóloga precisa ser melhor compreendido, tendo em vista que houve um término do processo terapêutico (como se deu, motivo, foi tranquilo ou não). Caso você esteja em terapia no momento é se sentir a vontade, converse em. Sessão sobre isso, ou como um colega já pontuou, fale com a ex psicologa pra saber se ela também concorda e etc.

Fica bem e tudo de bom pra você
Nosso código de ética salienta no artigo segundo: Ao psicólogo é vedado: 1. j) Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado. Logo, o psicólogo deve sempre ter uma postura profissional, técnica e ética com seu cliente, antes, durante e depois do tratamento. Diferente do amigo que pode ser "pau prá toda obra", o psicólogo deve manter um distanciamento emocional para poder estabelecer , de forma honesta, um relacionamento cordial, baseado na ética , e fazer observações necessárias quando solicitado, deixando uma porta aberta, para possível volta ao setting psicoterápico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!