Renata Bombine Pimentel

Psicóloga · Mais

São Paulo 2 endereços

Número de registro: CRP-SP 83421

43 opiniões

Experiência

Sou graduada em Psicologia, Mestre em Saúde Pública e Pós-graduada em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP).
Atendo na abordagem Psicodinâmica que utiliza a psicanálise como base de estudo e orientação.
Realizo atendimento psicoterapêutico em consultório particular (crianças, adolescentes e adultos); e no Instituto Amanhecer atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco. 
Atendo crianças, jovens e adultos, especialmente com questões relacionadas a stress, depressão, suicídio, bullying, ansiedade, luto, violência doméstica, alienação parental, comportamento inadequado, além de atendimento mãe-bebê e crianças até 4 anos (foco no vínculo).
Além de atuar na área clínica e social, atuo como Assistente Técnico Jurídico (área da psicologia) e realizo palestras sobre diversos temas para grupos, escolas, empresas, etc. Participo de um grupo de pesquisa – LASAMEC – Laboratório de Saúde Mental Coletiva na Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP); faço parte do conselho de uma Organização Não Governamental e participo de supervisão semanalmente.
O objetivo da psicoterapia é o autoconhecimento e acredito que em um atendimento acolhedor e no vínculo entre o paciente e o terapeuta esta transformação possa ocorrer de uma maneira mais tranquila.
Muitas vezes o contato com aspectos internos e mudanças trazem medos, dúvidas e resistência.  Mas como disse Freud: “Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda”.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Depressão
  • Transtornos de ansiedade
  • Traumas psicológicos
  • Transtornos em crianças e adolescentes

Pacientes que trato

Adultos
Crianças

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia


  • Testes Projetivos


  • Psicoterapia


  • Psicoterapia adulto


  • Psicoterapia breve


Artigos

Estresse

O isolamento social pode causar um estresse muito alto em decorrência da mudança da rotina e do ficar junto, uma vez que nas famílias cada um tem a sua rotina diária externa. O melhor neste momento é o diálogo, a divisão de tarefas e manter uma rotina para que se minimize o estresse e melhore o convívio. Tente fazer coisas juntos que nunca foram feitas antes. É importante aproveitar este momento para mudanças, aprendizados, descobertas. Manter o pensamento positivo ajudará no equilíbrio emocional! Cuide-se! Este é um momento especial.


Conflitos de relacionamento

Auto como Assistente Técnico Jurídico que é o auxiliar da parte, aquele que tem por obrigação, concordar, criticar ou complementar o laudo do perito oficial, através de seu parecer, cabendo ao Juiz, pelo princípio do livre convencimento, analisar seus argumentos, podendo fundamentar sua decisão neste parecer. Além deste trabalho realizo orientação e aconselhamento à parte contratada, contribuindo para o e entendimento do processo, assim como o seu papel.


Bullying

O bullying sempre tem como objetivo ferir e magoar a vítima, ocorrendo principalmente de três maneiras: agressões físicas diretas;agressões verbais diretas; e agressões indiretas(PEREIRA, 2002). Os principais sintomas são desinteresse pela escola, baixa auto-estima, isolamento dos amigos, tristeza e choro sem motivo aparente entre outros. Muitas vezes a vítima se cala por medo. O processo de psicoterapia consiste no fortalecimento da vítima a fim de conseguir se defender sem agressividade, aumentar a autoestima colaborando para sair deste estado de agressão, medo e passividade.


Alienação Parental

Síndrome de Alienação Parental (SAP), é a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor. Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. Busque ajuda psicológica


Psicoterapia Criança

COMO EDUCAR SEM BATER O seu/sua filho/a está se comportando de forma inadequada? Agride outras crianças, responde, o desenvolvimento escolar diminuiu? Estes são alguns sintomas de que algo não está bem. Seguem algumas dicas de como educar sem usar a violência: Converse sentado, somente com os envolvidos na discussão. Considere sempre as opiniões e ideias dos seus filhos. Valorize e faça observações sobre os aspectos positivos do comportamento deles. Se sentir que errou e se arrependeu, peça desculpas às crianças. Elas aprendem mais com os exemplos que vivenciam do que com os nossos discursos! Mostre à criança o comportamento mais adequado dando o seu próprio exemplo.


Terapia do Luto

Freud (1915) entende o luto como uma reação à perda, não necessariamente de um ente querido, mas também, como os elos significativos com aspectos pessoais, profissionais, sociais e familiares do indivíduo. Até mesmo a transição de fases durante a vida. O luto é um processo lento e doloroso, que tem como características uma tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, a perda de interesse no mundo externo e a incapacidade de substituição com a adoção de um novo objeto de amor. Ele pode ser ou não patológico. Vai depender de como o indivíduo lidará com a perda. Falar sobre a dor é o caminho para a elaboração do luto.

Veja todos os artigos

Consultórios (3)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório Particular - Tatuapé

Rua Catiguá 159, Tatuapé, São Paulo 03065-030

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Clínica de Psicologia Renata B. Pimentel

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

43 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • L

    Uma profissional excelente, prestativa e ótima. Realmente se importa em fazer um trabalho de excelência

     • Consultório Particular - Tatuapé Psicoterapia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Muito obrigada pela confiança Letícia! Espero poder continuar atendendo às suas expectativas.


  • D

    Pra mim foi maravilhoso, pois em questão de temas delicado ela sabe ouvir o paciente e ajuda a esclarecer eu super índico.

     • Telemedicina Psicoterapia online para brasileiros no exterior  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Muito obrigada Danielly! Vamos juntas nesse caminho!


  • K

    A Dra. Renata auxiliou nossa família em um momento delicado, com profissionalismo e acolhimento, ela é incrível.

     • outro lugar Outro  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Muito obrigada Kátia pela confiança naquele momento. Desejo que continuem bem! Abraços


  • L

    Renata é ótima ouvinte. Trata muito bem os pacientes e é acolhedora com as dificuldades que apresentamos.

     • Consultório Particular - Tatuapé Consulta Psicologia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Muito obrigada Lou! Acredito que a escuta e acolhimento são essenciais para um bom trabalho.


  • L

    Escuta muito bem sempre, extremamente paciente e respeitosa em todos os quesitos, indico muito!!

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Muito obrigada pela avaliação Lais! Espero melhorar sempre e contribuir com as suas demandas!


  • M

    A consulta foi bem leve e promissora para um resultado desejável.

     • Consultório Particular - Tatuapé Consulta Psicologia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Obrigada Marcel pela confiança. Vamos juntos na busca daquilo que deseja!


  • A

    O atendimento é bem efetivo e está me ajudando muito!

     • Consultório Particular - Tatuapé Consulta Psicologia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Obrigada André pela confiança. Espero continuar ajudando-o a alcançar os seus objetivos!


  • S

    Houve emparia. Atenciosa , me senti bem . Irei retornar.

     • Consultório Particular - Tatuapé Primeira consulta psicologia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Olá Silvana! Obrigada por compartilhar. Espero contribuir com as suas demandas!


  • C

    Atenciosa, pontual, empática. Profissional excelente! Recomendo!

     • Consultório Particular - Tatuapé Consulta Psicologia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Obrigada Camila pela recomendação! Espero poder contribuir de maneira eficiente com a demanda!


  • S

    Atendimento c eficaz, não estava conseguindo êxodo c outro profissional, super recomendo , consegui enxergar de outras maneiras pontos que eu precisava p meu tratamento dar resultados.

     • Consultório Particular - Tatuapé Consulta Psicologia  • 

    Renata Bombine Pimentel

    Olá! Agradeço a confiança e fico satisfeita em poder contribuir com a sua evolução e vamos juntos trabalhar para que continue alcançando resultados. Abraços


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

438 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

É normal um casal com 60 anos de idade ter ficado 20 anos sem fazer sexo?

Olá! A vida sexual é muito importante em um relacionamento. Neste caso é importante analisar o que aconteceu para essa interrupção. Foi algo conversado, foram mudanças no relacionamento que levaram a esse comportamento, algo relacionado à saúde física ou mental? Enfim, são inúmeras as hipóteses. Pelo relato, parece que o relacionamento sexual foi retomado. Desta forma, seria mais importante pensar no presente e futuro, se esta for uma vontade do casal em manter a vida sexual ativa.

 Renata Bombine Pimentel

Pergunta sobre Psicoterapia Criança

Há mais de 3 meses uma filha foi afastada do pai e da família paterna, com os quais demonstrava ser uma criança feliz. Como funcionam os sentimentos e como será a reação dela ao vê-los novamente?

Olá! Você não relata os motivos deste afastamento, se foi conversado com a criança a respeito, a idade dela. A forma como esse afastamento pode afetá-la vai depender de vários fatores, mas geralmente afeta pois pode se sentir abandonada, rejeitada, triste porque sente saudades, etc. A reação ao encontro também vai depender de como este acontecerá. É importante sempre conversar com a criança, dentro de uma linguagem que ela compreenda o motivo dos comportamentos dos adultos. Se há amor, sempre haverá superação. Trabalho com orientação parental e fico à disposição!

 Renata Bombine Pimentel
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes