Olá! Gostaria de saber se existe psicólogo que tem como especialização tratar fobia social?

30 respostas
Olá! Gostaria de saber se existe psicólogo que tem como especialização tratar fobia social?
Olá, bom dia!
Sobre haver um curso ou especialização que seja voltado apenas e especificamente ao tratamento da fobia social, acredito que seja difícil a existência ou não tenho conhecimento - mas não descarto a possibilidade de existir. O que tenho conhecimento é que cada vez mais há profissionais nas áreas Psi, pesquisando e se dedicando a leitura e produção de conteúdo científico acerca da fobia social, e podendo ou não estes profissionais estarem trabalhando na clínica com a abordagem escolhida, que podem ser diversas. Porém, a depender da formação d@ profissional haverá especificidades na forma de lidar com a questão das fobias. Assim sendo, é indicado que você procure um@ profissional que você consiga estabelecer um bom relacionamento e se identifique com a abordagem e métodos de tratamento. Por fim, vale lembrar que é importante que @ profissional não escute apenas o diagnóstico, mas você como um todo e a forma como os sintomas foram se desenvolvendo, e como você se relaciona com tudo isto. Abrçs!

Olá. As especialidades em psicologia têm mais a ver com teorias e técnicas do que com uma doença específica. É importante saber que fobia social tem causas muito singulares, podendo ser desencadeada por fatores muito diferentes, variando de pessoa para pessoa. Um psicólogo, no entanto, poderá ajudar a lidar com as situações de exposição e interação social, buscando entender com você o que acontece nesses momentos que lhe causam angústia. Além disso, através da sua história de vida, também poderão construir um entendimento sobre as causas da fobia, possíveis formas de lidar com ela, além de ressignificar aspectos importantes da sua vida que possam estar relacionadas a esse temor. Vale mais basear a sua busca num profissional que lhe passe segurança e tenha boas recomendações, do que num especialista muito específico.
Olá! Todas as abordagens da Psicologia tratam as fobias (cada uma com um referencial teórico e metodológico interpretam o comportamento e a mente humana). Para as pessoas com fobia social, as interações sociais causam ansiedade irracional e medo. O tratamento combinado (Psicoterapia e medicação) podem ajudar o paciente a perceber de forma mais realista as situações e melhorar a capacidade de interagir com os outros. Abraços!
O transtorno de Ansiedade Social (TAS) as vezes pode ser confundido com a timidez. Sem os cuidados de um psicologo, pode evoluir para o isolamento ou desencadear outros transtornos como depressão ou uso de substâncias.
Quando procurar ajuda?
Se o convívio social ou consigo próprio se encontra debilitado e frustrante.
O tratamento inclui técnicas que trabalham em conjunto cognições, os pensamentos, as emoções, o comportamento. Dai a importância da Terapia cognitivo comportamental. As sessões são planejadas de modo que o paciente progrida aos poucos, aumentando suas habilidades sociais e aprendendo a lidar com os gatilhos que aumentam a ansiedade e o comportamento de esquiva.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá! Tradicionalmente, a ansiedade social grave era chamada de "fobia social". Atualmente, o termo correto é "transtorno de ansiedade social". Esse transtorno é definido como um medo acentuado e persistente de situações as quais o indivíduo é exposto a pessoas desconhecidas ou está sendo avaliado em algum desempenho específico. De modo resumido, na ansiedade social a pessoa sente uma profunda preocupação com o que os outros irão pensar dela, evitando ao máximo situações em que pode sentir-se envergonhada. A terapia cognitivo-comportamental é eficaz em 75% dos casos de ansiedade social, sendo, portanto, a abordagem mais recomendada. O tratamento consiste em uma reestruturação cognitiva, no desenvolvimento de habilidades sociais, no aprendizado de técnicas para lidar com a ansiedade, e em exposições graduais para mudança comportamental. Quando necessário, também deve haver acompanhamento psiquiátrico. Então, respondendo a sua pergunta, não é que existam profissionais especializados em ansiedade social, mas sim profissionais especializados em abordagens mais adequadas para tratar esse tipo de diagnóstico. Vale a pena perguntar ao psicólogo, antes de iniciar o tratamento, qual é a abordagem e o quanto ele pode te ajudar com esse transtorno específico. Espero ter ajudado!
Olá, existem diversas abordagens que podem ajudar com Fobia social, ao exemplo da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que através de suas atividades práticas, técnicas poderá auxiliar o individuo a ressignificar seus pensamentos e experiências, lembrando que a forma como interpretamos e lidamos com alguma situação é de extrema importância, portanto é necessário análisar que tipo de pensamentos e sentimendos causam a Fobia social em determinado paciente para que possa ser montado um tratamento eficaz.
Espero ter ajudado.
Olá
Geralmente vai ter um psicólogo que atende somente esse quadro nos pacientes ou esse quadro e mais alguns. todas as escolas de psicologia são cientificamente assertivas. Outro fator determinante no sucesso do tratamento é o relacionamento com seu terapeuta.
Olá. Existem dados científicos que consideram a Terapia Cognitivo-Comportamental "Padrão Ouro" para o tratamento de Fobia Social. Também deve ser considerado o acompanhemento médico (psiquiatra) para avaliar a necessidade de intervenção medicamentosa que será uma forte aliada no tratamento.
Conceitos e técnicas relacionadas a TCC (exposição, reestruturação cognitiva, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais) são utilizados durante a jornada.
Ao dispor.
Guilherme Trigueiro (Terapeuta Cognitivo-Comportamental)
Costumo tratar Fobia Social utilizando uma integração de Hipnose, PNL, Line Time Therapy e Neurossemântica. A neurossemântica é embasada na Terapia Cognitivo Comportamental. À sua disposição
Ola, a terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a desenvolver recursos para lidar de forma bem assertiva com a fobia social. Se quiser mais informações entre em contato. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Há várias pesquisas científicas que comprovam que a Terapia Cognitiva Comportamental é considerada a mais adequada para o tratamento de fobia.
Oi, bom dia.
Todas as abordagens da psicologia podem tratar a fobia social, a Terapia Cognitivo Comportamental possui um bom resultada para o tratamento da fobia social.
Espero poder ter ajudado, estou a disposição.
Olá! Existe sim. Tanto a timidez quanto a fobia social acontece quando estamos diante de uma reprovação social como uma zueira em sala de aula, por exemplo. O que acontece é que as vezes antecipamos que algo ruim irá acontecer, mas não necessariamente é real. É importante avaliar o que você pensa quando está nessas situações. Outro fator importante é se você possui alguém para te apoiar, defender e te orientar para lidar com esses desafios de se expor aos outros. A terapia pode te ajudar muito com isso, inclusive orientando sua família para acelerar o seu processo de redução dos medos, ansiedade, tristeza, como também nas estratégias de enfrentamento. Fico a sua disposição. Abraços!
Olá! Indicaria a busca de um profissional especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental, que tem bons resultados para esse caso. A timidez se torna prejudicial quando leva ao temor de situações sociais, principalmente se há uma possibilidade de julgamento ou avaliação. Nesses casos, sentimentos intensos de ansiedade podem influenciar a evitação desses eventos. Então, na prática, há uma dificuldade em se apresentar, iniciar e manter conversas e até fazer uma entrevista de emprego, podendo também se manifestar no corpo, por tremor nas mãos ou suor excessivo, por exemplo. O que impacta tanto a autoestima quanto as relações. O objetivo principal do tratamento através da TCC é, portanto, reduzir os sentimentos de vergonha, medo e ansiedade, entendendo os pensamentos relacionados e facilitando a exposição a essas situações. Espero ter ajudado!
Olá, o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social como é conhecido de forma popular, é um transtorno. Atualmente não existe uma especialização voltada para isso, mas existem profissionais que tem como foco, trabalhar com demandas relacionadas a ansiedade.

Importante mencionar que a Fobia Social, não é igual Timidez ou uma Personalidade Introspectiva, está se trata de um transtorno e por isso é importante passar por uma avaliação.

Pois, esse quadro pode trazer muitos prejuízos para o paciente, além disso, os sintomas físicos, como palpitação, rubor, tremor e sudorese trazem ainda mais desconforto e tendências cada vez maiores de evitar estar em lugares que são importantes para o paciente, impedindo que tenha uma vida com qualidade.

Recomendo Terapia Comportamental, porque conseguimos em sessão olhar profundamente para todas essas demandas, entendendo suas complexidades, e possibilidade lidar com seus medos e ansiedades, facilitando assim a exposição a essas situações, e possibilitando que você tenha mais momentos na sua vida que sejam gratificantes para você.
Provavelmente você teme situações sociais, muitas vezes se esquivando dessas situações. Como toda nossa vida necessitamos de lidar com pessoas, esse comportamento de esquiva torna muito limitante, angustiante prejudicando sua vida em várias áreas. Pessoas com Fobia Social ficam geralmente preocupadas em demostrar ansiedade e medo e que outros o avalie de forma negativa. As situações sociais são evitadas e quando essas pessoas necessitam se expor, fazem com um grande sofrimento e angustia.
O psicologo especialista em Terapia comportamental, analista do comportamento vai realizar a análise funcional, pois ela permite que o clínico identifique a função de um determinado comportamento e determine a intervenção apropriada para modificar as modificações e entendimentos do problema em questão.
Procure um psicologo, pois vai com certeza te ajudar. Um abraço,
Sim! Sou especialista nos transtornos mentais aplicado à prática clínica, entre eles, fobia social. Trata-se de um transtorno de ansiedade voltado para situações sociais. Essa não é uma demanda única estudada em uma especialização, é uma entre várias outras. Sou formada em terapia cognitivo-comportamental, que tem boas evidências no tratamento de fobias. Se precisar, estou à disposição.
Sim, existem psicólogos com especialização voltada para os transtornos de ansiedade, que engloba a fobia social.
Olá boa tarde!
Dentro da psicologia existem várias abordagens, onde qualquer uma delas está capacitada para tratar um quadro de fobia social. O que podemos afirmar é que a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem sido bastante eficaz nesses casos, Me coloco à disposição, um forte abraço!
Olá !
A psicologia em si é baseada em estudos científicos e existem diversas abordagens que afetam como a terapia será conduzida. Dessa forma, é interessante iniciar a terapia com o psicólogo que possui a abordagem que você mais se identifica e assim iniciar o tratamento. A fobia social pode ter diversas causas e o psicólogo irá te auxiliar a identificar melhor o que sente. Alguns psicólogos possuem também formação mais direcionada para transtornos de ansiedade, o que pode ser também o que você está procurando de forma específica.
Dentro da psicologia existem várias abordagens teóricas, mas, o mais importante é iniciar a psicoterapia independente da abordagem teórica do profissional escolhido. Se você se sente bem e vê resultados com um profissional, isso é o que importa. Lembre-se, o resultado do processo não depende só do profissional, mas sim da sua entrega e confiança no processo.
Olá. Espero que esteja tudo bem, pois imagino que não seja fácil lidar com esse tipo de fobia, já que estamos o tempo inteiro tendo que nos relacionar socialmente.
A maioria das abordagens psicológicas podem ser usadas para “tratar” todos os tipos de “disfunções”. No caso da fobia social, a abordagem da terapia cognitivo comportamental, ou TCC, tem mostrado bons resultados... Já que através dela o terapeuta pode trabalhar técnicas como: o treino de habilidades sociais, relaxamento para amenizar os efeitos da ansiedade na fobia, etc.
A terapia de exposição também pode ser muito eficaz no tratamento desse tipo de demanda.
Olá Sem dúvida, existem sim psicólogos cuja especialidade é tratar pacientes com diagnóstico de fobia social. No Hospital das clínicas, Instituto de Psiquiatria, por exemplo, existe toda uma equipe interdisciplinar para tratar desses pacientes.
Olá, acredito que seja necessário buscar um Psicólogo Clinico com especialização em Saúde Mental ou Psicopatologia Clinica. No entanto todo profissional devidamente credenciado junto ao conselho regional de psicologia esta apto a realizar o atendimento, fundamental que você se sinta confortável e bem orientada quanto ao processo terapêutico.
Vale ressaltar que para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento.
Os sintomas são medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação ou receio de estar ofendendo alguém.
Psicoterapia e antidepressivos podem ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 120
Olá! O TAS(Transtorno de Ansiedade Social) traz muito prejuízos para a pessoa acometida, pois a impede de viver uma vida social do jeito que ela gostaria por medos de se expor, de ser julgada, de ser inadequada dentre tantos outros medos, É lógico que esse transtorno não surgiu do nada, existe uma história de vida por traz, experiências de inibição ou exposição excessivos podem ser determinantes para a forma como você funciona hoje.
É possível aprender a lidar melhor que essas experiências vividas e criar habilidades novas, enfrentamentos mais funcionais para se socializar. Por mais difícil que pareça, é no meio das pessoas que a cura vem, a psicoterapia te ajudará. Busque ajuda de um profissional da TCC e TE(terapia do esquema) para entender seus modos de funcionamento e seus esquemas ativados e aprender a lidar com cada um deles.
Estarei a disposição, caso precise!
Fobia social é um tipo de ansiedade, não existe um especialista em fobia, o ideal é procurar um psicólogo com experiência em ansiedade para trabalhar os seus medos, boa sorte!
Olá!
Há especializações em abordagens teóricas que trabalhem com demandas tais como a Fobia Social. Ou, como no meu caso, tenho especialização em psicopatologias - o que engloba a Fobia Social, dentre outros transtornos de cunho psicopatológico.
Sim, existem psicólogos que têm especialização ou experiência no tratamento da fobia social (transtorno de ansiedade social).
Boa tarde. Alguns psicólogos tem como especialidade sim o tratamento de ansiedade e a própria fobia social. Me coloco a disposição
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Olá. Especialização especificamente e exclusivamente em fobia social, não, porém existem especializações em psicopatologias ou tipos de transtornos. De maneira geral, qualquer psicólogo clínico pode trabalhar com fobia social.