Olá! Gostaria de saber se existe psicólogo que tem como especialização tratar fobia social?

36 respostas
Olá! Gostaria de saber se existe psicólogo que tem como especialização tratar fobia social?
 Marvin Douglas de Souza Aguiar
Psicanalista, Psicólogo
Recife
Olá, bom dia!
Sobre haver um curso ou especialização que seja voltado apenas e especificamente ao tratamento da fobia social, acredito que seja difícil a existência ou não tenho conhecimento - mas não descarto a possibilidade de existir. O que tenho conhecimento é que cada vez mais há profissionais nas áreas Psi, pesquisando e se dedicando a leitura e produção de conteúdo científico acerca da fobia social, e podendo ou não estes profissionais estarem trabalhando na clínica com a abordagem escolhida, que podem ser diversas. Porém, a depender da formação d@ profissional haverá especificidades na forma de lidar com a questão das fobias. Assim sendo, é indicado que você procure um@ profissional que você consiga estabelecer um bom relacionamento e se identifique com a abordagem e métodos de tratamento. Por fim, vale lembrar que é importante que @ profissional não escute apenas o diagnóstico, mas você como um todo e a forma como os sintomas foram se desenvolvendo, e como você se relaciona com tudo isto. Abrçs!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Gabriel Bernardi
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Olá. As especialidades em psicologia têm mais a ver com teorias e técnicas do que com uma doença específica. É importante saber que fobia social tem causas muito singulares, podendo ser desencadeada por fatores muito diferentes, variando de pessoa para pessoa. Um psicólogo, no entanto, poderá ajudar a lidar com as situações de exposição e interação social, buscando entender com você o que acontece nesses momentos que lhe causam angústia. Além disso, através da sua história de vida, também poderão construir um entendimento sobre as causas da fobia, possíveis formas de lidar com ela, além de ressignificar aspectos importantes da sua vida que possam estar relacionadas a esse temor. Vale mais basear a sua busca num profissional que lhe passe segurança e tenha boas recomendações, do que num especialista muito específico.
 Andréa Macagnani
Psicólogo
Maringá
Olá! Todas as abordagens da Psicologia tratam as fobias (cada uma com um referencial teórico e metodológico interpretam o comportamento e a mente humana). Para as pessoas com fobia social, as interações sociais causam ansiedade irracional e medo. O tratamento combinado (Psicoterapia e medicação) podem ajudar o paciente a perceber de forma mais realista as situações e melhorar a capacidade de interagir com os outros. Abraços!
O transtorno de Ansiedade Social (TAS) as vezes pode ser confundido com a timidez. Sem os cuidados de um psicologo, pode evoluir para o isolamento ou desencadear outros transtornos como depressão ou uso de substâncias.
Quando procurar ajuda?
Se o convívio social ou consigo próprio se encontra debilitado e frustrante.
O tratamento inclui técnicas que trabalham em conjunto cognições, os pensamentos, as emoções, o comportamento. Dai a importância da Terapia cognitivo comportamental. As sessões são planejadas de modo que o paciente progrida aos poucos, aumentando suas habilidades sociais e aprendendo a lidar com os gatilhos que aumentam a ansiedade e o comportamento de esquiva.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Tradicionalmente, a ansiedade social grave era chamada de "fobia social". Atualmente, o termo correto é "transtorno de ansiedade social". Esse transtorno é definido como um medo acentuado e persistente de situações as quais o indivíduo é exposto a pessoas desconhecidas ou está sendo avaliado em algum desempenho específico. De modo resumido, na ansiedade social a pessoa sente uma profunda preocupação com o que os outros irão pensar dela, evitando ao máximo situações em que pode sentir-se envergonhada. A terapia cognitivo-comportamental é eficaz em 75% dos casos de ansiedade social, sendo, portanto, a abordagem mais recomendada. O tratamento consiste em uma reestruturação cognitiva, no desenvolvimento de habilidades sociais, no aprendizado de técnicas para lidar com a ansiedade, e em exposições graduais para mudança comportamental. Quando necessário, também deve haver acompanhamento psiquiátrico. Então, respondendo a sua pergunta, não é que existam profissionais especializados em ansiedade social, mas sim profissionais especializados em abordagens mais adequadas para tratar esse tipo de diagnóstico. Vale a pena perguntar ao psicólogo, antes de iniciar o tratamento, qual é a abordagem e o quanto ele pode te ajudar com esse transtorno específico. Espero ter ajudado!
 Victor Luiz Gomes Konecsni
Psicólogo, Terapeuta complementar
Jundiaí
Olá, existem diversas abordagens que podem ajudar com Fobia social, ao exemplo da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que através de suas atividades práticas, técnicas poderá auxiliar o individuo a ressignificar seus pensamentos e experiências, lembrando que a forma como interpretamos e lidamos com alguma situação é de extrema importância, portanto é necessário análisar que tipo de pensamentos e sentimendos causam a Fobia social em determinado paciente para que possa ser montado um tratamento eficaz.
Espero ter ajudado.
Olá. Existem dados científicos que consideram a Terapia Cognitivo-Comportamental "Padrão Ouro" para o tratamento de Fobia Social. Também deve ser considerado o acompanhemento médico (psiquiatra) para avaliar a necessidade de intervenção medicamentosa que será uma forte aliada no tratamento.
Conceitos e técnicas relacionadas a TCC (exposição, reestruturação cognitiva, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais) são utilizados durante a jornada.
Ao dispor.
Guilherme Trigueiro (Terapeuta Cognitivo-Comportamental)
Dr. Deroni Sabbi
Psicólogo, Terapeuta complementar
Porto Alegre
Costumo tratar Fobia Social utilizando uma integração de Hipnose, PNL, Line Time Therapy e Neurossemântica. A neurossemântica é embasada na Terapia Cognitivo Comportamental. À sua disposição
 Flávia Camargo
Psicólogo
João Pessoa
Ola, a terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a desenvolver recursos para lidar de forma bem assertiva com a fobia social. Se quiser mais informações entre em contato. Estou a disposição.
Olá! Há várias pesquisas científicas que comprovam que a Terapia Cognitiva Comportamental é considerada a mais adequada para o tratamento de fobia.
Oi, bom dia.
Todas as abordagens da psicologia podem tratar a fobia social, a Terapia Cognitivo Comportamental possui um bom resultada para o tratamento da fobia social.
Espero poder ter ajudado, estou a disposição.
Olá! Existe sim. Tanto a timidez quanto a fobia social acontece quando estamos diante de uma reprovação social como uma zueira em sala de aula, por exemplo. O que acontece é que as vezes antecipamos que algo ruim irá acontecer, mas não necessariamente é real. É importante avaliar o que você pensa quando está nessas situações. Outro fator importante é se você possui alguém para te apoiar, defender e te orientar para lidar com esses desafios de se expor aos outros. A terapia pode te ajudar muito com isso, inclusive orientando sua família para acelerar o seu processo de redução dos medos, ansiedade, tristeza, como também nas estratégias de enfrentamento. Fico a sua disposição. Abraços!
 Vanessa Sandall
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Indicaria a busca de um profissional especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental, que tem bons resultados para esse caso. A timidez se torna prejudicial quando leva ao temor de situações sociais, principalmente se há uma possibilidade de julgamento ou avaliação. Nesses casos, sentimentos intensos de ansiedade podem influenciar a evitação desses eventos. Então, na prática, há uma dificuldade em se apresentar, iniciar e manter conversas e até fazer uma entrevista de emprego, podendo também se manifestar no corpo, por tremor nas mãos ou suor excessivo, por exemplo. O que impacta tanto a autoestima quanto as relações. O objetivo principal do tratamento através da TCC é, portanto, reduzir os sentimentos de vergonha, medo e ansiedade, entendendo os pensamentos relacionados e facilitando a exposição a essas situações. Espero ter ajudado!
Olá, o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social como é conhecido de forma popular, é um transtorno. Atualmente não existe uma especialização voltada para isso, mas existem profissionais que tem como foco, trabalhar com demandas relacionadas a ansiedade.

Importante mencionar que a Fobia Social, não é igual Timidez ou uma Personalidade Introspectiva, está se trata de um transtorno e por isso é importante passar por uma avaliação.

Pois, esse quadro pode trazer muitos prejuízos para o paciente, além disso, os sintomas físicos, como palpitação, rubor, tremor e sudorese trazem ainda mais desconforto e tendências cada vez maiores de evitar estar em lugares que são importantes para o paciente, impedindo que tenha uma vida com qualidade.

Recomendo Terapia Comportamental, porque conseguimos em sessão olhar profundamente para todas essas demandas, entendendo suas complexidades, e possibilidade lidar com seus medos e ansiedades, facilitando assim a exposição a essas situações, e possibilitando que você tenha mais momentos na sua vida que sejam gratificantes para você.
Dra. Lucia Pereira Berhili
Psicólogo
Brasília
Provavelmente você teme situações sociais, muitas vezes se esquivando dessas situações. Como toda nossa vida necessitamos de lidar com pessoas, esse comportamento de esquiva torna muito limitante, angustiante prejudicando sua vida em várias áreas. Pessoas com Fobia Social ficam geralmente preocupadas em demostrar ansiedade e medo e que outros o avalie de forma negativa. As situações sociais são evitadas e quando essas pessoas necessitam se expor, fazem com um grande sofrimento e angustia.
O psicologo especialista em Terapia comportamental, analista do comportamento vai realizar a análise funcional, pois ela permite que o clínico identifique a função de um determinado comportamento e determine a intervenção apropriada para modificar as modificações e entendimentos do problema em questão.
Procure um psicologo, pois vai com certeza te ajudar. Um abraço,
Sim! Sou especialista nos transtornos mentais aplicado à prática clínica, entre eles, fobia social. Trata-se de um transtorno de ansiedade voltado para situações sociais. Essa não é uma demanda única estudada em uma especialização, é uma entre várias outras. Sou formada em terapia cognitivo-comportamental, que tem boas evidências no tratamento de fobias. Se precisar, estou à disposição.
Sim, existem psicólogos com especialização voltada para os transtornos de ansiedade, que engloba a fobia social.
 Cristiane Alves
Psicólogo
Campo Limpo Paulista
Olá boa tarde!
Dentro da psicologia existem várias abordagens, onde qualquer uma delas está capacitada para tratar um quadro de fobia social. O que podemos afirmar é que a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem sido bastante eficaz nesses casos, Me coloco à disposição, um forte abraço!
Dra. Paula Paiva
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá !
A psicologia em si é baseada em estudos científicos e existem diversas abordagens que afetam como a terapia será conduzida. Dessa forma, é interessante iniciar a terapia com o psicólogo que possui a abordagem que você mais se identifica e assim iniciar o tratamento. A fobia social pode ter diversas causas e o psicólogo irá te auxiliar a identificar melhor o que sente. Alguns psicólogos possuem também formação mais direcionada para transtornos de ansiedade, o que pode ser também o que você está procurando de forma específica.
 Juliana Abreu
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Dentro da psicologia existem várias abordagens teóricas, mas, o mais importante é iniciar a psicoterapia independente da abordagem teórica do profissional escolhido. Se você se sente bem e vê resultados com um profissional, isso é o que importa. Lembre-se, o resultado do processo não depende só do profissional, mas sim da sua entrega e confiança no processo.
Olá. Espero que esteja tudo bem, pois imagino que não seja fácil lidar com esse tipo de fobia, já que estamos o tempo inteiro tendo que nos relacionar socialmente.
A maioria das abordagens psicológicas podem ser usadas para “tratar” todos os tipos de “disfunções”. No caso da fobia social, a abordagem da terapia cognitivo comportamental, ou TCC, tem mostrado bons resultados... Já que através dela o terapeuta pode trabalhar técnicas como: o treino de habilidades sociais, relaxamento para amenizar os efeitos da ansiedade na fobia, etc.
A terapia de exposição também pode ser muito eficaz no tratamento desse tipo de demanda.
 Rosemar Prota
Psicólogo
São Paulo
Olá Sem dúvida, existem sim psicólogos cuja especialidade é tratar pacientes com diagnóstico de fobia social. No Hospital das clínicas, Instituto de Psiquiatria, por exemplo, existe toda uma equipe interdisciplinar para tratar desses pacientes.
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, acredito que seja necessário buscar um Psicólogo Clinico com especialização em Saúde Mental ou Psicopatologia Clinica. No entanto todo profissional devidamente credenciado junto ao conselho regional de psicologia esta apto a realizar o atendimento, fundamental que você se sinta confortável e bem orientada quanto ao processo terapêutico.
Vale ressaltar que para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento.
Os sintomas são medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação ou receio de estar ofendendo alguém.
Psicoterapia e antidepressivos podem ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros.
 Léa Olímpio de Moura
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! O TAS(Transtorno de Ansiedade Social) traz muito prejuízos para a pessoa acometida, pois a impede de viver uma vida social do jeito que ela gostaria por medos de se expor, de ser julgada, de ser inadequada dentre tantos outros medos, É lógico que esse transtorno não surgiu do nada, existe uma história de vida por traz, experiências de inibição ou exposição excessivos podem ser determinantes para a forma como você funciona hoje.
É possível aprender a lidar melhor que essas experiências vividas e criar habilidades novas, enfrentamentos mais funcionais para se socializar. Por mais difícil que pareça, é no meio das pessoas que a cura vem, a psicoterapia te ajudará. Busque ajuda de um profissional da TCC e TE(terapia do esquema) para entender seus modos de funcionamento e seus esquemas ativados e aprender a lidar com cada um deles.
Estarei a disposição, caso precise!
Dra. Priscila Da Silva pereira
Psicólogo
São Paulo
Fobia social é um tipo de ansiedade, não existe um especialista em fobia, o ideal é procurar um psicólogo com experiência em ansiedade para trabalhar os seus medos, boa sorte!
 Anne Beatriz Carvalho Aguemi
Psicólogo
São Paulo
Olá!
Há especializações em abordagens teóricas que trabalhem com demandas tais como a Fobia Social. Ou, como no meu caso, tenho especialização em psicopatologias - o que engloba a Fobia Social, dentre outros transtornos de cunho psicopatológico.
Sim, existem psicólogos que têm especialização ou experiência no tratamento da fobia social (transtorno de ansiedade social).
 Karen Silva
Psicólogo
Contagem
Boa tarde. Alguns psicólogos tem como especialidade sim o tratamento de ansiedade e a própria fobia social. Me coloco a disposição
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Especialização especificamente e exclusivamente em fobia social, não, porém existem especializações em psicopatologias ou tipos de transtornos. De maneira geral, qualquer psicólogo clínico pode trabalhar com fobia social.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim, existem psicólogos especializados no tratamento de fobia social, e a psicoterapia é uma ferramenta poderosa nesse processo. Na psicanálise, por exemplo, busca-se compreender as origens profundas das dificuldades sociais, explorando memórias e experiências inconscientes que podem ter moldado suas respostas emocionais ao convívio com os outros. Esse trabalho oferece um caminho para reconhecer padrões internos e transformá-los, ajudando você a lidar de maneira mais saudável com a interação social.

Já a psicologia analítica de Jung também é uma abordagem valiosa. Ela considera a fobia social como uma manifestação de conflitos internos que podem estar associados ao "eu" e à sua relação com os outros. O foco é explorar os símbolos e os arquétipos presentes em seus sonhos, pensamentos e emoções, promovendo um entendimento mais profundo de si mesmo e fortalecendo a sua capacidade de interagir com o mundo ao seu redor.

Ambas as abordagens oferecem um espaço acolhedor e reflexivo, permitindo que você encontre segurança e recursos internos para lidar com os desafios sociais. Procurar um profissional que trabalhe com essas linhas pode ser o primeiro passo em direção a uma vida mais equilibrada e confiante.
 Arisio Moreira Taylor Junior
Psicólogo
Rio de Janeiro
A TCC tem um bom protocolo para tratar a fobia social.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Sim, existem psicólogos especializados no tratamento de fobia social. Esse transtorno, também conhecido como ansiedade social, é amplamente estudado na psicologia, e muitos profissionais têm experiência específica para lidar com ele. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem muito eficaz para tratar fobia social, pois foca em identificar e modificar pensamentos automáticos negativos, além de trabalhar gradualmente na exposição a situações temidas, ajudando a pessoa a se sentir mais confortável em contextos sociais.

Além da TCC, outros métodos, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e intervenções baseadas em mindfulness, podem ser úteis para lidar com os pensamentos e emoções relacionados à ansiedade social. Psicólogos com experiência em transtornos de ansiedade geralmente têm o preparo necessário para tratar a fobia social, mesmo que não mencionem especificamente essa condição.

Se você está buscando um psicólogo, pode verificar plataformas online, como a Doctoralia, ou consultar profissionais através de conselhos regionais de psicologia, para encontrar alguém com experiência em transtornos de ansiedade. É importante escolher um profissional com quem você se sinta à vontade, pois a relação terapêutica é fundamental para o sucesso do tratamento.

Se precisar de ajuda para entender como funciona o tratamento ou para encontrar um profissional adequado, estarei à disposição. A busca por informações já é um passo importante para superar os desafios da fobia social.
Olá!

Sim, existem psicólogos especializados no tratamento de fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social. Essa especialização envolve técnicas específicas para ajudar indivíduos a lidar com o medo intenso de situações sociais e de desempenho.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC), trabalhamos para identificar os pensamentos automáticos e crenças que alimentam a fobia social. A TCC oferece estratégias práticas, como a exposição gradual a situações temidas e o desenvolvimento de habilidades sociais, para reduzir a ansiedade e aumentar a confiança.

Além disso, o tratamento pode incluir técnicas de relaxamento e reestruturação cognitiva, que ajudam a modificar padrões de pensamento negativos. Em determinados casos, pode ser útil considerar uma avaliação médica para explorar outras opções de tratamento complementares.

Buscar suporte profissional especializado é um passo importante para superar os desafios associados à fobia social. Para mais informações sobre como posso ajudar, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site HumanaMente Falando.

Fico à disposição, fique bem!

Com afeto,

Leonir Troscki - CRP12/12755.
Sim, existem psicólogos especializados no tratamento de fobia social, geralmente com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que é uma abordagem eficaz para tratar esse transtorno. Você pode procurar por psicólogos com essa especialização ou que ofereçam TCC como abordagem principal.
 Lais  Matos
Psicólogo, Psicanalista
Lages
Olá! Sim, existem psicólogos que se especializam no tratamento da fobia social, ou ansiedade social. Esse quadro é muito comum e envolve o medo intenso de ser julgado ou rejeitado em situações sociais, o que pode afetar a vida cotidiana de forma significativa.

Na psicologia, diversas abordagens podem ser usadas para tratar a fobia social, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que é bastante eficaz nesse tipo de transtorno. Porém, na psicanálise, a escuta e a compreensão da singularidade de cada pessoa também têm um papel fundamental para entender o que está por trás desse medo — as questões emocionais, as experiências passadas e as dinâmicas psíquicas que podem estar alimentando esse sofrimento.

Se você sente que a fobia social está afetando sua vida, é importante procurar um profissional que tenha experiência no trato dessa questão. O mais importante é encontrar alguém com quem você se sinta confortável para falar e explorar os aspectos dessa vivência.

Se precisar de mais informações sobre como isso funciona na prática, estou à disposição.








Sim, existe sim! Psicólogos podem se especializar no tratamento de fobia social. O mais indicado é buscar profissionais que trabalhem com:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): é a abordagem com maior evidência científica para fobia social, pois ajuda a identificar pensamentos distorcidos, reduzir a ansiedade em situações sociais e treinar habilidades sociais.

Terapia do Esquema: aprofunda nas origens emocionais.

Vale a pena, ao procurar, verificar na apresentação do psicólogo se ele cita “ansiedade social” ou “fobia social” como área de atuação.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Fobia social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.