Olá! Gostaria de saber se, quando bebê, a criança pode desenvolver uma estereotipia (stimming) motiv

21 respostas
Olá! Gostaria de saber se, quando bebê, a criança pode desenvolver uma estereotipia (stimming) motivada, por exemplo, balançar-se no carrinho para o carrinho andar, e conforme cresce, até a fase adulta, essa estereotipia permanece intensamente porém sem motivos e objetivos? Isto seria uma estereotipia realmente?
Ola! Nunca é sem motivos. Algo subjaz por detrás, que pode até ser uma forma de comunicação. É necessário uma avaliação psicológica, bem como neurológica bem completa para entender o que se passa. São muitas as variáveis a ser analisadas para um diagnóstico e sua pergunta também não deixa claro, se a pessoa ainda é criança ou já é adulto e como tudo isso se desenvolveu. Procure por ajuda médica neurológica e também um psicólogo/psicanalista.

Acredito que não tenha fucsfo muito clara a sua pergunta, com certeza precisaria de uma avaliação, mas levando em consideração que o cérebro é um repetidor de ações que pode começar desde a infância e chegar na fase adulta, pode acontecer sim, dessa pessoa levar para a vida pensamentos ou ações da infância.
Olá! As questões psíquicas não são tão literais assim, é preciso entender todo contexto. Faça uma avaliação com profissional presencialmente. Paz!
Olá!
Penso que vc fala de um adulto nos dias de hoje que recorre aos movimentos do passado, onde encontrava solução. contudo, hoje os movimentos são recorrentes, mas, sem a busca para soluções. Seria isso? Em todo o caso, para uma resposta efetiva, há a necessidade de inúmeras informações. Sugiro que a pessoa, a princípio, busque ajuda de um psicólogo para que juntos cheguem no ponto de origem desses movimentos.
Boa sorte!
Olá! Esse comportamento pode ser aprendido e apenas se repete na fase adulta. Considere uma avaliação neurológica e psicológica para ter um diagnóstico preciso.
É importante observar a regularidade e intensidade destas esteriotipias. Na dúvida se trata-se de algo normal ou grave, é importante buscar um profissional para avaliação/ orientação.
Olá, um movimento com um objetivo não pode ser considerado uma estereotipia .
Já um movimento repetitivo sem motivo aparente pode ser (ou não) uma estereotipia Mas é preciso uma avaliação mais detalhada para entender tudo que está envolvido no comportamento para definir melhor o que é, e a necessidade ou não de um tratamento.
Olá,
Esse tipo de comportamento repetitivo deve ser avaliado diante de diferentes variáveis. Por isso, é importante trazer mais informações de quando se iniciou, em que ambientes aparece e qual a frequência e intensidade. Acho apropriado procurar um neurologista ou um psicólogo especialista para uma avaliação.
Você falou estereotipia motivada. Ok. Você percebe que seu filho balança-se no carrinho para que o mesmo ande
Veja, ele tem um objetivo e encontrou uma forma de conseguir o que quer. Quando ele movimenta o corpo, o carrinho anda. Na verdade eu não estou vendo uma estereotipia. Fique atenta e veja se ele se comporta assim com outras coisas também.
Pelo que vc fala é um adulto repetindo hoje um comportamento que foi necessário no passado enquanto se era um bebê. Imagino que esse bebê precisava ninar a si próprio, se acalmar, se embalar, buscar aconchego em seus próprios recursos e em seus próprios braços, O que remete a uma solidão e a um desamparo pois essa função normalmente não cabe ao bebê. Mas deve ter sido o recurso possível É necessário naquela época. O adulto carrega sempre dentro de si O bebê que se foi, se esse foi um bebê desamparado e solitário certamente os efeitos disso se fazem presentes na vida atual desse adulto e estarão presentes por toda a vida. Por isso é necessário conhecer sua história e entrar em contato com a criança e o bebê que se foi para poder agora, entendendo sua história dar aconchego pra esse bebê que ficou sem alguém para lhe embalar. Um psicólogo que trabalhe com psicanálise poderá ajudar a tratar dessas questões.
Olá! as estereotipias sem pre vem junto de um motivo, seja neurológico, emocional ou ambos. Existe a estimulação precoce, avaliação e tratamento oferecido pela psicologia psicanalítica a bebês que apresentam algum tipo de comportamento relacionado com estereotipias, atraso no desenvolvimento, ou qualquer outro quadro relevante observado pelos pais. Se você conhece algum bebê que apresenta tais comportamentos, busque ajuda de um neuropediatra e de um profissional especializado em estimulação precoce. A intervenção quanto mais antecipada, pode gerar melhores resultados.
Qualquer diagnóstico precoce seria seria uma aleivosia. Procure um Psicanalista ou Terapeuta de casais.
É sempre interessante, ao observar situações que fogem de um padrão, buscar um especialista e uma rede de apoio para ajudar na busca efetiva de respostas. Assim, você terá o suporte adequado e saberá em que sentido deve seguir para o bem estar da criança.
Boa tarde!
Eu convido vc a ir ao meu consultório,
E tudo na vida tem um porque,e claro que tem sim um motivo para essa estereotipia.
Acho que se falarmos em diagnostico aqui iria confundir você, o ideal é procurar um especialista e fazer uma avaliação, logo esse especialista avaliando o caso, serão encaminhados para uma equipe multidisciplinar e fará o acompanhamento corretamente.
Olá! Para certificar se realmente é uma estereotipia é necessário uma avaliação psicológica. Nesse caso especificamente, o movimento que ele produz me parece que é em busca de um objetivo, com isso a importância de verificar em outras situações e os antecedentes, caso aconteça em outro contexto. Estou a disposição para maiores esclarecimentos e para uma possível avaliação, conte comigo!
Olá !
Primeiro precisamos fazer uma avaliação neurológica com um médico neurologista!
Em seguida, é indicado procurar um profissional da Psicologia para você como mãe/pai (considerando que seu filho é uma criança) . Se tem mais de 15 anos é indicado que busque auxílio da psicoterapia.
Esse comportamento pode ser uma forma que aprendeu para se defender, para se comunicar.
A psicoterapia também auxilia na autoaceitação, a perceber os benefícios do comportamento e as possibilidades de se relacionar e se comunicar.
Estou torcendo para encontrares o melhor caminho possível !
Abraço
Super complicado de te dizer qualquer coisa, sem antes fazer uma avaliação mais aprofundada. Te sugiro agendar uma sessão de terapia para contextualizar e sanar tuas dúvidas.
Olá! Você deve avaliar bem o que faz o indivíduo a permanecer com esse comportamento. Pode ter relação com o que ocorreu na infância, mas sugiro que faça um diagnóstico mais completo da situação.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Olá! Sua pergunta nos mostra como comportamentos desenvolvidos na infância podem continuar sendo aplicados ao longo da vida, e quando não elaborados, trazer dificuldades no cotidiano e na relação consigo e com outras pessoas. Talvez os motivos e objetivos não estejam sendo compreendidos, uma vez que eles sempre se fazem presentes em nossa existência, e o acompanhamento psicoterapêutico é uma das formas de cuidado que pode oferecer acolhimento e compreensão para lidar com tudo isso. Espero ter contribuído em algo, abraços!
É fundamental uma avaliação bem apurada, somente após uma avaliação neurológica e psicológica o profissional poderá te dar um diagnóstico assertivo.