Olá! Gostaria de saber se reparação parental e TCC e a mesma coisa??

22 respostas
Olá! Gostaria de saber se reparação parental e TCC e a mesma coisa??
A Reparação Parental, está mais relacionada a Terapia do Esquema. Era terapia iniciou -se como como uma extensão da Terapia cognitivo comportamental.

Obrigada pela pergunta. Não são. Reparação parental é um conjunto de atitudes que o terapeuta adota no processo terapêutico para ajudar o paciente a lidar com questões relacionadas a infância, na relação da criança com os pais. É uma "técnica". Já a TCC (terapia cognitivo comportamental) é uma linha de trabalho dentro da psicologia que muitos terapeutas utilizam na sua prática clínica. Neste caso, o psicólogo pode seguir a linha TCC e aplicar a técnica da reparação parental, mas outras linhas também aplicam. Ficou claro? Caso queira saber mais, me coloca a disposição. Grande abraço!
Não são a mesma coisa embora as duas coisas estejam relacionadas. A Terapia Cognitivo Comportamental TCC é uma teoria sobre como entender o ser humano e sua doença mental. Ela pode ser entendida de forma mais abrangente como um conjunto de psicoterapias ou de forma mais restrita como a terapia desenvolvida por Aaron Beck. Na forma mais abrangente, a Terapia Focada em Esquemas faria parte do grupo das Terapias Cognitivo Comportamentais. Ela utilizaria uma série de técnicas para atuar sobre pensamentos, emoções e comportamentos, entre elas a Reparação Parental Limitada, que seria uma forma de tentar reparar algumas necessidades básicas não supridas ao longo da vida de uma pessoa e que podem estar por trás do desenvolvimento de padrões de comportamento resistentes que dificultam o funcionamento diário delas.
Se as questões estiverem relacionadas a traumas, não há nada mais direto que a terapia EMDR.
Olá! A terapia cognitivo comportamental é uma das linhas/vertentes da psicologia. A reparação parental é uma técnica, que pode ser usada por todos os psicólogos independente da linha, a depender da necessidade do seu paciente, sendo ele criança, adolescente, família.
Espero ter respondido sua dúvida! Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
Olá, a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem terapêutica o foco desta abordagem esta na cognição(pensamentos), no comportamento e na resolução de problemas. A reparação parental é uma técnica que faz parte da Terapia do Esquema e pode ser usada em terapia.
Cuide-se. Abraço
Reparação parental é apenas uma técnica utilizada na terapia de esquemas. A terapia de esquemas faz parte das terapias de terceira onda da TCC, ou seja, tem base científica da TCC, porém o modo de atuar tem suas diferenças.
A reparação parental é uma das técnicas utilizadas dentro da Terapia do Esquema., enquanto a TCC é uma abordagem teórica.
Dentro da Terapia do Esquema, oferecemos ao paciente de forma limitada aquilo que lhe faltou como atendimento de necessidades básicas na infância e adolescência.
É uma técnica, enquanto a TCC seria a teoria com um aglomerado de outras técnicas e conceitos.
Olá! obrigada por sua pergunta! Dentro da Psicologia existem muitas teorias que estudam e apontam propostas de tratamento às questões psicológicas. Cada teoria tem uma forma de entender os problemas que acometem a psique do ser humano ao mesmo tempo que propõe uma forma de abordar e tratar esses problemas. Existe um grupo de Terapias que são denominadas como Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, e, dentro dessas terapias está a Terapia Focada em Esquemas. Dentro do conjunto de formas de tratar esses problemas se encontram as técnicas. A Reparação Parental é uma das técnicas muito utilizada pelos terapeutas que utilizam a Terapia Focada em Esquemas. A Reparação Parental é uma técnica que pode ser utilizada no decorrer da terapia, em determinado momento, mas o terapeuta poderá e, provavelmente o fará, utilizar outras técnicas durante o processo terapêutico junto a seu paciente. Espero ter ajudado em algo.
Conforme dito pelos meus colegas, Terapia Cognitivo Comportamental é a linha Terapêutica que pode adotar a Reparação Parental.
TCC é diferente, foi desenvolvida por Aaron Beck e trabalha significa Terapia Cognitivo Comportamental, já a Reparação Parental pode ser mais específico em relação a criança e seus pais.
Olá, agradeço pela pergunta e parabéns por buscar informações para a sua dúvida. A TCC - Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens de trabalho da Psicologia, e a "Reparação Parental" é uma técnica que aborda suas relações quando criança com seus pais. É por meio das técnicas que as mudanças acontecem de forma mais profunda, contínua e sedimentar. Espero ter contribuido...e, conte comigo!
A TCC é uma abordagem da Psicologia a qual utiliza de várias técnicas para contribuir com uma melhora no quadro apresentado, enquanto a Reparação parental é um técnica utilizada para trabalhar questões relacionadas a relação da criança com os pais. Qualquer dúvida estou a disposição!!
O psicólogo que segue a abordagem da terapia cognitivo-comportamental lida, conforme o próprio nome da abordagem já pontua, com a relação entre o comportamento e a cognição do paciente. Reparação parental, também como o próprio nome nos faz inferir, é o movimento durante o processo psicoterapêutico de lidar com as questões relacionadas ao relacionamento com os pais ou responsáveis, promovendo uma ressignificação, uma superação ou uma liberação de possíveis traumas do passado.
A Teoria Cognitiva Comportamental é uma das abordagens da psicologia, o profissional escolhe uma linha, uma visão para ver o ser humano.
A TCC é caracterizada por uma abordagem que valoriza muito os pensamentos e as emoções.

Já a reparação parental é uma das técnicas utilizada para trabalhar a relação da criança com os pais.
Não são a mesma coisa. O importante é que você encontre um bom profissional com o qual você se identifique, independente das teorias que ele use. Qualquer Psicólogo é capacitado para acolher e tratar o sofrimento psíquico.
Olá!!
Não são a mesma coisa.
TCC (Terapia Cognotivo Comportamental) é uma linha da psicologia que trabalha o comportamento.
Existem várias abordagens e TCC é uma delas.
Já a Reparação Parental é uma técnica usada para trabalhar a relação da criança com os pais.
Qualquer abordagem é interessante, e para o paciente, o interessante è achar o profissional que o faça sentir-se bem e que passe confiança no seu trabalho.
Obrigada pela pergunta. São duas coisas diferentes, a primeira diz respeito a uma técnica específica para auxiliar a criança na relação com seus pais. Terapia Cognitivo-comportamental é uma linha da psicologia, que muitos terapeutas escolhem para trabalhar na prática clínica.
Olá, Não são! Podemos dizer que a Teoria do esquema é uma abordagem integrativa, estruturada que usamos quando necessário na abordagem Cognitivo Comportamental (TCC), ou outras...
Entretanto, não se prenda às abordagens terapêuticas. Escolha um profissional, perceba se há empatia entre você e ele. Isso é o mais importante, empatia, acolhimento e confiança!
Boa sorte!
Olá a reparação parental é uma técnica da Terapia do Esquema; A terapia do esquema teve origem na TCC. É um terapia de terceira onda. Normalmente o terapeuta do esquema também possui formação em TCC. Iniciamos a psicoterapia com a TCC e suas técnicas e caso necessário utilizamos as técnicas do esquema.
Olá. São técnicas diferentes. Importante avaliar com um profissional qual seria a mais indicada para o caso em questão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!