Olá. Gostaria de um feedback a respeito do uso, em semanas distintas, de medicações diferentes so

3 respostas
Olá.

Gostaria de um feedback a respeito do uso, em semanas distintas, de medicações diferentes sobre o TDAH. Usava inicialmente ritalina, pois fui diagnosticado com TDA, mas percebi que o efeito sobre o foco não era mais o mesmo... E, mudando para Venvanse, apesar de ter tido ótimos resultados inicialmente, percebo que a tolerância tb pega após um tempo.

Seria possível usar Venvanse em uma semana, e Ritalina na seguinte semana, alternando os dois estimulantes entre as semanas, ou não utilizar Venvanse no período de férias, mas usar Ritalina, para não sofrer com o TDA? A fim de driblar a tolerância? Ou poderia trazer graves problemas físicos? Pois tenho uma demanda de estar com o foco 100% para render nos estudos... E em atividades do dia a dia também, comunicações.
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Essa troca medicamentosa em geral não é benéfica por alguns motivos, mas é possível conversar com seu psiquiatra para avaliar melhor essa proposta de estratégia. Em geral, temos a tendência de achar que a tolerância é alterada com um tempo, isso é um viés cognitivo de confirmação, que é a tendência de interpretar novas evidências como confirmação de suas crenças ou teorias existentes. Se alguém acredita que a eficácia dos medicamentos diminui com o tempo, eles podem interpretar quaisquer mudanças em seus sintomas como evidência de que seu medicamento não está mais funcionando, mesmo quando existem outras explicações possíveis. A tolerância farmacológica ocorre quando uma pessoa precisa de doses cada vez maiores de um medicamento para obter o mesmo efeito, e como pode ser um fator de percepção sua, talvez a ajuda de um profissional (medico psiquiatra ou neuropsicologo) para avaliar novamente essa perda de eficiência em relação ao início do tratamento, por exemplo. Discuta com seu médico se não é um viés seu, ou de fato é uma tolerância medicamentosa, ou mesmo se ainda resta sintomas que ainda não foram remitidos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apenas complementando: o tratamento para TDAH envolve, também, psicoterapia (especialmente da modalidade cognitivo comportamental) para que o(a) paciente aprenda estratégias de organização, manutenção do foco, manejo do tempo para realizar tarefas e além.
O que você percebeu sobre a diminuição do efeito da Ritalina e do Venvanse ao longo do tempo é um fenômeno conhecido como tolerância parcial, comum em estimulantes usados para TDAH, mas alternar esses medicamentos semanalmente ou usar apenas em períodos específicos, como férias, não é seguro nem comprovadamente eficaz, pois pode causar efeito rebote, alterações de humor, insônia, ansiedade e alterações na pressão arterial e frequência cardíaca, além de não prevenir a tolerância; ajustes de dose, troca de medicamento ou pausas planejadas devem ser feitos somente com acompanhamento médico, e estratégias comportamentais, terapia cognitivo-comportamental, sono adequado, alimentação equilibrada e pausas regulares ajudam a potencializar o efeito da medicação, manter o foco e reduzir a dependência exclusiva do estimulante.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.