Olá! Hoje fui a dois médicos e minha dosagem de vitamina D está muito baixa (está em 12). Contudo, o

5 respostas
Olá! Hoje fui a dois médicos e minha dosagem de vitamina D está muito baixa (está em 12). Contudo, os dois médicos chegaram em uma conclusão diferente sobre a reposição de vitamina D.
O médico 1 sugeriu uma primeira dose de 50.000 e depois 7.000 semanais.
O médico 2 sugeriu dose semanal de 50.000 por 12 semanas.
Realmente estou bem confusa a qual dose seguir. Portanto, gostaria de saber a diferença entre essas dosagens, e outras maneiras de reposição que ajudem.
Oiii, tudo bem? A diferença entre as dosagens é que no primeiro médico fez uma sugestão de apenas uma dose alta e o restante das dosagens seria para manutenção, já o segundo médico propôs um tratamento intenso, já que sua vitamina está bem baixa. Os dois tratamentos são válidos, o que vai depender é como seu metabolismo absorve a vitamina. O correto é depois que terminar o tratamento é repetir o exame para ver como seu corpo está respondendo ao tratamento, pode levar mais ou menos tempo para corrigir. Uma outra forma de repor a vitamina, é injetável, mas para isso o médico tem que te prescrever e a outra opção é através de manipulação específica para você, onde a nutricionista vai te prescrever de forma individual. Minha sugestão é que você faça o acompanhamento nutricional para melhor regular suas vitaminas.

A forma de reposição mais utilizada é via oral. A dose deve ser aumentada em uma deficiência sanguínea como a sua. No entanto cada profissional irá utilizar um protocolo de sobrecarga ou dose de ataque. Alguns preferem não utilizar doses muito elevadas por muito tempo, outros já preferem deixar em níveis adequados mais rapidamente. De qualquer forma sempre será preciso medir novamente no sangue para que se avalie o resultado da suplementação. Por isso você não deve se preocupar com as diferenças adotadas pelos profissionais.
Eu particularmente, calculo a dosagem de vitamina D para o meu paciente de acordo com o grau de deficiência, dos níveis de cálcio e paratormônio. Isto tudo com base no peso do paciente e no nível que desejo atingir no sangue. A carência de vitamina D pode ter impactos em imunidade, cardiovascular, performance cognitiva, no metabolismo ósseo, dentre outros, de forma que a reposição se faz imprescindível, assim como o acompanhamento pós reposição.
Como disse a colega não há nada de errado escolha uma opção e faça seu tratamento não esqueça de repetir o exame da vitamina D para saber se já está no valar ideal os se precisa continuar repondo com a suplentação.
Olaa,
importante você questionar os médicos que te prescreveram, para você entender melhor o motivo de cada dosagem, mas cada organismo irá reagir de um jeito, mesmo que possamos ter uma média para esse aumento da vitamina D sanguínea, você pode consumir e pedir a reavaliação em exame para ajustar a dosagem novamente.
Bom dia, tudo bem?
Espero que essa mensagem te encontre bem.
As duas condutas profissionais são válidas e eficazes, no entanto, é interessante avaliar alguns hábitos e rotina, além disso o mais importante é que você sinta-se confortável com a indicação.

Abraço

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!