Olá, meu filho tem 3 meses de vida, nasceu com mielomeningocele e Arnold Chiari tipo 2. Paralisia bi

1 respostas
Olá, meu filho tem 3 meses de vida, nasceu com mielomeningocele e Arnold Chiari tipo 2. Paralisia bilateral de cordas.

Botou uma válvula ventriculo perintoneal faz 2 meses para tratar hidrocefalia e, apesar do perimetro cefalico ter reduzido bastante, não foram observadas melhorias nas cordas vocais.

Faz estridor e desconforto em alguns momentos do dia, mas no geral respira bem, satura 100% sem ajuda de nenhum equipamento.

Não amamenta ainda, está recebendo o leite pela sonda gastrointestinal.

Minha dúvida é: Com o desenvolvimento neurológico adequado (terapias, fono, fisio) é possível que ele retome o movimento das cordas ainda que levemente para que, dessa forma, não seja necessária uma cirurgia de traqueostomia em um futuro próximo, quando a demanda de ar for maior?

Já foram reparadas melhoras espontâneas desses casos? Lembrando ele tem apenas 3 meses de vida e botou a válvula há 2 meses.
Ola mãe. O importante em casos como esses, é observar as evoluções no desenvolvimento infantil como um todo. Estimular muito. Tanto do ponto de vista locomotor, quanto neuropedagógico (fala, comportamento, aprendizado escolar...) Sobre as cordas vocais, só o tempo vai poder dizer. Siga seu atendimento com um otorinolaringologista especializado. Espero ter ajudado.