Ola. Meu pai, 92 anos teve um AVC hemorragico ( cerebelo) afetou inicialmente o equilíbrio, onde ca

2 respostas
Ola.
Meu pai, 92 anos teve um AVC hemorragico ( cerebelo) afetou inicialmente o equilíbrio, onde caiu algumas vezes até o diagnóstico.
Cerca de 1mes e meio depois apareceu com idas mais frequentes ao banheiro com demora de 40 minutos.
Já fez vários exames ( sangue e urina) que estão normais, porém ele agora passa cerca de 4 horas no vaso sanitário, eles enxuga levanta senta e repete inúmeras vezes.
Quando interpelado diz que não está nem com 2 minutos. Já tive que tira lo a força pq ficou desde 7 da manhã até 11h, estando em jejum todo esse tempo.
O neuro não medicou, a geriatra TB não. Devo procurar psiquiatra?
Olá boa noite. Entendo sua angustia em relação a essa situação. Sou geriatra e a orientação que te dou é passar em consulta com um bom geriatra, com calma e com um canal de comunicação para retirada de dúvidas. É preciso avaliar a possibilidade de hiperplasia prostática benigna, muitas vezes o jato fica fraco e a sensação da urina é incompleta, bem como avaliação cognitiva para rastreio de síndromes demenciais, que pode ser a causa dele não ter o insight e entendimento sobre a situação. Os dois casos que podem coexistir podem ser manejados com medicações e orientações ambientais. Sem dúvidas este é o caminho. Um abraço e fico à disposição.

Olá boa tarde, muitos pontos importantes que precisam de um olhar do Geriatra. Seu pai possui um elevado risco de queda, pela localização do AVC, idade, alteração de equilíbrio e tempo prolongado no sanitário. O fato do tempo prolongado no banheiro precisa de uma investigação sobre incontinência urinária e fecal, alterações na próstata, precisando saber se de fato tem saída de fezes ou urina durante esse tempo. Devido ele não compreender o tempo, dizendo que 4 horas são 2 minutos, iniciaria investigação de um quadro Demencial, podendo todos esses pontos serem tratados e acompanhados, orientando os familiares para um melhor manejo e cuidado.
Espero ter ajudado e sigo a disposição para ajudar nesta investigação.