Olá, meu psiquiatra me receitou Aripiprazol 10mg dia sim dia não, pra tomar junto com o ISRS pro tra

3 respostas
Olá, meu psiquiatra me receitou Aripiprazol 10mg dia sim dia não, pra tomar junto com o ISRS pro tratamento de minha depressão e ansiedade social, pois tive resposta apenas parcial em ambos os casos; essa estratégia em dias alternados é válida? E em quanto tempo esse medicamento faz efeito?
Sim, o aripiprazol às vezes é usado junto com antidepressivos quando a melhora não é completa — ele ajuda a potencializar o tratamento.
A dose em dias alternados pode fazer sentido porque o remédio fica bastante tempo no organismo, então alguns médicos usam assim pra reduzir efeitos colaterais.
Os resultados costumam aparecer em 2 a 4 semanas, mas é importante acompanhar com seu psiquiatra pra ajustar conforme a resposta. Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte no seu acompanhamento!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor  Esteves
Psiquiatra, Médico clínico geral
Itaquiraí
O aripiprazol tem meia-vida longa (cerca de 75 horas), ou seja, permanece no corpo por 3 dias ou mais. Por isso, tomar em dias alternados ainda mantém níveis estáveis, principalmente em doses até 10 mg. Então, sim, essa forma pode fazer sentido e é uma prática adotada por alguns psiquiatras embora não seja o padrão inicial.
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! A estratégia dia sim, dia não é farmacologicamente justificável devido à meia-vida muito longa, embora não seja a mais convencional.

A eficácia costuma começar a aparecer entre 1 e 2 semanas, com efeito pleno em 4 a 6 semanas (variando conforme o alvo terapêutico). Espero ter contribuído.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.