Olá. Minha filha de 12 anos vem apresentando problemas no rendimento escolar. Uma colega q é professora

9 respostas
Olá. Minha filha de 12 anos vem apresentando problemas no rendimento escolar. Uma colega q é professora de outro Colégio e conhece nosso caso, pediu q investigassemos Dpac.
Confesso q nunca tinha escutado falar.
Qual profissional devo procurar?Pediatra. Estou bem perdida. Obg
Olá! Muitas são as razões que podem levar uma criança a não render bem em seu processo educativo. Uma investigação mais ampla é indicada e não deveria partir de uma possibilidade diagnostica pré-determinada. Seria indicado que ela passasse por um processo diagnóstico junto a um profissional da psicologia, psicopedagogia e também da pediatria para que se pudesse aprofundar essa investigação.

Fico a sua disposição, caso tenha mais dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure uma fonoaudióloga e uma psicopedagoga.
O primeiro para avaliação e se necessário tratamento em cabine e o segundo para orientações quanto a melhor forma de aprender desse aluno, caso seja confirmado o diagnóstico .
Tenho os dois profissionais na minha equipe, estamos a disposição .

Mara
Olá! Acredito que você deve começar sua investigação por uma psicopedagoga capacitada em trabalhar com adolescentes para uma avaliação completa (investigar funções executivas, técnicas e estratégias que sua filha utiliza nos momentos de estudos) ou uma fonoaudióloga (capacitada para fazer o exame do processamento auditivo e detectar possíveis alterações). Pessoas com dificuldades de aprendizagem (crianças, adolescentes e adultos) podem ter sim, esse tipo de alteração. Mas é importante fazer uma avaliação completa (varredura de funcionalidades) para fazer as reabilitações necessárias a tempo, evitando maiores dificuldades no futuro. Estou a disposição! Abraços
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) como o nome já diz, é um distúrbio da percepção auditiva. O processamento auditivo é a decodificação das informações sonoras que chegam na orelha externa e caminham até o córtex cerebral. O (DPAC) é a falha que acontece nesse processo ,ou seja, o ouvido recebe as ondas sonoras, mas o cérebro não faz nada com elas. Quem possui (DPAC) vive numa confusão de sons. Atividades simples tornam-se muito complicadas em decorrências da dificuldade de prestar atenção e entender apenas os sons do que interessa. Dentro de uma sala de aula, por exemplo, o barulho do ventilador pode acabar sobrepondo ao telefone é praticamente impossível, por causa da distorção que o aparelho causa em todas e qualquer ligação.
O ideal é procurar um otorrinolaringologista e uma fonoaudiólogo para fazer o exames e acompanhamentos necessários.
O redimento escolar pode ser associado a várias situações. O ideal é buscar uma avaliação com uma psicopedagoga para avaliar esse caso e se necessário encaminhar p outras especialidades, no caso, uma fonoaudióloga.
O DPAC é resultado que indica distúrbio do processamento Auditivo Central . Esse procedimento (PAC) é feito por fonoaudiólogos. Para esse procedimento será tbm feito em primeira etapa a audiometria . O PAC processamento Auditivo Central pode ser solicitado por neuropediatra ,psiquiatra e otorrino. O exame é feito preferencialmente em cabine a criança irá ouvir sons e deverá distinguir corretamente o q ouve se houver distorções estas serão corrigidas com treino Auditivo e alguns casos uso medicamento. Vale a pena investigar ... Boa sorte!
Olá!
Procure um Neuropediatra, para uma avaliação mais completa. Caso seja constatado o Distúrbio de Processamento Auditivo Central, é importante o acompanhamento com um Fonoaudiólogo e Psicopedagogo.
Olá!! A criança com Distúrbio de processamento auditivo, Dpac, consegue escutar os sons mas tem dificuldade em compreende-los. A psicopedagogia pode ajudar por meio de intervenções que trabalhem a decodificação auditiva, integração auditiva, associação auditiva, organização de saída e função não verbal, como também os aspectos afetivos e emocionais.
Antes de realizar exames, procure um psicólogo. Tanto o Dpac quanto o TDAH estão "na moda" e existe essa tendência de atribuir toda questão de aprendizado neste rol diagnóstico. Comece primeiro com um psicólogo, e ele lhe orientará adequadamente.

Especialistas

Louise Mustafá

Louise Mustafá

Psicólogo, Psicopedagogo, Psicanalista

Recife

Agendar uma visita
Magali Carmelo

Magali Carmelo

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita
Bárbara Alves

Bárbara Alves

Psicólogo

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Leila Esteves

Leila Esteves

Psicólogo, Psicanalista

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Márcia Bavaresco

Márcia Bavaresco

Psicopedagogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Apoio Psicopedagógico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.