Olá. Minha filha de 12 anos vem apresentando problemas no rendimento escolar. Uma colega q é professora

9 respostas
Olá. Minha filha de 12 anos vem apresentando problemas no rendimento escolar. Uma colega q é professora de outro Colégio e conhece nosso caso, pediu q investigassemos Dpac.
Confesso q nunca tinha escutado falar.
Qual profissional devo procurar?Pediatra. Estou bem perdida. Obg
Olá! Muitas são as razões que podem levar uma criança a não render bem em seu processo educativo. Uma investigação mais ampla é indicada e não deveria partir de uma possibilidade diagnostica pré-determinada. Seria indicado que ela passasse por um processo diagnóstico junto a um profissional da psicologia, psicopedagogia e também da pediatria para que se pudesse aprofundar essa investigação.

Fico a sua disposição, caso tenha mais dúvidas.

Procure uma fonoaudióloga e uma psicopedagoga.
O primeiro para avaliação e se necessário tratamento em cabine e o segundo para orientações quanto a melhor forma de aprender desse aluno, caso seja confirmado o diagnóstico .
Tenho os dois profissionais na minha equipe, estamos a disposição .

Mara
Olá! Acredito que você deve começar sua investigação por uma psicopedagoga capacitada em trabalhar com adolescentes para uma avaliação completa (investigar funções executivas, técnicas e estratégias que sua filha utiliza nos momentos de estudos) ou uma fonoaudióloga (capacitada para fazer o exame do processamento auditivo e detectar possíveis alterações). Pessoas com dificuldades de aprendizagem (crianças, adolescentes e adultos) podem ter sim, esse tipo de alteração. Mas é importante fazer uma avaliação completa (varredura de funcionalidades) para fazer as reabilitações necessárias a tempo, evitando maiores dificuldades no futuro. Estou a disposição! Abraços
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) como o nome já diz, é um distúrbio da percepção auditiva. O processamento auditivo é a decodificação das informações sonoras que chegam na orelha externa e caminham até o córtex cerebral. O (DPAC) é a falha que acontece nesse processo ,ou seja, o ouvido recebe as ondas sonoras, mas o cérebro não faz nada com elas. Quem possui (DPAC) vive numa confusão de sons. Atividades simples tornam-se muito complicadas em decorrências da dificuldade de prestar atenção e entender apenas os sons do que interessa. Dentro de uma sala de aula, por exemplo, o barulho do ventilador pode acabar sobrepondo ao telefone é praticamente impossível, por causa da distorção que o aparelho causa em todas e qualquer ligação.
O ideal é procurar um otorrinolaringologista e uma fonoaudiólogo para fazer o exames e acompanhamentos necessários.
O redimento escolar pode ser associado a várias situações. O ideal é buscar uma avaliação com uma psicopedagoga para avaliar esse caso e se necessário encaminhar p outras especialidades, no caso, uma fonoaudióloga.
O DPAC é resultado que indica distúrbio do processamento Auditivo Central . Esse procedimento (PAC) é feito por fonoaudiólogos. Para esse procedimento será tbm feito em primeira etapa a audiometria . O PAC processamento Auditivo Central pode ser solicitado por neuropediatra ,psiquiatra e otorrino. O exame é feito preferencialmente em cabine a criança irá ouvir sons e deverá distinguir corretamente o q ouve se houver distorções estas serão corrigidas com treino Auditivo e alguns casos uso medicamento. Vale a pena investigar ... Boa sorte!
Olá!
Procure um Neuropediatra, para uma avaliação mais completa. Caso seja constatado o Distúrbio de Processamento Auditivo Central, é importante o acompanhamento com um Fonoaudiólogo e Psicopedagogo.
Olá!! A criança com Distúrbio de processamento auditivo, Dpac, consegue escutar os sons mas tem dificuldade em compreende-los. A psicopedagogia pode ajudar por meio de intervenções que trabalhem a decodificação auditiva, integração auditiva, associação auditiva, organização de saída e função não verbal, como também os aspectos afetivos e emocionais.
Antes de realizar exames, procure um psicólogo. Tanto o Dpac quanto o TDAH estão "na moda" e existe essa tendência de atribuir toda questão de aprendizado neste rol diagnóstico. Comece primeiro com um psicólogo, e ele lhe orientará adequadamente.