Olá, minha filha tem 3 anos e meio. Ela tira a roupa das bonecas e agora desmonta todas, arranca bra

15 respostas
Olá, minha filha tem 3 anos e meio. Ela tira a roupa das bonecas e agora desmonta todas, arranca braço, perna, cabeça, não entendo, pois ela sempre foi delicada, e agora agindo assim
Olá, fique tranquila! Sua filha está em pleno desenvolvimento. Está explorando os objetos com os seus sentidos e desenvolvendo a coordenação motora. Não vejo motivos para se preocupar em relação a isto. Qualquer dúvida sobre o desenvolvimento infantil ou se perceber que não está conseguindo lidar com esta preocupação, por favor, não deixe de buscar a ajuda profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Imagino que você esteja um pouco assustado(a) com essas atitudes da sua filha! Mas, muito provavelmente, não há nada com o que se preocupar. Nós, adultos, atribuímos muitos signifcados culturais a atitudes exploratórias das crianças. Provavelmente sua filha está somente explorando o universo dela, verificando que as bonecas são feitas de vários pedaços, que dá para desmontar e até talvez ela queira montá-las de novo em algum momento... Ela continua sendo delicada!
Olá! Sou psicóloga infantil e fiquei tranquila ao ler que sua filha está brincando dessa forma, está tudo certo para a idade dela, é uma fase de descobertas, curiosidade.
Se precisar de conversar, orientações, estou à disposição!
Abraço!
Fica tranquila. Ela está explorando seu mundo, fase do desenvolvimento.
Fique tranquila, ela está desenvolvendo a curiosidade em relação ao mundo, ela desmontar coisas para ver como funcionam é um ótimo sinal, absolutamente coerente com sua idade. Que bom que ela está se desenvolvendo!
Olá. Creio ser uma fase do desenvolvimento infantil, de descoberta e exploração do ambiente, de objetos, da vivência do tato, das formas, dos volumes, dos sentidos, como fator de aprendizado da realidade. Acolha com naturalidade e vá observando estes comportamentos, sem interferência julgadora ou proibitiva à criança, que, creio, está só a brincar, a descobrir o mundo, à sua maneira. Nada impede, se continuar com preocupação, de consultar um profissional, um psicólogo (a), que vai esclarecer o que for necessário.
Olá, agende uma consulta para passar sua filha com um psicólogo infantil. Este profissional pode te ajudar entender o que está acontecendo com sua filha. Pode ser várias as motivações deste comportamento da sua filha e pensando em causas emocionais, dificilmente a família consegue resolver sem ajuda profissional.
Bom, geralmente a criança age assim por alterações que não está conseguindo se adaptar no contexto. Mas, a criança não consegue explicar. O mais importante é vc procurar uma especialista de crianças para obter para sua filha. A psicoterapia Emdr tem alcançados resultados positivos e eficazes com crianças.
Boa sorte! Melhoras pra sua filha.
Os brinquedos servem para isso mesmo, para que ela treine e brinque e se tranquilise com os brinquedos tudo que não pode realizar com as pessoas. Pode ser que sua filha se sinta fragmentada psicologicamente e comunica isso através das bonecas, vale uma única sessão terapêutica para desvendar essa situação e receber orientações para saber como lidar com ela, um abraço,
Lea
Oi, boa noite, me chamo Camila, sou psicóloga de aborddagem psicanalítica, atendo também crianças, e pelo que você descreve sua filha pode estar apenas brincando com suas bonecas de uma forma diferente, pode ter sido uma maneira nova qual ela descobriu de como brincar. Acrescento, que crianças também sentem frustração, por exemplo, o ato de destruir/desmontar brinquedos pode ser uma via qual ela achou para lidar com suas emoções. No geral as crianças brincam e usam do lúdico para encenar e lidar psicologicamente com acontecimentos e com seu dia a dia, então é saudável que ela possa se expressar livremente com seus brinquedos.
Olá, o que sua filha está passando no momento são período de transições e que é normal no desenvolvimento de uma criança. Ela está está agora achando uma forma de expressar os seus sentimentos, e isso se dará de forma lúdica (no seu brincar). Não se assuste com essas mudanças, só as observe como ela persistem com o crescer e desenvolver da criança. Pois dependendo seria bom que bom que tivesse o acompanhamento psicológico. Mas, com esse seu breve relato não demonstra ser algo a se preocupar. Porém para ser mais certo na resposta é somente tendo mais informações e você expondo toda a situação para o profissional de psicologia, para assim você ficar mais tranquila. Me coloco à sua disposição.
Olá, acrescento que a curiosidade com o funcionamento dos brinquedos pode ser o que leva sua filha a desmontar as bonecas. Pode ser que ela expresse mais coisas nestes gestos, mas o quê exatamente só com uma observação mais ampla ou com ajuda de um psicólogo infantil. Como você relata somente estas ações, observe se há outros sinais que te preocupa. Mas ouso te perguntar sobre “Qual a tua ideia de brincar de uma menina?” “Quais tuas expectativas em relação a como uma menina se manifesta?” “Delicadeza seria uma característica que você gosta na tua filha, o que mais uma menina pode expressar?”Talvez seja importante refletir se em outros momentos você não espera dela algo que ela não pode corresponder, isto gera estresse para os pequenos. Fique atenta e busque ajuda pra ti, caso sinta-se precisando entender tua relação com tua filha.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Observe o comportamento de quem lida com ela. Existem vários fatores que podem ser a base desse comportamento. Ela ilustra como se sente e como ela percebe como estão lidando com ela.
Olá, compreendo a sua preocupação em relação a mudança de comportamento da sua filha. Mas não se preocupe, ela está em pleno desenvolvimento e é natural que ela queira expressar-se na relação com os brinquedos como uma forma de conhecimento de si, dos outros e do mundo. Ela está explorando os objetos com os seus sentidos e desenvolvendo a coordenação motora.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Ola, sua filha está explorando o mundo com maior intensidade neste momento e pode ser que ela esteja atravessando a fase de diferenciaçao da mãe para as outras pessoas, a qual é denominada de fase de separação e simboliza o real por meio do brincar, o que é saudável. Caso ela não apresente nenhum sintoma disfuncional que aponte para traços de ansiedade como sono irregular com queixas de pesadelos, dificuldade na alimentação ou socialização não é motivo de preocupação. Caso acredite que precise de um espaço maior para falar mais sobre isso, não hesite em procurar um psicólogo (a). Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.