Olá! Passei 25 anos tendo miopia em um olho e hipermetropia em outro, menos de 2 graus em cada olho.

2 respostas
Olá! Passei 25 anos tendo miopia em um olho e hipermetropia em outro, menos de 2 graus em cada olho. Mas no último exame, descobri que agora estou com miopia nos dois olhos. É comum essa mudança de hipermetropia para miopia? Ou alguma condição pode ter causado isso?
Dra. Ana Venancio
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Algumas situações podem gerar essa mudança no grau.
Em pacientes jovens (menores de 25 anos geralmente) que fazem uso intenso de telas (celular / computador), um "pseudo" grau de miopia pode se estabelecer em consequência a um espasmo da musculatura ocular que chamamos de "espasmo de acomodação".
Já em paciente mais velhos (acima de 50/60 anos) a miopia pode ser em decorrência do processo de catarata.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sou a Dra. Ingrid Madeira, médica oftalmologista, especialista em plástica ocular (blefaroplastia), oftalmopediatria e medicina estética.

O que você descreve realmente chama atenção. De forma geral, algumas situações podem explicar a mudança de hipermetropia para miopia ao longo da vida:

Processo natural do envelhecimento do cristalino: com a idade, o cristalino pode sofrer alterações no seu índice de refração, levando a um “deslocamento” do grau para a miopia. Esse fenômeno é conhecido como miopização senil e costuma acontecer antes do surgimento da catarata.

Catarata inicial: muitas vezes, o primeiro sinal da catarata é justamente uma mudança do grau, com surgimento de miopia em quem era hipermetrope.

Alterações corneanas (como ceratocone ou mudanças na curvatura da córnea) também podem modificar o grau, embora geralmente causem astigmatismo associado.

Erros refracionais flutuantes: em alguns casos, o exame pode variar de acordo com a acomodação ocular, especialmente em graus baixos, e dar a impressão de mudança de hipermetropia para miopia.

Portanto, sim, essa transição pode acontecer de forma natural, mas é muito importante avaliar se existe catarata inicial ou alguma outra alteração ocular responsável pela mudança.

Minha recomendação é: faça um acompanhamento com exame oftalmológico completo, incluindo avaliação do cristalino e do fundo de olho, para esclarecer a causa da alteração do grau.

Se desejar, podemos conversar em consulta (atendo presencialmente em Gramado e também por telemedicina aqui mesmo pelo Doctoralia) para revisar seus exames e orientar o melhor acompanhamento para o seu caso.

Especialistas

Antonio Vaccaro Filho

Antonio Vaccaro Filho

Oftalmologista

Erechim

Fernanda Machado Cardoso

Fernanda Machado Cardoso

Oftalmologista

Vitória

Lucy Yang

Lucy Yang

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Leonardo Buchman

Leonardo Buchman

Oftalmologista

Niterói

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 664 perguntas sobre Miopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.