Miopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é miopia?

A miopia é um defeito da visão que afeta cerca de 40% da população em geral. Afeta tanto homens como mulheres, e há uma clara predisposição familiar (mais provável de ocorrer em familiares de míope). Tem formas benignas (mais comum em homens) e formas mais graves (mais comum em mulheres).

Miopia geralmente se desenvolve na idade escolar e geralmente  estabilizaa aos 20 anos de idade, até então você pode desenvolver muito rapidamente e requerem mudanças freqüentes de óculos ou lentes de contato.  80% das crianças em idade escolar que têm baixa acuidade visual sofrem de miopia,, e esse percentual é ainda maior entre os adolescentes com o mesmo problema.

Por que a miopia?

No olho míope, as imagens são formadas antes da retina. No plano óptico, o olho míope é muito "longa" para o olho para descansar longe de fixação de um ponto, projetando a imagem da retina, por isso torna-se turva. Pode acontecer que a lente (a lente está dentro do olho) tem um comprimento focal muito curta, com o mesmo resultado.

Que tipos de miopia existem?

Miopia simples

É o mais comum, e é detectado com mais freqüência no início da escolaridade.

Miopia maligna

É muito mais rara (1-4% de acordo com áreas geográficas), e mais alto grau. Freqüentemente associada com anormalidades oculares gravidade variável.

Quais são os sintomas de miopia benigna?

Sintomas de miopia leve é ??essencialmente uma diminuição da visão à distância (dificuldade em ler o quadro negro na escola ou em outdoors quando viaja de carro, por exemplo), enquanto a visão de perto é normal ou mesmo superior ao normal .

Pode miopia ser um sinal de outra doença ocular?

  • Em alterações oculares malignas, a miopia pode ser mais ou menos grave que os outros.
  • Em adultos, em certas doenças sistêmicas (diabetes) ou no olho (córnea de desenvolvimento das doenças, catarata) podem levar a alterações visuais relacionadas à miopia adquirida.

Como olho míope é diagnosticado?

  • O oftalmologista verifica a acuidade visual para visão à distância e de perto, e controla o exato grau de miopia com um aparelho chamado refratômetro, que permite a você saber o tipo eo grau de miopia que cada um, para prescrever lentes corretivas adaptadas para todos os casos.
  • O oftalmologista também buscar possíveis anomalias associadas, especialmente no caso de altos graus de miopia (estrabismo, glaucoma, catarata, lesões da retina).

O que você deve prestar atenção em particular?

Se você perceber que sua visão está prejudicada, você deve verificar se as lentes corretivas são bem adaptadas para a visão pois a  miopia evolui ao longo do período de crescimento e em certas circunstâncias (gravidez).

A frequência dos controlos, em qualquer caso determinado pelo oftalmologista, dependendo da idade, tipo e grau de miopia ou outras circunstâncias.

Como faço para corrigir a miopia?

Não há colírios ou terapia outras drogas para curar a miopia.

Dependendo do nível de atividade e desejos pessoais de cada um, e dependendo do teste que é feito, o médico pode aconselhar óculos ou lentes de contato, ou propor uma cirurgia refrativa para miopia.

Cirurgias de refração cirurgia são cada vez mais comum nos países desenvolvidos, dada a sua bons resultados e baixo índice de complicações. O mais amplamente usados ??hoje é chamado de LASIK (sigla em Inglês para "laser in situ keratomileusis") que consiste em um corte inicial na córnea para obter pingente de papel alumínio, vire-se e modelo do laser cama córnea para finalmente mudar no lugar deste flap corneano. Todo o processo ocorre em poucos minutos, com anestesia local.

LASIK pode tratar tanto miopia ou hipermetropia e astigmatismo, mas tem suas limitações, principalmente com base no número de dioptrias para corrigir.

Muito  miopia alta, graus em  cerca de doze dioptrias, devem ser cuidadosamente avaliadas por um oftalmologista antes de prescrever uma cirurgia LASIK. O máximo de doze dioptrias de miopia podem ser interceptados por outras técnicas, colocando-o acima do cristalino, ou substituir, dependendo da idade do paciente. Suas complicações principais são as falhas para corrigir a visão, e possível ocorrência de infecções ou úlceras de córnea.

Deve uma miopia obrigatoriamente ser corrigida?

A correção óptica da miopia é em grande parte uma questão de conforto, exceto nas atividades em que a segurança está em jogo, tais como a condução, onde você usa óculos ou lentes de contato é necessário.

Especialistas em miopia

Encontre um especialista em Miopia na sua cidade:
Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Oftalmologista

Belo Horizonte

Roberto Ivo Pasquerelli Neto

Roberto Ivo Pasquerelli Neto

Oftalmologista

São Vicente

Renato Wendell F Damasceno

Renato Wendell F Damasceno

Oftalmologista

Maceió

Vicente Vitiello Neto

Vicente Vitiello Neto

Oftalmologista

Santo André

Perguntas sobre Miopia

Nossos especialistas responderam a 253 perguntas sobre Miopia

Boa tarde , no olho direito você tem hipermetropia com astigmatismo , e olho esquerdo hipermetropia . Para visão longe. E add +1,50 para visão perto , que seria a presbiopia. Estamos a sua disposição.
1 respostas

O uso durante muitas horas de eletronicos( celulares, tablets, computadores, tv) pode causar e intensificar disturbios tais como por exempro enxaqueca, cefaleia tensional e olho seco, mas raramente…
1 respostas

Principalmente abaixo dos 40 anos há grande atividade do cristalino que chamamos de acomodação. Sem a cicloplegia que se obtém com a dilatação da pupila, há tedência do paciente "aceitar"…
2 respostas

Especialistas falam sobre Miopia

Causa dificuldade visual para longe, pode acontecer desde a infância e pode levar a coceira nos olhos, excesso de piscar, olhar de muito perto a televisão e aparelhos eletrônicos. Pode ser corrigido utilizando óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa, mas para pode ser submetido a esse ultimo o paciente deve preencher alguns critérios e o principal é o grau dos óculos estar estável por no mínimo um ano.

Monica Rinkevicius Rossi

Oftalmologista

Natal


A miopia é um erro de refração comum em nosso meio, afetando aproximadamente de 25 a 30% da população. Em asiáticos sua prevalência pode chegar até 70%. Na miopia os objetos são focalizados à frente da retina, fazendo a imagem perder sua nitidez. O principal sintoma é a dificuldade para visão de longe. Atualmente fala-se muito num aumento futuro da miopia com estimativa que em 2050 metade da população brasileira seja míope. A recomendação é que todas as crianças pratiquem atividade ao ar livre na luz do dia e que os pais limitem o tempo de uso para lazer de tablets, celulares e computadores. Sua correção é feita com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa a laser.

Ana Paula Canto

Oftalmologista

Curitiba

Agendar uma visita

Há várias opções para o tratamento da miopia: óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa e facectomia. A possibilidade e indicação de cada uma delas leva em conta diversos fatores, cada um com suas vantagens e desvantagens. Oferecemos modernos exames com possibilidade de realização logo após sua consulta, dispensando retornos adicionais e novidades que tornarão sua consulta mais personalizada, moderna, dinâmica, explicativa e, acima de tudo, humana.

Michel Rubin

Oftalmologista

Curitiba


É a condição de não ver objeto que se encontram longe do paciente. Alguns exemplos: (1) quando a criança não consegue ver letras do quadro, (2) quando o motorista não consegue ver placas distantes (3) quando não se consegue ler a legenda do filme no cinema ou TV. Tratamentos: - óculos - lentes do contato - devem ser respeitadas recomendações como não dormir de lente e sempre manusear com mãos lavadas e higienizadas - Cirurgia a laser - deve ser feito um estudo do olho com exames prévios analisado por especialista em cirurgias refrativas a laser. Os planos de saúde costumam cobrir paciente com mais de -600 graus. Indicada pra pacientes que não querem mais usar óculos.

O foco da imagem que entra passa pela córnea, pupila e cristalino está sendo formada antes da retina devido a um olho com maior comprimento ou devido a uma córnea mais curva. Por isso os objetos que estão mais distantes ficam borrados. Os fatores de risco para ter miopia são a hereditariedade e o ambiente. O ambiente influencia bastante também. Tanto que estamos vivendo uma "Epidemia da miopia"?! Devido ao uso prolongado de celulares e tablets e menos tempo em ambientes externos, não havendo estímulo para visão de longe. É tratada com uso de lentes corretoras divergentes. 6-7 graus ou mais já são considerados alto míopes e já tem um tratamento mais diferenciado e mais cauteloso.

A correção da miopia pode ser feita através de óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser. A cirurgia não é o tratamento de escolha para todos os casos, mas com uma avaliação cuidadosa, com exames complementares específicos, é possível saber se a cirurgia refrativa é uma das opções para determinado caso. Além disso, é importante esclarecer as dúvidas, avaliar a superfície ocular, as atividades habituais de cada paciente antes de realizar a cirurgia.

Juliana Pereira Vieira

Oftalmologista

Santo André


Consulta o grau que o paciente precisa para ter uma visão nítida, podendo ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Lygia Quintanilha Rodrigues

Oftalmologista

Vargem Grande Do Sul


A Miopia caracterize-se pela dificuldade de enxergar de longe.Pode ser responsável até um baixo rendimento escolar. É fundamental o acompanhamento com especialistas, para um diagnóstico preciso e uso adequado de óculos, lentes de contato ou até, eventualmente, uma cirurgia refrativa. Disponho dos métodos mais modernos para detecção da miopia e suas diferentes formas de tratamento.

Ruy Carlos Kamei

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

A miopia é um distúrbio da visão que provoca dificuldade para enxergar objetos de longe, provocando uma visão embaçada. Esta alteração acontece quando o olho é maior do que o normal, causando um erro na refração da imagem captada pelo olho, ou seja, a imagem formada se torna desfocada. A miopia tem cura, na maioria dos casos, através da cirurgia a laser que pode corrigir o grau por completo, mas o principal objetivo deste procedimento é diminuir a dependência da correção, seja com óculos ou lentes de contato.

Distúrbio visual que causa uma piora da visão para longe, geralmente necessitando de lente corretivas para uma boa visão. Hoje podemos corrigir esse distúrbio com uso de cirurgia a laser.

Dr Thiago Lima

Oftalmologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Miopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.