Olá, Percebi que ao iniciar o tratamento para Hipotireoidismo com Puran 100 mg, comecei apresent

2 respostas
Olá,

Percebi que ao iniciar o tratamento para Hipotireoidismo com Puran 100 mg, comecei apresentar sialorreia leve, mas que incomoda no dia a dia.
Não há esse efeito colateral na Bula do medicamento, mas gostaria de saber se uma dose menor poderia ajustar isso ou se é possível outro tipo de tratativa da sialorreia.

Dede já obrigada
Dr. Caique Araujo
Endocrinologista, Médico clínico geral
Garanhuns
Olá! A sialorreia (salivação excessiva) não é um efeito colateral comum do Puran (levotiroxina), mas cada organismo pode reagir de forma diferente.
É possível que a dose de 100 mcg esteja acima da sua necessidade individual, o que pode gerar sintomas leves de “hipertireoidismo induzido”, incluindo aumento da atividade autonômica (o que poderia explicar a sialorreia).

Recomendo conversar com um endocrinologista para avaliar a possibilidade de ajustar a dose com base em exames recentes de TSH, T4 livre e sintomas.
Se o sintoma persistir mesmo com o TSH normalizado, pode ser necessário investigar outras causas da sialorreia, como questões neurológicas, gastrointestinais ou uso de outros medicamentos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Obrigado por compartilhar sua experiência — é muito importante observar e valorizar essas mudanças ao iniciar o tratamento.

Embora a sialorreia (salivação excessiva) não seja um efeito colateral comum ou descrito na bula da levotiroxina (Puran T4), é possível que, em alguns casos, alterações hormonais com o início do tratamento causem respostas transitórias no sistema nervoso autônomo ou até em glândulas salivares, especialmente se houver alguma sensibilidade individual.
Também é importante avaliar se a dose de 100 mcg está adequada para o seu peso, idade e exames laboratoriais, ou se houve algum ajuste muito rápido que possa estar gerando sintomas indiretos.
Uma redução da dose só deve ser feita com orientação médica, após uma reavaliação clínica e laboratorial.
Se o sintoma persistir, vale conversar com seu endocrinologista para revisar a dose, investigar outras causas e, se necessário, buscar medidas específicas para controle da sialorreia.
Estou à disposição caso queira uma avaliação mais aprofundada.

Abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1267 perguntas sobre Puran T4
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.