Olá! Quem tem prisão de ventre pode ter uma dificuldade para absorver nutrientes ou algo assim?

5 respostas
Olá! Quem tem prisão de ventre pode ter uma dificuldade para absorver nutrientes ou algo assim?
Olá!

Sim. Situações onde há prisão de ventre ou diarreia há interferência na absorção dos nutrientes, pois boa parte das vitaminas são absorvidas no intestino. E quando há esse quadro de desequilíbrio é chamado de disbiose intestinal.
Há exames que podem identificar se você está com deficiências.

Procure um especialista para lhe ajudar no processo. A nutrição com qualidade consegue modular seu intestino de forma que funcione adequadamente. Um plano alimentar personalizado as suas necessidades e a suplementação individualizada é possível corrigir esse quadro.

Caso tenha interesse, atendemos online.
Qualquer dúvida estou à disposição!

Olá, como vai? A constipação ou prisão de ventre pode interferir na saúde da sua flora intestinal, podendo sim prejudicar a absorção de nutrientes. Você não especificou quantos dias fica sem evacuar. É bem importante passar por uma avaliação médica ou de nutri, para identificar qual é a causa. Muitas vezes, pode ser algo mais grave e precisa de tratamento médico. Mas a grande maioria tem relação com a alimentação e a ingestão de água. Espero ter te ajudado, se cuide! bjs da @dehgaribanutri
Instabilidade no trânsito intestinal (constipação crônica/diarreia) pode sim alterar nossa microbiota e saúde intestinal. Dessa forma não só a absorção de nutrientes como também nossa saúde de forma global fica prejudicada. Procure um nutricionista para te orientar e ajudar por meio de estratégias alimentares.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 350
Olá tudo bom?
Pode sim, ainda mais se for constipação crônica, ficando mais de 4 dias sem ir ao banheiro.
Isso indica que temos aí uma disniose intestinal, o intestino não está homeostase, isto é, não tem equilíbrio na produção de bactérias, assim, as bactérias patogênicas ficam em maior predominância.
Este quadro prejudica a absorção de nutrientes, levando à carências nutricionais (com seus sinais e sintomas a serem avaliados pelo nutricionista).

Abraços
Sim, a prisão de ventre (constipação) pode afetar a absorção de nutrientes e ter um impacto negativo na saúde geral. A constipação é caracterizada pela dificuldade em evacuar e por fezes endurecidas e infrequentes. Essa condição pode levar a problemas de saúde que afetam a absorção adequada de nutrientes.

A constipação prolongada pode resultar em:

Redução da absorção de nutrientes: A constipação pode levar a uma diminuição da motilidade intestinal, o que pode afetar a absorção de nutrientes no intestino. Isso pode levar à má absorção de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais.

Disbiose intestinal: A constipação pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal (flora intestinal), resultando em um ambiente intestinal desfavorável para a absorção adequada de nutrientes.

Inflamação intestinal: Fezes endurecidas e dificuldade de evacuação podem levar à irritação e inflamação do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes.

Má digestão: A constipação pode levar a uma digestão inadequada de alimentos, o que pode afetar a liberação de nutrientes dos alimentos para a corrente sanguínea.

Falta de apetite: A constipação pode causar desconforto e sensação de inchaço, resultando em falta de apetite e redução da ingestão de alimentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!