Olá! Queria tirar uma dúvida, quando terminei de jantar em um rodízio, tive um único soluço e senti

2 respostas
Olá! Queria tirar uma dúvida, quando terminei de jantar em um rodízio, tive um único soluço e senti uma dor forte no peito com falta de ar. Já aconteceu outras vezes, mas bem raro. Alguém sabe o que pode causar isso?
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Deve-se a uma resposta vagal, associado com esfincter esofagiano em 'quebra-nozes', é um diagnostico diferencial de dor toracica.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A pertinência da sua pergunta é notável, pois ela toca em sintomas que, embora possam parecer comuns ou esporádicos, podem ter implicações mais profundas para a sua saúde. A experiência de um soluço seguido por dor no peito e falta de ar após uma refeição, especialmente uma grande como em um rodízio, pode ser desconfortável e até alarmante. Vamos explorar como a medicina integrativa, com um olhar atento às áreas de endocrinologia e nutrologia, pode ajudar a entender e abordar esses sintomas.

Primeiramente, é importante reconhecer que o soluço em si é uma contração involuntária do diafragma, que pode ser desencadeada por comer rapidamente, consumir alimentos muito quentes ou muito frios, ou por ingestão excessiva, que é comum em ambientes de rodízio. A dor no peito e a falta de ar, por outro lado, podem ser sintomas de distensão do estômago que pressiona contra o diafragma, causando desconforto respiratório e possivelmente dor. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativos de condições mais sérias, como problemas gastroesofágicos, incluindo refluxo, que podem ser exacerbados por grandes refeições ou certos tipos de alimentos.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem para esses sintomas seria holística e personalizada. Isso significa que, além de considerar os sintomas imediatos, também exploraríamos outros aspectos da sua saúde e estilo de vida que podem estar contribuindo para essas ocorrências. Por exemplo, avaliaríamos sua dieta habitual, padrões de estresse, e possíveis desequilíbrios hormonais ou metabólicos que poderiam estar influenciando sua digestão e saúde geral.

A endocrinologia e a nutrologia, duas áreas de foco em minha prática, são fundamentais para entender como o corpo processa os alimentos e como desequilíbrios ou sensibilidades podem levar a sintomas como os que você descreveu. Por exemplo, uma sensibilidade a certos alimentos ou uma condição não diagnosticada, como a síndrome do intestino irritável ou refluxo gastroesofágico, poderia ser a causa raiz de seus sintomas. Através de uma avaliação detalhada, incluindo, se necessário, exames específicos, podemos identificar quaisquer condições subjacentes e desenvolver um plano de cuidados personalizado que pode incluir ajustes na dieta, manejo do estresse, e intervenções nutricionais ou medicamentosas específicas.

É crucial entender que, embora essas informações forneçam uma visão geral, uma avaliação médica detalhada é indispensável para determinar a causa exata de seus sintomas e o tratamento mais adequado. Cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não ser ideal para outra. Portanto, encorajo você a procurar uma avaliação com um profissional de saúde que pratique a medicina integrativa para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.

A importância de um plano de cuidados realizado por um profissional com prática integrativa não pode ser subestimada, pois oferece uma abordagem abrangente que considera todos os aspectos da sua saúde e bem-estar. Espero que esta resposta tenha esclarecido suas dúvidas e incentivado você a buscar a orientação necessária para melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.