Olá! Realizei um teste psicológico para concurso e o primeiro teste foi o TEDIF 1. Acredito que f

22 respostas
Olá!

Realizei um teste psicológico para concurso e o primeiro teste foi o TEDIF 1. Acredito que fui mal nesse teste em especial.
Será que só esse teste tem o poder de me tornar inapto? Fiz outros testes inclusive um de atenção concentrada e não encontrei maiores dificuldades.
Olá! Os testes psicológicos tem um funcionamento variado e ás vezes os resultados podem variar. Lembre-se que independente do resultado, isso não te define ou te limita de nenhuma forma, já que pode ter sido um resultado referente aquele momento, e além disso, atenção e concentração são características que podem se desenvolver, seja trabalhando na psicoterapia os fatores emocionais atrapalhando elas, seja com outros métodos. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!

Boa tarde, se está fazendo varios testes e prova para concurso a avaliação é cumulativa não é so um teste que pode determinar o resultado geral, ele pode ter um peso mais o menos grande a seconda da importancia que tem para o tipo do concurso e portanto não é somente ele que vai determinar tuas aptidoes. Seria bem interessante se conseguisse frequentar uma psicoterapia para controlar melhor sua ansiedade e se tornar mais seguro do seu conhecimento considerando que foi bem nas outras atividades requeridas. Sucesso!
Olá,
A avaliação tem por finalidade averiguar o perfil de personalidade as características cognitivas de cada individuo. Utiliza-se um bateria de testes com várias funções:
Área cognitiva: atenção, memória, raciocínio.
Personalidade: agressividade, humor, respeito, impulsividade, objetivo de vida, experiências passadas, reações emocionais ou racionais, perfil para cada área..... entre outras.
A média é o minimo desejado, no entanto, devemos considerar as variáveis de cada propósito.
Para completar a análise devemos compilar com a observação clínica.
Só assim podemos determinar se uma pessoa está apta ou não ao propósito que foi submetido.
Espero ter explicado de forma satisfatória, se precisar , pode entrar em contato.
Abs
Você tem direito de acesso ao resultado de qualquer teste psicólogo a que tenha se submetido, desta forma se tem dúvidas sobre estar inapto, recomendo solicitar o resultado de sua avaliação e tirar possíveis dúvidas com o profissional que aplicou/ realizou a correção da mesma, para que possa entender o que pode ter te deixado inapto e poder correr atrás de algum tratamento ou auxílio de um profissional se for o caso.
Ir mal num teste é relativo, pois ele irá aferir certas coisas dentro de um determinado contexto de avaliação, mas não significa que você venha a ser inapto. O teste é aplicado em momentos distintos da vida, então se você o fez em um certo momento, significa que naquele momento teve determinado resultado.
O teste psicológico é uma ferramenta para auxiliar o profissional na hora da escolha, o seu perfil não pode ser definido apenas por um teste e sim por um conjunto de fatores.
Os testes psicológicos são instrumentos para auxiliar o profissional na avaliação, não é analisado de forma isolada.
Olá, boa noite!
Não é apenas um teste que irá definir o seu resultado. Por isso, a avaliação psicológica consiste em várias etapas e testes.
Será uma avaliação completa e não apenas em um elemento.
Boa sorte!
Olá! A avaliação psicológica não se limita a apenas um teste. O psicólogo analisa o conjunto de instrumentos utilizados na avaliação. Então não vai te tornar inapto por apenas por um teste.
Espero que fique mais tranquilo em relação ao teste. Sucesso!
Bom dia, os resultados da testagem são fundamentais em uma avaliação. Eu sugiro você consultar um profissional para entender melhor os resultados, pode fazer outros testes e aumentar seu auto conhecimento com essa experiência.
Testes psicológicos são variantes, sugiro que seja avaliado em sessões para só assim ter um melhor resultado. Estou a disposição.
Os testes fornecem dados objetivos e mensuráveis ao profissional. Com base nesses dados o psicológico toma sua decisão. Veja, não é o teste em si que reprova, é o psicológico baseado nas evidências geradas pela testagem.
Lembrando que caso vc tenha se sentido prejudicado é possível contestar o resultado do concurso judicialmente.
Olá!
Esse teste em específico se trata de Testes de Atenção Difusa, que pesquisa três testes, sendo um de atenção difusa e dois de atenção difusa complexa. Seu objetivo é investigar, avaliar, classificar e padronizar as funções mentais relacionadas ao campo cognitivo representado basicamente pelos sistemas atentivos, memória e raciocínio lógico.
Como você falou que se trata de um concurso público, a soma de todas as avaliações que irão determinar o estar apto ou não ao cargo pretendido.
Bom dia.
Há um detalhe importante que as respostas anteriores não contemplaram.
O valor que o avaliador atribui a cada habilidade testada depende também da função que você desempenharia no trabalho. Em outras palavras: no cargo para o qual você concorre, a atenção difusa é uma habilidade especialmente importante?
Uma avaliação nunca se baseia em apenas um instrumento, o resultado depende da observação cuidadosa de todos os instrumentos como: questionários, entrevistas testes variados , dinâmicas entre outros ...
O resultado não diz que vc seja inapto , diz se vc atende o perfil necessário ao cargo ao qual está concorrendo . Pode ser que o mesmo resultado seja apto a outro cargo que exija as suas características.
Ou seja, não tem a ver com você e sim com as características específicas que o cargo exige .
Espero ter ajudado
O teste Tedif 1 faz parte de um conjunto de teste neuropsicológico e tem o objetivo de medir a Atenção Difusa, sendo o Tedif 1 de baixa complexidade, Tedif 2 de média complexidade e o Tedif 3 de alta complexidade.
Se no seu concurso este instrumento foi utilizado, certamente a atenção difusa era necessária e/ou fazia parte do perfil. Neste caso você deveria ter pontuado na média ou acima dela.
Num processo de avaliação psicológica todos os instrumentos são importantes e fazem a função de uma investigação psicológica que, no caso de concurso público tem o objetivo de fazer uma seleção e enquadramento no perfil desejado.
Verifique no edital que deve ter o perfil psicológico.
Na seleção de pessoal, um perfil para desempenhar determinadas atividades (cargo) está sendo procurado. Uma das funções dos testes psicológicos pode ser parear o perfil do candidato ao perfil buscado. Normalmente outros fatores são levados em consideração!
Boa sorte!
Olá! Os testes psicológicos são instrumentos para auxiliar na seleção pautada em um perfil desejado pelo empregador. Como esses instrumentos são normatizados através de amostras, o resultado é comparado com o desempenho da amostra normativa, portanto, pode ser que a sua impressão de não ter bom desempenho não seja real.
Muitas coisas podem influenciar no resultado de um teste,inclusive como você estava se sentindo no dia, se foi aplicado da forma correra, o ambiente aplicado dentre outras coisas. As avaliações psicológicas não nos define, as são formas de avaliar como estamos naquele momento.
Boa tarde .Definitivamente ,um teste não tem o poder de desclassificar, e sim , uma bateria de testes .Você tem o direito inclusive de refazer pelo fato de ter alcançado resultados satisfatórios nos demais .
Fique tranquilo, a analise não é feita baseada em apenas um teste e a psicometria não é o único fator avaliado. Existe a entrevista, a análise do currículo, etc. Além do que pode ser que você nem tenha ido mal, talvez esse teste seja mais complexo e erros sejam esperados e em comparação com a média populacional ou com outros candidatos esse desempenho esteja dentro do esperado. Abraço.
Olá! Como vai?
A Avaliação Psicológica é um processo, assim este se constitui de várias ferramentas, como entrevistas, observações, testes psicológicos, literatura científica, documentos diversos, anamneses, enfim é um processo amplo de conhecimento acerca dos fenômenos psicológicos. Ir mal ou bem em algum teste em específico não indica muita coisa, pois os resultados devem ser avaliados frente aos objetivos da avaliação. Por exemplo, uma avaliação para um cargo de controller pode requerer maior atenção do ocupante desse cargo (priorizando o resultado nos testes de atenção), enquanto que uma vaga para vendedor pode dar maior peso a facilidade em interagir socialmente do candidato. Assim, depende muito da vaga, porém, de antemão, um teste apenas não indica qualquer questão.