Olá, sou um homem de 31 anos e tenho enorme dificuldade pra me socializar. Para ter noção, nunca tiv

30 respostas
Olá, sou um homem de 31 anos e tenho enorme dificuldade pra me socializar. Para ter noção, nunca tive qualquer relacionamento amoroso na minha vida (e sendo sincero, atualmente já até desisti). Devido a isso, sempre tive enorme dificuldade em arrumar emprego, por ter dificuldade de me expressar, tenho certeza que as pessoas me acham estranho. É possível que eu tenha algum tipo de patologia (talvez autismo)?
Olá, meu caro. Obrigado por compartilhar sua dúvida e história.
Fiquei aqui imaginando o tanto de situações difíceis que você deve ter passado na vida. Lamento muito por isso!
A boa notícia é que é possível buscar mais qualidade de vida. Você já experimentou a terapia? Através dela, você vai conhecer seus mecanismos, os pensamentos sobre você e sobre os outros que te impedem de interagir com mais naturalidade e, portanto, se sentir mais pertencente.
Você não precisa desistir de empregos e relacionamentos se não quiser. É possível desenvolver habilidades sociais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Bom dia! Primeiramente, não desista. Os relacionamentos são o motor da nossa vida, nos ajudam no nosso crescimento emocional, nos trazem autoconhecimento e nos afastam da solidão. Sendo um fator grande de proteção a saúde mental.
Busque sim se desenvolver. Inicie uma psicoterapia para compreender melhor sua dificuldade. Existe treinamento em habilidades sociais, e você relata não saber se expressar, mas se expressou muito bem sobre o que vem acontecendo com você... Será também que não tem haver com autoestima? Autoconceito? Em como se enxerga ...
Muitas vezes nós mesmos somos os nossos maiores e mais cruéis julgadores.
Pode sim haver uma psicopatologia, uma fobia social, autismo de grau leve (mas autistas também se relacionam), timidez... mas isso só poderá ser respondido fazendo uma avaliação mais profunda. Mas não desista ... como fala a frase "ninguém é uma ilha cercada em si mesmo, todo homem é parte de um continente, uma parte de um todo" Abraços!
Olá! Lamento saber que você está tendo dificuldades sociais e isso afetou muitas áreas da sua vida. As dificuldades sociais podem ter várias causas e nem sempre estão relacionadas a uma patologia específica. No entanto, se você suspeitar que pode ter um distúrbio como o autismo, procure uma avaliação profissional de um profissional de saúde qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles poderão avaliar seus sintomas, histórico médico pessoal e fornecer um diagnóstico correto, se necessário. O autismo é um espectro de distúrbios neurológicos caracterizados por dificuldades de interação social, comunicação e padrões de comportamento restritos e repetitivos. No entanto, apenas um profissional de saúde pode diagnosticar o autismo com base em uma avaliação completa. Independentemente do diagnóstico, existem várias estratégias que podem ajudar a melhorar suas habilidades sociais e confiança. Considere a possibilidade de procurar a ajuda de um terapeuta, que pode oferecer suporte e orientação para lidar com suas dificuldades e ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais adaptadas às suas necessidades individuais. Além disso, existem grupos de apoio e comunidades online onde você pode encontrar pessoas que tiveram experiências semelhantes. Esses grupos podem ser uma fonte de apoio emocional, experiências compartilhadas e até mesmo uma oportunidade de praticar habilidades sociais em um ambiente de apoio. Lembre-se de que todos são únicos e todos temos habilidades e desafios diferentes. Com paciência, apoio adequado e resistência consistente, é possível desenvolver habilidades sociais e formar relacionamentos duradouros. Não desista e considere procurar ajuda profissional para te ajudar nesse processo. Espero ter contribuído em sua inquietação. Abs

Olá! Talvez seja possível associar a sua dificuldade a algum diagnóstico psicopatológico, mas uma investigação mais profunda sobre a sua dificuldade pode ajudar a entendê-la, de modo a traçar estratégias terapêuticas que possam te ajudar a enfrentar essas situações. A psicoterapia comportamental pode te auxiliar nesse processo por meio da identificação de possíveis variáveis que mantem esses comportamentos que você chama de dificuldade, e com treinamentos de habilidades sociais voltados para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos importantes.
Olá, imagino o quão difícil deve ser vivenciar essas situações, porém antes de pensar em qualquer diagnóstico, faça perguntas a si mesmo: "como é a comunicação e socialização na sua familia?, como você vê ou via as pessoas ao seu redor se comunicando; Quais foram as experiências que você já teve ao falar com alguém?".
Quando os pacientes procuram uma terapia individual, normalmente, é analisado a sua história pregressa para conseguir delinear um plano de tratamento. Ao relatar que já desistiu de tentar socializar, entendo que trabalhar alguns pontos que causam medo, ansiedade, raiva ou qualquer outro sentimento negativo, seja difícil, porém só conseguimos dominar algumas coisas em nossa vida, quando nos permitimos vivencia-las. É obvio que o tempo para conseguirmos vivenciar determinadas situações é variável e individual, porém sugiro que procure um especialista o quanto antes para conseguir romper com essas situações que te paralisam.
Sim, é possível. Pode ser autismo sim, mas pode ser algum outro tipo de transtorno. Por exemplo, um transtorno de ansiedade pode trazer essas mesmas características. Por isso que as vezes falamos que é importante acompanhamento psicológico pois uma única queixa não é suficiente para determinar um diagnóstico.
olá! Imagino quanto sofrimento esta situação trás para você. Bom fazer acompanhamento profissional para chegar a um diagnóstico correto e um tratamento específico ao seu caso. Boa sorte!

Oi, que bom que está procurando ajuda e a causa destes comportamentos. Já é um inicio, mas acho pertinente que procure um profissional que te auxilie aprofundar nestas questões para entendê-las melhor e desenvolver estratégias para manejar seus pensamentos e comportamentos para melhor resultado. O Diagnóstico correto é importante para você entender o que acontece e quais são as possibilidades de condutas que deve seguir a partir dele para relacionamentos mais satisfatórios.
fique bem.
Olá!
O diagnóstico de um transtorno mental é importante para o tratamento, porém, mais importante do que o diagnóstico é a forma como você lida com seus sintomas.
Você traz um relato de dificuldades e intenso sofrimento envolvendo suas relações interpessoais, suas dificuldades e sofrimento podem sim estar relacionados a algum transtorno psicológico, mas também podem ocorrer a partir de sua história de vida ou até experiências anteriores frustradas ou traumáticas.
É importante iniciar um processo terapêutico onde você será capaz de compreender suas dificuldaes e desejos, e em fim encontrar a melhor forma de lidar com tudo isso.
A pressão social também pode ser um fator que influencie na sua dificuldade de se relacionar. Infelizmente existe uma cobrança de que os homens precisam relacionar-se e serem bem sucedidos financeiramente, essa pressão estrutural geralmente costuma não respeitar o tempo e os desejos de cada um.
Um processo de análise poderá te ajudar a entender estas questões, traçar seus objetivos e conquistar seus desejos de forma autônoma e assertiva.
Oi, antes de responder sua pergunta, gostaria de agradecer e parabenizar por esse passo tão importante. Parece um comportamento simples, mas isso já mostra o seu interesse em buscar ajuda para aprender como melhor lidar com seus processos pessoais. Eu compreendo que a dificuldade para socializar e expressar seus sentimentos tem te causado prejuízos. Mas é importante esclarecer, que essas dificuldades podem ter várias causas e não necessariamente indicam um diagnóstico de autismo. Recomendo que você busque ajuda de um profissional para fazer uma avaliação mais precisa e receber orientações específicas para lidar com suas dificuldades. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem eficaz para ajudar você a desenvolver habilidades sociais e superar esses desafios. Lembre-se de que cada pessoa é única e existe suporte disponível para você, o primeiro passo já foi dado. Não deixe de buscar ajuda, se cuide!
Olá! Acredito que, independentemente do diagnóstico, uma psicoterapia poderá ajudá-lo nessa dificuldade de socialização, inibição, no relacionar-se em diversos aspectos. Um profissional precisa entender e tratar seu caso em profundidade, e ajudar você com essa situação.

Não existe uma formula pronta sobre "O que fazer?", pois cada sujeito é único, e será necessário descobrir na sua história quais são as questões que geraram essa maneira de se comportar.
Olá, homem de 31 anos!
Você colocou, corajosa e honestamente, algumas características que você considera suas e que parecem não estarem sendo funcionais, isto é, parecem estar interferindo negativamente na forma que desejas viver, talvez até lhe causando sofrimento no momento.
Você referiu "enorme" dificuldade pra socializar, bem como para iniciar e vivenciar qualquer relacionamento amoroso, alegando não ter tido nenhum até então. Refere tb "enorme" dificuldade em arrumar emprego, por ter dificuldade de se expressar (embora esteja aqui se expressando, do seu jeito).
Relata ainda TER CERTEZA que as pessoas (todas as pessoas? inclusive você?) lhe acham estranho.
E, por fim, faz a pergunta: É possível que eu tenha algum tipo de patologia (talvez autismo)?
Não se trata de resposta SIM ou NÂO.
O que você relata não é suficiente para estabelecer diagnóstico, pois a avaliação é mais ampla, abrangente. Um diagnóstico tem como finalidade poder estabelecer o planejamento e a direção do tratamento, e não dar um nome, um rótulo para a pessoa.
O diagnóstico precisa ser feito de forma criteriosa, sendo necessário avaliar várias características, sintomas, qual o papel deles na vida do indivíduo. Importante considerar, ainda, que alguns sintomas se manifestam em mais de uma patologia, podendo estar presentes em mais de um diagnóstico.
Os colegas acima, cada um deles, deram respostas muito interessantes para você considerar, refletir e talvez fazer escolhas.
Mais do que ter um nome de uma eventual patologia, um diagnóstico, é estar disposto a dar o passo seguinte, isto é, o que fazer com isso.
Talvez num processo de psicoterapia, se for de sua vontade, facilitar que apareça um desejar se perguntar a respeito de algo, questionar crenças, descontruir certezas, falar, ser escutado e se escutar, entendendo, criando e construindo novos caminhos, novas formas de se perceber e de estar no mundo.
Não é fácil, não é sem dificuldade, sem resistências, mas pode ser uma bela aventura.
Olá! Você já procurou tratamento psicoterápico? Uma terapia seria muito importante para você. Sei como é difícil lidar com essa dificuldade de socialização e todas as outras que vem junto a isso, mas não esqueça que existe tratamento. O que acontece é que muitas vezes demoramos muito a buscar uma ajuda e ficamos sofrendo por muito tempo. O mais importante não é saber o diagnóstico e sim buscar o tratamento correto para que possa se sentir melhor com você mesmo e com todos ao seu redor. Busque uma psicoterapia e daí poderá trabalhar melhor todas as questões que te incomodam e atrapalham de ter mais qualidade de vida. Estou à disposição. Espero ter ajudado.
Olá, querido!

Existem muitas razões pelas quais podemos ter dificuldades em socializar e ter alguma patologia é apenas uma delas.

Como já dito por outros colegas, é importante fazer uma investigação para entender melhor sobre sua história de vida e desenvolvimento pessoal. A forma, local, pessoas com as quais foi criado; como foi seu processo de socialização na infância e adolescência. Como se desenvolveu no período escolar; relação com colegas, amigos e familiares. Se houve algum trauma e como fez ou faz para lidar com ele.

E, diante do que você expõe, é compreensível que nesse momento você esteja com dificuldades de sociabilização, mas informo que sim, é possível tratar e aprender a lidar adequadamente com os espaços sociais, conseguindo desenvolver novos relacionamentos, sejam fraternos ou amorosos.

Espero que busque ajuda profissional e viva novos tempos em sua vida.

Abraços!!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 195
Boa tarde. Com as informações supracitadas não há como dar um diagnóstico. O ideal é que você busque terapia para entender as motivações para esses comportamentos. Me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, tudo bom? Relacionamentos são sempre desafiadores, mas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Se você percebe que a sua dificuldade está atrapalhando sua vida (como você relatou nos relacionamentos afetivos e até no trabalho), você deve imediatamente procurar a ajuda de um bom profissional (psicólogo ou psiquiatra). Eu começaria com a visita a um psicólogo. Um bom psicólogo será capaz em algumas sessões, identificar se o processo terapêutico é o melhor caminho para você. Caso você precise da avaliação de um psiquiatra ou neuropsicólogo, o psicólogo fará o encaminhamento.
Sim é possível, porém para além do diagnóstico, penso que psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o seu funcionamento e construir estratégias para lidar. Boa sorte.
Me parece que o que você está afirmando é que não consegue ter uma vida funcional, com determinados aspectos sociais e afetivos desejados (relações amorosas, trabalho, entre outros). Sendo assim, seria interessante pensar se a ideia de buscar uma patologia para si pode de fato lhe auxiliar ou se já não faz parte da convicção mencionada de que todos lhe acham estranho. Será mesmo que todos lhe acham estranho? De onde vem esta certeza? O ideal é que busque auxílio profissional para que possa refletir sobre tais aspectos. Um abraço.
Quais são as situações sociais mais temidas? Quais são os pensamentos que você tem quando sente a angustia em meio social?
São pensamentos automáticos? Já conhecidos?
Você acha que não pode errar? Como você se vê?
Essas e outras perguntas e respostas você pode trabalhar em terapia.
Você vai buscar ajuda quando a sua situação estiver te incomodando a ponto de não aguentar mais viver assim.
Pois pelo seu relato, é algo que vem impactando sua vida.

Fico à disposição para conversarmos sobre isso, agende uma sessão.
Atenciosamente
Olá tudo bem?
Sugiro que você faça terapia por que vai lhe ajudar a desconstruir essa imagem distorcida que você tem de si mesmo, nossa autoimagem é o nosso cartão postal, ou seja , o mundo nos trata como a gente se vê.

Qualquer coisa estou a disposição

Um abraço.
Olá, como vai?

A dificuldade em se socializar e a sensação de ser percebido como estranho podem estar relacionadas a várias questões psicológicas. O fato de você se perguntar sobre a possibilidade de uma patologia, como o autismo, é um passo importante para entender melhor seus sentimentos e comportamentos.

A psicanálise busca entender os padrões inconscientes que influenciam nosso comportamento e pensamento. Pode ser útil explorar suas experiências passadas, relacionamentos familiares e eventos que podem ter contribuído para suas dificuldades atuais. Por exemplo, traços de personalidade, experiências de infância e possíveis eventos traumáticos podem influenciar como você se relaciona com os outros.

Na abordagem psicanalítica, a dificuldade em se relacionar e expressar pode estar relacionada a processos inconscientes que podem ter origens na infância. Traumas, padrões familiares, experiências de rejeição ou inadequação podem moldar nossa forma de nos relacionarmos no presente. Além disso, a falta de confiança em si mesmo e o medo da rejeição também podem contribuir para as dificuldades interpessoais.

A ausência de relacionamentos amorosos e as dificuldades em arrumar emprego podem estar ligadas a fatores como autoestima, autoimagem e medo do julgamento dos outros. A psicanálise poderia ajudar a identificar os padrões de pensamento e comportamento que contribuem para essas dificuldades. Também poderia fornecer um espaço para explorar emoções não processadas e ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com essas questões.

Sobre a possibilidade de autismo, é importante ressaltar que apenas uma avaliação profissional pode realizar um diagnóstico preciso, sendo assim recomendável procurar um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental especializado em avaliações e diagnósticos.

Independentemente da abordagem escolhida, o objetivo é trabalhar no sentido de compreender melhor a si mesmo, desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades sociais e emocionais, e buscar o crescimento pessoal e a realização. Se você estiver aberto a isso, considerar a terapia psicanalítica ou outras formas de apoio psicológico pode ser um passo positivo em direção a uma vida mais gratificante e equilibrada.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 220
Imagino quantas dificuldades você já passou para chegar onde está agora. A dificuldade de comunicação e socialização é critério para diversos diagnósticos sim, mas não necessariamente é o seu caso. As vezes simplesmente temos uma dificuldade pela falta de repertório no assunto, o importante é que habilidade sociais podem ser desenvolvidas a partir de treinamento! Consultas dentro de terapia podem te ajudar de onde essas dificuldades surgiram e como superá-las! Fico a disposição
Se você está enfrentando desafios significativos em relação à socialização e à expressão de si mesmo, pode ser útil procurar a orientação de um profissional de saúde mental ou médico para uma avaliação adequada e diagnóstico, se necessário.

Existem várias condições que podem contribuir para dificuldades na socialização, e o autismo é uma delas.

Além do autismo, existem outras condições e fatores que podem contribuir para dificuldades de socialização, como a ansiedade social, a timidez extrema, a depressão, entre outros. Às vezes, experiências de infância, traumas ou ambientes sociais desafiadores também podem influenciar na maneira como uma pessoa se relaciona com os outros.

Independentemente da causa subjacente, é importante lembrar que há apoio disponível para ajudá-lo a enfrentar esses desafios. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar:

Busque avaliação profissional: Agendar uma consulta com um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta pode ser muito benéfico. Eles podem avaliar suas dificuldades, fornecer um diagnóstico se necessário e recomendar um plano de tratamento adequado.

Terapia: A terapia pode ser particularmente útil para melhorar as habilidades sociais, a autoestima e a confiança.

Apoio de grupos: Participar de grupos de apoio ou programas de habilidades sociais pode proporcionar um ambiente seguro para praticar interações sociais e aprender estratégias para melhorar as habilidades de comunicação.

Desenvolvimento pessoal: O autocuidado, a prática de técnicas de relaxamento, a melhoria da autoestima e a busca de atividades que você goste podem contribuir para um bem-estar emocional mais equilibrado.
Olá, espero que esteja bem! Recomendaria psicoterapia nesse momento, pois através da escuta e de uma anamnese bem feita, que demora algumas sessões, o profissional é capaz de entender os sintomas, verificando se existe algum tipo de transtorno (que no caso teria que envolver a psiquiatria) e, juntos, procurar soluções para o problema!
Espero ter ajudado
Olá, recomendo que procure por uma avaliação clinica ou avaliação neuropsicologica. Realizar um acompanhamento psicologico se faz necessario para buscar um dignostico e desenvolver um processo terapeutico com objetivo de ajuda-lo a desenvolver habilidades sociais e possiveis prejuizos emocionais existentes.
A psicoterapia pode lhe ajudar muito na sua jornada. A psicoterapia é uma prática profissional realizada por psicólogos. Trata-se de um processo no qual o psicólogo acolhe a sua demanda, compreende as queixas e realiza intervenções por meio de técnicas reconhecidas pela ciência, pela prática e ética profissional.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, entendo suas preocupações. A dificuldade em se socializar e expressar é uma questão complexa e pode ter várias causas. Enquanto o autismo é uma possibilidade, também é importante considerar outros fatores, como ansiedade social, timidez extrema ou transtornos de comunicação. A melhor abordagem é procurar a avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que pode conduzir uma avaliação completa para determinar se há uma patologia subjacente. Independentemente do diagnóstico, a ajuda profissional pode oferecer orientação e estratégias para melhorar suas habilidades sociais e qualidade de vida. Não desista de buscar ajuda e apoio para enfrentar essas dificuldades.
Para um diagnóstico confiável e preciso, é necessário realizar uma avaliação psicológica. A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor e elaborar essas questões. Busque ajuda psicológica e inicie o acompanhamento para entender melhor o seu caso e realizar a avaliação para determinar se há ou não alguma patologia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É compreensível que você esteja buscando entender suas dificuldades sociais. Dificuldades em se expressar e estabelecer relacionamentos podem ter várias causas, e o autismo é uma possibilidade. No entanto, é essencial considerar outros fatores, como ansiedade social ou até mesmo traços de personalidade introvertida. Recomendo procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para uma avaliação mais detalhada. Um especialista pode ajudar a identificar as causas subjacentes, oferecer estratégias para melhorar as habilidades sociais e fornecer suporte para lidar com essas questões de forma mais eficaz.
Olá! Agradeço por compartilhar um pouco da sua história. Sugiro fazer uma retrospectiva da sua vida e verificar se esse modo particular ele inicia a partir de um dado momento ou se você desde a sua infância percebia com dificuldade de socialização. E sugiro o quanto é relevante compreender o seu modo de funcionamento e se necessário tratar algum evento traumático. Conte com ajuda especializada de um profissional da psicologia. Sigo à disposição.
Olá! Teria que avaliar o quadro, mas há indícios em sua narrativa de fobia social. A psicoterapia poderá ajudar, principalmente a desenvolver habilidades sociais, aprenderá técncias para controlar a ansiedade e identificar e modificar os pensamentos e comportamentos. Deste modo, conseguirá se desenvolver e obterá qualidade de vida. Procure um psicólogo.