Olá sou uma pessoa indecisa, principalmente no que diz respeito a area profissional. As vezes tenho

33 respostas
Olá sou uma pessoa indecisa, principalmente no que diz respeito a area profissional.
As vezes tenho vontade de fazer uma faculdade mas alguns dias depois quero ser empreendedor, ja desejei
ser palestrante, mas nunca consigo tomar uma decisão. O eu que faço?
Olá!É muito comum encontrar esse tipo de questionamento no consultório, então você não está sozinho/a!
Recomendo você procurar ajuda psicoterápica para tratar entre outras coisas , sua vida profissional.
Digo isso porque o processo de escolha está diretamente ligado aos sentimentos, emoções , desejos.Não esquecendo que quando escolhemos alguma coisa, necessariamente estamos deixando outra para atrás e, para que esse processo seja mais consciente o possível , precisará se conhecer minimamente.Não esqueça: Vida profissional e vida pessoal caminham juntas sempre!
Boa sorte nas suas escolhas!!!Espero ter ajudado!Qualquer coisa estou a disposição!

Bom dia!
Neste caso, indico que inicie uma psicoterapia, no sentido de buscar se conhecer melhor, para fazer escolhas pautadas nos seus valores e desejos. Além disso, em psicoterapia é possível também realizar sessões com enfoque no desenvolvimento profissional.
Abraços.
Bom dia e obrigado pela sua pergunta. A angústia e a indecisão sobre os caminhos profissionais que devemos seguir é recorrente nas pessoas que buscam ajuda psicológica. Em parte isso se deve ao amplo leque de escolhas profissionais possíveis em nossos dias: você pode valorizar a carreira acadêmica, se especializar em alguma função, ou até mesmo ser autônomo e trabalhar apenas pela internet. Essa grande quantidade de caminhos muitas vezes nos deixam confusos sobre o que de fato queremos (estabilidade, desafios, trabalhos criativos, etc). Do ponto de vista pessoal, é sempre importante discernir as idealizações profissionais que carregamos, e em que medida elas nos ajudam ou atrapalham a colocar nossos planos em prática. Essas idealizações podem ter se originado da família, de amigos ou de pessoas que nos servem como referência. Seja como for, o processo psicoterapêutico seria um espaço adequado para lhe ajudar a tomar decisões e identificar obstáculos.
Acredito que buscando ajuda psicológica e começando a se conhecer melhor, você se sinta mais capaz para tomar decisões importantes na sua vida. Quanto mais nos conhecemos mais sabemos o que queremos
Olá! Geralmente a dificuldade de tomada de decisão quando persistente e prejudicial pode estar ligada a algum quadro clínico, como ansiedade, TDAH, ou até mesmo depressão. Mas, somente o psicólogo ou psiquiatra que te acompanhar poderá chegar a um diagnóstico. Porém, mais importante do que classificar sintomas é entender a forma de funcionamento psíquico e interpessoal, e isso você obterá através da psicoterapia. Fazer escolhas sempre geram perdas, e ás vezes, pode ser difícil mesmo escolher e bancar todas as consequências que isso representa. Como você diz que sua dificuldade de escolha está mais relacionada com a área profissional, seria muito importante que você fizesse orientação profissional com um psicólogo, independente de sua idade. A orientação profissional irá investigar aspectos de sua personalidade, gostos, facilidades, dificuldades, desempenho escolar, história de vida, influências na escolha, assim como mercado de trabalho, atuação e estilo de vida. Estou a disposição!
Olá! É compreensível que ocorra um conflito nesse momento de decisão tão importante da sua vida, pois, a partir daí sera definido seu futuro. Sugiro que procure uma clínica que ofereça o serviço de Orientação Profissional, conhecido popularmente como Orientação Vocacional.
No processo realizado com um psicólogo capacitado são aplicados testes psicológicos e de personalidade que ajudarão o cliente no autoconhecimento e potencialização de suas habilidades, bem como na visualização de seu perfil profissional. Sendo o autoconhecimento a chave para a escolha do melhor caminho! Boa Sorte!
As escolhas profissionais estão diretamente relacionadas as escolhas pessoais. Ao longo do desenvolvimento, a criança sonha com várias possibilidades e também tem várias pressões do seu meio familiar e social que direcionam ou interferem nestes sonhos. Nem sempre recebe orientações que ajudam em suas escolhas. E quando na idade adulta, quando se depara com o momento de escolher, se sente confuso e com dificuldades definir caminhos. Escolher sempre implica também em renunciar a alguma coisa. A psicoterapia vai te ajudar a tratar tanto das escolhas (alternativas) quanto das renuncias de forma a tornar este processo mais coerente. Pense nisso... escolher uma carreira é escolher caminhos que você possa desenvolver seus projetos de vida.
Olá! Essa indecisão pode estar relacionada a diversos fatores, que tem a ver com sua personalidade e história de vida, muito provavelmente. Entender um pouco melhor como você se relaciona com as pessoas, sentimentos, frustrações e escolhas pode ajudar a entender melhor toda essa indecisão. Uma psicoterapia ajuda nesse processo, acredito que seria bastante positivo buscar um psicólogo para avaliação e acompanhamento, pois isso te ajudará a tomar essas decisões de maneira mais tranquila e te dará o amparo necessário para as frustrações que podem aparecer no processo! Boa sorte!
Quantos sonhos maravilhosos você tem! Já parou para pensar que um não anula o outro!? Você pode começar aprendendo uma profissão e depois empreender com ela ou ajudar na divulgação desse conhecimento, através, das palestradas.
Sim, escolher a nossa profissão não é fácil, né. Parece um compromisso muito longo e que vai impactar diretamente em nossa identidade, vida cotidiana, nível de satisfação, status social e financeiro, etc.
Para tornar esse processo mais agradável, é importante estar aberta a experimentar, conhecer e explorar algumas profissões que já despertam a sua curiosidade. E, essa abertura para conhecer e explorar vale, também, para você! Como os colegas descreveram, é muito importante que você se conheça melhor. Quando sabemos quem somos e o que é importante para nós, fica muito mais fácil escolher e "bancar" as nossas decisões. A psicoterapia ou uma orientação profissional pode te ajudar nessa caminhada! Boa sorte :)
Boa tarde, tudo bem?
A indecisão pode estar relacionada a alguns aspectos, os quais devem ser avaliados. Algumas crenças podem estar relacionadas com a sua indecisão. Se fosse somente em relação ao aspecto profissional, você poderia buscar uma orientação vocacional. Porém, pelo que entendi, você é uma pessoa indecisa em outras áreas também. Possivelmente você tenha pensamentos que causam essa indecisão. Esses pensamentos estão relacionados com crenças mais enraizadas a respeito de você mesmo e do mundo. A psicoterapia do viés Cognitivo-Comportamental, pode lhe auxiliar na identificação e modificação de pensamentos disfuncionais, o que lhe ajudará a se conhecer melhor e consequentemente ter mais confiança.

Fico a disposição.
Olá! Você já pensou em fazer psicoterapia? É muito importante você descobrir quem realmente você é e o que gosta de fazer. A psicoterapia te ajudará a encontrar esse caminho.
Faça Psicoterapia, no processo você vai se autoconhecer, o que poderá lhe ajudar a direcionar os seus desejos e decisões.
Olá. A escolha profissional tende a ser uma situação angustiante, sobretudo se pensarmos que "tem que dar certo". Estamos vivendo num período histórico em que as mudanças estão muito aceleradas, o que requer muita flexibilidade e capacidade de adaptação. A questão muitas vezes é combinar uma inclinação por uma área com o desejo de sucesso. Isso, no entanto, é um processo e que não possui garantias, como nada na vida. Uma terapia pode ser interessante para você estipular suas prioridades.
Você pode ser tudo o que quiser ser, inclusive fazer todas as coisas mencionadas acima, ao mesmo tempo. Uma nao exclui a outra. Comece por uma delas e aprenda a canalizar tanto desejo. Uma boa análise pode te ajudar nisso.
Seu depoimento deixou várias lacunas: Qual sua idade? Quais são as motivações para as escolhas profissionais? Há pressão pela família por uma escolha? Você se auto-cobra e se sente pressionada socialmente? Busque psicoterapia e isso lhe ajudara encontrar as respostas.
Olá! Seria interessante procurar um psicanalista ou psicólogo para poder falar sobre a sua dificuldade de decidir e compreender o porquê da indecisão.
Olá. É interessante investigar o porquê dessa indecisão. Procure um psicólogo para te auxiliar. O profissional não irá tomar decisões por você. A decisão sempre será sua. Atenciosamente.
Se puder procurar um psicólogo para um processo de orientação vocacional será muito bom pra você. Não se cobre muito por ser assim, um psicólogo será importante, pois, o profissional terá condições e ferramentas para auxiliar no processo de tomada de decisão.
Olá. É legal buscar uma psicoterapia. É natural ter momentos de indecisões, principalmente neste estagio da vida, e se tratando de escolha profissional, saiba que não esta sozinha, muitas pessoas estão passando por este mesmo conflito, até porque a escolha profissional provoca muitas expectativas.
Imagino a angustia. Busque uma escuta especializada.
Abraços!
Olá!
Escolhas, em geral, sempre requerem abrir mão de algo, se escolho uma coisa, não posso escolher a outra. Para muitas pessoas, isso pode ser fator gerador de angústia, pois, muitas vezes, há cobrança social em "escolher o certo". Nenhuma escolha precisa ser permanente, é sempre possível buscar outros caminhos. A psicoterapia pode contribuir muito nessa construção dos caminhos que você buscará, através da compreensão do sentido das escolhas para você, como você se coloca no mundo, se relaciona, enfim.
Olá! Sugiro procurar um psicólogo para juntos descobrirem o que te motiva, que alimenta sua auto estima e te o que te dá prazer em fazer.
Pense que esse é um momento de decisão importante em sua vida, pois é o que vai traçar para o seu futuro, por isso a importância de fazer a escolha certa. Quando trabalhamos no que gostamos, fazemos isso com mais alegria e motivação. Invista em você nesse momento, para que seu futuro seja promissor e você um profissional realizado!
Olá! A dificuldade de tomar decisões está relacionada a insegurança e medo de errar. Essa é uma queixa bastante comum no consultório. Ter alguma dúvida frente a uma decisão importante, como a escolha profissional por exemplo, é absolutamente normal. Afinal, não é fácil escolher uma entre tantas opções, principalmente sabendo que isso irá nortear a sua vida. Mas, se você sente que isso te atrapalha, procure um Psicólogo para te ajudar a desenvolver o autoconhecimento e lidar com essas questões. Muitas vezes não existe certo ou errado na hora de fazer uma escolha. São apenas possibilidades que nos levam para caminhos diferentes. Só que, ao escolher um caminho, abrimos mão de outros. A angústia surge, muitas vezes, por isso. Aprender a lidar com o medo e a arriscar-se é uma forma de lidar com a indecisão. Fica aqui o meu convite para que dê início a Psicoterapia. Cuide-se bem!
Olá! Podemos nos sentir ansiosos em momentos de decisão - o que é normal.
O que precisa ser analisado é se a indecisão e ansiedade estão impactando sua qualidade de vida, de forma a te paralisar.
Muitas vezes para fazermos a nossa escolha profissional, nossa área de atuação é importante analisarmos e identificarmos qual é o nosso propósito de vida, aquilo que toca nosso coração. Para isso você pode pensar em algo que você é muito bom quando faz, que te enche o coração de felicidade quando você se imagina fazendo. Então, se imagine realizando essa atividade com o máximo de detalhes possível, imagine o local físico de atuação, o que você está fazendo, com que está trabalhando, imagine até, a roupa que você veste. Se você conseguir se imaginar nessa cena, realizando essa atividade já está mais próximo do seu propósito. Espero te ajudado.
Boa tarde ! Talvez seja interessante você buscar um tratamento de auto conhecimento, assim terá a possibilidade de se conhecer mais e possivelmente compreender o que está te impedindo de iniciar seus projetos. Certamente há alguns medos por de trás disso. Busque ajuda psicólogica. Abraço
Olá! Já pensou em investir na Terapia? É fundamental obter um bom nível de autoconhecimento para tomar as decisões. Alguns fatores podem influenciar na personalidade do indivíduo, fazendo com que a tomada de decisão seja algo complicado, por exemplo, problemas com as emoções: as emoções funcionam como referências, que nos guiam para um lado ou para outro. Quem teve pais muito protetores pode ter mais dificuldade em decidir. Através da terapia, é possível conquistar segurança para decidir por sua vontade própria e benefício individual. A escolha de uma faculdade, decisões sobre relacionamentos, mudanças de cidade ou inícios de projetos podem ser levados à terapia e discutidos em conjunto com o Psicólogo.
Ele te ajudará a perceber todas as questões que envolvem sua escolha, as consequências, seus desejos e também a compatibilidade da ideia com os seus planos de vida e personalidade. Vale a pena investir! Fica posto meu convite. Abraço!
Olá! Seria legal fazer um teste vocacional, quando digo teste quero dizer todo o processo vocacional (sessões, investigação, aplicação de testes/ferramentas, resultados). Todo esse processo contribuirá para que você possa escolher sua profissão considerando suas habilidades, lhe deixando também mais segura nessa tomada de decisão.
Estamos constantemente tomando decisões, desde a roupa que usamos no dia a dia à escolha profissional. No entanto, algumas tomadas de decisão vão demandar mais das pessoas que outras decisões.
O processo terapêutico trabalha entre outras pontos o autoconhecimento. Esse autoconhecimento pode te ajudar nesta escolha profissional.
Por meio do processo terapêutico também é possível que você compreenda o que pode estar gerando essas dúvidas e questionamentos, como também, como solucioná-las.
Olá. Isso é muito natural, ainda que desconfortável. Tomar uma decisão implica sempre renunciar a alguma possibilidade e isso às vezes é meio "amarguinho". Talvez pudesse começar se perguntando em que medida essas atividades são excludentes, ou seja, o quanto precisas efetivamente escolher apenas uma delas, ou organizá-las em um plano e começar. Espero ter auxiliado.
Olá! O processo de psicoterapia irá auxilia-la no autoconhecimento e na tomada de decisão. Procure um/a psicóloga/o. Um abraço
Olá! O sofrimento gerado pelas indecisões pode ser o seu convite para o autoconhecimento. É através da compreensão dos processos mentais e no reconhecimento de quem realmente somos em cada experiência que podemos nos libertar do sofrimento psicológico. A psicoterapia é um dos métodos que pode te acompanhar neste processo de autoconhecimento. Um abraço.
Receio que não há uma resposta simples para sua pergunta. A indecisão, como você colocou, faz parte da sua vida e será preciso investigar sua história e emoções para pensar em soluções. Se puder, faça psicoterapia para ter ajuda de uma pessoa experiente e qualificada. Abraço.
Olá, bom dia! Acredito que a Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida.
A Psicoterapia feita por Psicólogo é protegida pelo sigilo ético profissional, além disso você, também, encontrará acolhimento e uma escuta atenta, sem julgamentos e não prescritiva. Espero ter te ajudado!
Olá. Entendo que essa indecisão deve ser difícil de lidar, e isso causa ansiedade, que pode levar a dificuldades ainda maiores. Sugiro que busque ajuda com psicólogo para entender essa sua questão e então trabalhar para que isso deixe de ser um problema na sua vida. Desejo que fique bem. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130