Ola tdo bem? O psiquiatra do meu irmão Down aumentou o uso do Sertralina para 3 comprimidos, de dia.

4 respostas
Ola tdo bem? O psiquiatra do meu irmão Down aumentou o uso do Sertralina para 3 comprimidos, de dia. Minha mae tem medo se pode tomar 3 ( 1 só nao fez efeito) durante uma semana sera 2 depois aumenta para 3.
Ja ouviu casos que da diarreia?
Obrigada.
Não há problema no uso de 3 comprimidos que equivale a 150 mg/dia. A diarreia apode acontecer no inicio mas é momentânea.

Olá. A dose terapêutica padrão da sertralina é de 50 a 200mg por dia. Portanto se essa recomendação veio de um psiquiatra que já acompanha o seu irmão, não há motivos para não seguir. Sim, é possível que o aumento da dose possa gerar novos efeitos colaterais, inclusive a diarreia (apesar de que alguns efeitos colaterais são bem mais comuns quando o paciente está tomando a medicação pela primeira vez).
Olá. O aumento da dose deve ser discutido com o médico que está em acompanhamento do caso. Quanto a dosagem, a sertralina possui apresentações em comprimidos de 25 mg, 50 mg, 75 mg e 100 mg, e é importante saber a dose exata que foi recomendada pelo médico assistente.
A diarréia é um efeito colateral comum da sertralina e pode ser dose dependente.
O aumento da dose de sertralina deve ser feito de acordo com as orientações médicas, pois a dose ideal varia de acordo com o tipo e a gravidade dos sintomas, bem como as características individuais de cada paciente. É importante que a sua mãe siga as orientações do psiquiatra do seu irmão e não altere a dose por conta própria.

A sertralina pode causar alguns efeitos colaterais, como diarreia, náusea, dor de cabeça, tontura e sonolência. No entanto, nem todas as pessoas que tomam sertralina apresentam esses efeitos colaterais e muitas vezes eles diminuem ou desaparecem com o tempo.

Se o seu irmão apresentar diarreia ou qualquer outro efeito colateral, é importante informar o médico para que ele possa avaliar a necessidade de ajustar a dose ou mudar o medicamento. Além disso, é fundamental que ele continue tomando o medicamento conforme prescrito e não pare de tomá-lo sem orientação médica, mesmo que os sintomas melhorem.