Olá, tenho 14 anos, e sinto que vou morrer antes dos 18 anos, sinto que 2022 será o ano da minha vid

12 respostas
Olá, tenho 14 anos, e sinto que vou morrer antes dos 18 anos, sinto que 2022 será o ano da minha vida, onde irei viver momentos incríveis, mas n consigo imaginar o próximo ano, nem fazer planos concretos. Isso me atormenta, n tenho, aparentemente sintomas físicos, mas essa sensação me deixa com medo
Olá
Você não precisa enfrentar isso sozinho.
Para todo sofrimento tanto o físico quando o psíquico existem soluções.
Busque ajuda urgentemente! Nós os profissionais da saúde estamos abertos para lhe ajudar…
Com carinho Dra Cirene Valadão Psicóloga

Oi, como você está? O medo da morte faz parte da vida, especialmente quando não falamos sobre o assunto ou lidamos com a morte como um tabu social. A morte é parte da vida, mas, viver com medo dela deve ser questionados e investigado. A psicoterapia pode ser uma ferramenta importante para lidarmos com a vulnerabilidade e realidade da morte na nossa vida, uma forma de compreender da onde vem esse medo e essa angústia, quando vem, e o que fazer com o que sentimos em relação a morte, para então pensar: que vida é essa?
Espero ter ajudado e qualquer dúvida sobre o conteúdo estou a disposição para conversar! Abraços.
O futuro é mesmo imprevisível! É ótimo que você consiga fazer planos e se motivar para esse ano. Quanto mais perto, mais "palpável" é o futuro. Quanto mais longe, mais difícil imaginar e isso pode ser angustiante. Principalmente numa fase em que é cobrado bastante decisões sobre o que você vai fazer no futuro.
A terapia seria um espaço interessante pra você falar sobre esses sentimentos e quem sabe conseguir pensar sobre o futuro (e sobre o presente também!). O que acha? :)
Boa noite. Pra esses pensamentos alguma coisa deve estar acontecendo. Seria interessante você buscar ajuda psicológica e falar a respeito.
Ola! Imagino o quanto vc deve estar sofrendo com isso e te digo que voce nao precisa enfrentar sozinho. Busque ajuda psicológica e psiquiátrica, para vc conseguir entender de onde esses pensamentos estao surgindo e assim mudar sua atitude mental.
Parece que a sensação por não ter planos para 2023 te traz medo, mas faz de 2022 um ano incrível. Quando se imagina uma morte certa e próxima (já que você sente que irá morrer em breve, antes dos 18), naturalmente surge a vontade de aproveitar ao máximo o que resta da vida. Mas a questão é: de onde vem essa sensação de que vc irá morrer tão cedo?
Olá!
Penso que pode ter muito conteúdo inconsciente nesta tua sensação, ou seja, o que será que significa morrer jovem? Qual posição esta situação te colocaria na vida dos que tu te relaciona? Também estes tempos em que a morte por COVID se fez presente de forma banal pode influenciar esta tua sensação?
O que fará neste um ano antes da data que temes. Estás e outras questões podem ser aprofundadas num processo de análise/terapia. Quem sabe conversar com teus pais sobre esta possibilidade?
Olá! Parece muito angustiante lidar com essas contradições internas. Seria importante você conversar com alguém da família em quem confie e procurar ajuda de um profissional de psicologia. A sua sensação possivelmente se trata de uma fantasia baseada em questões da sua história de vida e personalidade. Mas fica difícil compreender o que pode estar se passando apenas por meio do seu relato. O fato é que existe um sofrimento que precisa ser compreendido por você. Sem dúvidas seria muito benéfico iniciar uma psicoterapia. Fico à disposição!
Preocupação gera medo. Procure um psicólogo para lhe ajudar nesse momento ímpar.
Olá, posso apenas imaginar como está sendo difícil para você lidar com esses sentimentos e possibilidades. A ansiedade pode ser vista como essa sensação angustiante sobre um futuro que pode ser ruim. Essa sensação pode ser a sua mente tentado te prepara para algo novo que te gera medo ou tentando lidar com uma experiência passada que te machucou. Seja qual for o seu caso, é importante que você compare esses pensamentos com os dados de realidade existentes e tente entender do que está querendo se proteger. O desconforto em situações assim é realmente muito grande, então compartilhe esses pensamentos com pessoas que você confia e poderem te acolher. Se possível, procure um psicologo, pois um especialista pode te ajudar a lidar com todas essas sensações e se preparar para lidar com seus medos.
Precisa entender o que está passando na sua vida, é natural alguns sentimentos depois que passamos e ainda estamos passando a pandemia, você deve ter visto muitas mortes ao seu redor com a Covid e isso causa insegurança e sensação que as coisas vão acabar logo, com isso seria legal dividir isso com seu responsável e procurarem um auxilio profissional para entender seus sentimentos e pensamentos.
Olá...

Você sente que muitas coisas boas vão acontecer este ano.
Isto denota otimismo e é sinal que vocês se imagina aproveitando ao máximo o momento presente!

Mas mesmo estando se sentindo bem fisicamente teme que os próximos anos possam não ser tão bons como o atual, que você possa passar por situações pelas quais talvez não esteja preparado o suficiente para vivê-las.

A vida em si é um mistério e talvez goste de resolver mistérios...

Que tal imaginar cada ano que virá quando estiver vivendo nele?

Sim, porque a cada ano você irá amadurecendo mais, adquirindo novos conhecimentos, aprendendo como viver, conviver, se defender, ganhar mais confiança e segurança, e assim poder fazer planos mais concretos e condizentes com a realidade de cada momento.

Lembre-se que o medo de morrer ajuda-nos a sobreviver, por isto este pensamento tem sua utilidade.

Ninguém sabe ao certo quando vai morrer, o que é importante, pois desta forma evita-se perder tempo com o que não interessa, além de dificultar que se desista de realizar coisas legais só porque estamos prestes a morrer.

Quando se sentir atormentado por pensamentos e sensações, busque ajuda: você pode conversar a este respeito com seus melhores amigos, ou com seus pais, seus padrinhos ou se achar mais viável, até com um profissional da área de Psicologia.

Desejo que você tenha momentos incríveis ao longo de sua vida e que além de ser muito feliz que proporcione esta sensação às pessoas que estiverem ao seu redor.

Abraço Afetuoso.

Psicóloga Carmen Bitarães

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!