Olá, tenho 22 e sempre tive problemas de dificuldade de aprendizagem, focar nas coisas, pontualidade

9 respostas
Olá, tenho 22 e sempre tive problemas de dificuldade de aprendizagem, focar nas coisas, pontualidade e sou muito bagunçada. Minha família me chama de irresponsável e preguiçosa, mas nunca faço por querer... Não aguento essa situação. Devo buscar um psiquiatra ou psicólogo pra esse caso?
Olá, Neste caso o tratamento indicado é o multidisciplinar, com psiquiatra e com psicólogo. O psiquiatra irá investigar possíveis causas orgânicas e trata-las se este for o caso. O psicólogo irá te ajudar a lidar melhor com esta situação. Independente de causas orgânicas ou não, esta situação lhe causa mal estar emocional e dificuldades de interação social com sua família. A psicoterapia irá te ajudar nestas questões através do fortalecimento emocional. Espero ter ajudado. Um abraço.

Sugiro que procure ambos, pois o psiquiatra (ou neurologista, dependendo da disponibilidade de profissionais em sua cidade) irá verificar possíveis causas orgânicas, já o psicólogo (de preferência com experiência em dificuldades de aprendizagem), através da avaliação e posterior psicoterapia irá trabalhar possíveis funções neuropsicológicas que estejam afeitando o seu desempenho na aquisição de novos conteúdos (memória, inteligência, atenção, etc.), bem como os demais comportamentos que ocorrem.
Qualquer um dos profissionais poderá atendê-la. Porém somente um médico psiquiatra poderá prescrever medicação caso seja diagnosticado algum transtorno da área da saúde mental com necessidade de tratamento medicamentoso.
Sempre oriento aos pacientes que procurem um psiquiatra ou psicólogo com boa formação, pois ambos saberão o momento certo ou a necessidade de encaminhar ao outro profissional, realizando assim o melhor tratamento para o seu caso.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Olá sei como isto é chato ,para ambos os lados !
O Importante é sair deste circulo de acusações e tomar decisões assertivas .
A primeira coisa a fazer é procurar intender o que esta acontecendo com você.
Se é um comportamento recorrente ( sempre aconteceu) ou esta acontecendo agora com mais intensidade .
Você escreveu que sempre acontece, esta é a palavra chave para procurar um especialista que lhe auxilie neste processo de investigação .
Procure um psiquiatra ,um neuropsicólogo que tenha conhecimento em transtornos mentais e avaliações neuropsicológica .
A partir desta investigação eles saberão conduzi-lo para uma equipe multidisciplinar ,para levantar, se necessário comorbidades que podem estar associados a este comportamento .
Uma coisa quero lhe dizer tem solução !!

Parabéns você já deu o primeiro passo, se incomodar com a situação que esta vivendo.
Além de você procurar ambos os profissionais, o psicólogo poderá atuar através de técnicas na origem dos sintomas, e com isso através da ressignificação e elaboração destes conflitos iniciais você possa desenvolver novas formas de lidar e superar tais problemas.
Além dos profissionais já citados, complementaria com o acompanhamento psicopedagógico, para orientá-la em sua organização para os estudos e em outras situações que envolvam a aprendizagem em um contexto geral.

Abraços.
Minha sugestão inicial é que você procure um Profissional que realize um psicodiagnóstico. Esse processo consiste em testes e entrevistas que resultarão num Laudo completo que vai ajudar ao Neurologista ou psiquiatra de forma mais clara medicar vc caso haja necessidade. De qualquer forma, essa sua dificuldade que vc descreve tem a ver com um comprometimento nas funções executivas, que ficam prejudicadas quando o sujeito tem um déficit na área atentiva. Boa sorte.
Sugiro inicialmente avaliação psicopedagógica, pois a avaliação deste profissional irá facilitar o diagnóstico com um médico psiquiatra ou neurologista, se for o caso. A partir daí ele irá traçar uma linha de tratamento, com acompanhamentos psicopedagógicos e com psicólogos, como também, terapia medicamentosa, se for necessário.
Olá...
Um psicólogo é importante neste momento, ele vai avaliar a necessidade de psiquiatra para um possivél tratamento medicamentoso, ou se a necessidade de uma avaliação com neurologista.
Muito desses casos, se faz necessário um acompanhamento psicopedagogico, mas tudo depende.
Abraços!