Olá! Tenho 35 anos e estou com acne adulta. Meu dermato indicou espironolactona 50 mg. Tem problema

2 respostas
Olá! Tenho 35 anos e estou com acne adulta. Meu dermato indicou espironolactona 50 mg. Tem problema manter a suplementação de magnésio enquanto administro a espironolactona? Essa medicação sobrecarrega os rins?
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Vamos lá: não, ela não sobrecarrega os rins quando feito em doses usuais costuma ter segurança.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pedro Franco
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá!

A espironolactona é frequentemente utilizada para tratar a acne adulta, pois tem um efeito antiandrogênico, ajudando a reduzir a oleosidade da pele e a formação de lesões acneicas.

Sobre a suplementação de magnésio, é importante destacar que não há evidências científicas que justifiquem o uso rotineiro desse suplemento, a menos que haja um diagnóstico específico de hipomagnesemia (níveis baixos de magnésio no sangue), o que ocorre apenas em casos raros, como no hipoparatireoidismo e alguns distúrbios metabólicos específicos.

Em relação à função renal, a espironolactona pode, sim, afetar o equilíbrio de eletrólitos no organismo, podendo aumentar os níveis de potássio no sangue. Se houver comprometimento da função renal pré-existente, o uso prolongado pode exigir acompanhamento mais próximo.

Se houver dúvidas sobre a necessidade real de suplementação de magnésio ou sobre os impactos da espironolactona na sua saúde, o ideal é buscar a orientação de um endocrinologista especialista, que poderá avaliar sua função renal e os níveis de eletrólitos com mais precisão.

Att., Dr. Pedro Franco

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.