Olá. Tenho 35 anos e uma Filha de 10 anos. Gostaria de engravidar novamente mas tenho pressão alta

3 respostas
Olá. Tenho 35 anos e uma Filha de 10 anos. Gostaria de engravidar novamente mas tenho pressão alta e tenho sangue tipo o- e meu esposo o+. Minha filha tem o+. Tomei a vacina anti rh somente 96 horas após o parto e foi uma gestação saudável. Posso ter outra gestação saudável com essas condições?
Sua nova gestação seria considerada de alto risco por 3 fatores: idade, hipertensão e incompatibilidade Rh. Com relação a hipertensão, ela deve estar com controle adequado e o acompanhamento durante o pré-natal e pós-parto deverá ser com o seu obstetra e com seu cardiologista em conjunto. Depedendo da fase da gravidez pode ocorrer aumento ou diminuição da pressão arterial. Então voce precisará de um controle pressórico periódico e provavelmente troca das medicações que faz uso hoje para medicações anti-hipertensivas permitidas na gravidez.
Com relação ao tipo sanguíneo, no início do pré natal será solicitada a tipagem sanguínea, Rh e coombs indireto. Caso o coombs indireto esteja negativo, você irá receber a imunoglobulina anti-D (anti Rh) em duas dosagens: uma por volta das 28o semana de gestação e outra no pós parto. Espero ter ajuda. Converse sempre com seu médico. Até mais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Roberto Buenfil de Faria
Ginecologista
São Paulo
Sim pode não parece ter um risco tão alto assim se a sua pressão estiver controlada antes da gravidez e você fizer seguimento clínico cardiológico conjunto com o seu obstetra.
Mas é muito importante você passar em consulta pré-gestacional com o obstetra para avaliação de suas condições de saúde, uso de medicações compatíveis com a gravidez, controle adequado do peso corporal e da pressão, início de atividade física entre outros cuidados.
O sangue Rh negativo geralmente não causa problemas na gravidez se você recebeu as vacinas Imunoglobulina na gestação anterior e fizer um bom pré-natal.
Converse com seu médico.
Dr. Adriano Hohl
Médico acupunturista, Nutrólogo
Goiânia
Você pode sim, tentar outra gestação. O que tem de fazer é antes tentar organizar tudo para ter um peso dentro do ideal, estar fazendo uma atividade física para dar continuidade na gestação, uma dieta equilibrada e a pressão muito bem controlada. Ai programa junto com seu obstetra a gestação, que certamente é de alto risco e ai faça um pré-natal muito bem acompanhado.

Especialistas

Giulia Paiva

Giulia Paiva

Ginecologista

São Paulo

Maíra Facciolli

Maíra Facciolli

Ginecologista

Nova Iguaçu

Aline Scalisse Bassi

Aline Scalisse Bassi

Ginecologista

São Paulo

Genário Ellias da Silva

Genário Ellias da Silva

Ginecologista

Osasco

Arimaza Contarini Soares

Arimaza Contarini Soares

Ginecologista

São Paulo

Juliana Coutinho Cavalieri

Juliana Coutinho Cavalieri

Ginecologista

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Gravidez de risco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.