Olá, tenho 36 anos e faço uso do DIU Mirena há 3 anos, fiz U.S em dezembro e consta útero e ovário d

2 respostas
Olá, tenho 36 anos e faço uso do DIU Mirena há 3 anos, fiz U.S em dezembro e consta útero e ovário direito aumentados, sem imagens de miomas, pode ser adenomiose?, ainda menstruo normal com o mirena, tenho todos os sintomas de TPM e tbm ganho de peso após a inserção. Se for adenomiose, qual seria o tratamento indicado já q o Mirena não resolveu? histerectomia?. Desde já Agradeço.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A adenomiose é uma patologia benigna do útero que aumenta o fluxo menstrual e as cólicas menstruais. Ao ultrassom existem diversos critérios para adenomiose como aumento do volume uterino, cavidade endometrial em S, sombreamento em leque, vesículas miometriais, assimetria de parede, perda do limite entre miométrio e endométrio, etc.
Para o tratamento, não necessariamente a cirurgia é necessária. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas, mas não irá curar a adenomiose.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Você já fez o ultrassom?
O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
Você tem 90% de chance de ter uma boa adaptação ao DIU hormonal e de apresentar um padrão menstrual favorável.
O padrão menstrual é considerado satisfatório quando a mulher fica 100% do tempo sem menstruar (raro); fica a maior parte do tempo sem menstruar; ou menstrua todos os meses mas em volume pequeno e sem cólicas.
As mulheres com miomas, pólipos e adenomiose podem ter escapes menstruais volumosos e prolongados. A sua avaliação clínica e o exame de ultrassom podem ser necessários para o diagnóstico.
Existem medicações que podem melhorar o seu padrão menstrual como anti-inflamatórios, anti-fibrinolíticos, doxiciclina e anticoncepcionais. Veja com o seu médico a melhor medicação para o seu caso.
Não atrapalha a relação sexual, não gera corrimentos, não provoca infecção, não provoca câncer, não provoca danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não é abortivo.
O Mirena não é a causa do aumento de peso.
Na falha do tratamento medicamentoso a cirurgia deverá ser considerada.
A embolização das artérias uterinas é uma alternativa ao tratamento cirúrgico.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! Mesmo utilizando o DIU Mirena, algumas mulheres com adenomiose podem continuar apresentando sintomas, como TPM, sangramento e aumento do útero e ovário. O tratamento vai varia para cada caso, mas se o Mirena não resolveu, outras opções podem incluir medicamentos hormonais mais fortes, ablação endometrial (para mulheres que não desejam engravidar) ou, nos casos mais resistentes e sintomáticos, a histerectomia (retirada do útero) pode ser indicada. Recomendo conversar com seu ginecologista ou entre em contato com a nossa equipe para avaliar todas as alternativas conforme seu histórico e sintomas.

Especialistas

Camila Leal

Camila Leal

Ginecologista

Santa Maria

Carla Lebiedziejewski

Carla Lebiedziejewski

Ginecologista

Foz do Iguaçu

Giulia Paiva

Giulia Paiva

Ginecologista

São Paulo

Maíra Facciolli

Maíra Facciolli

Ginecologista

Nova Iguaçu

Ricardo Biasuz

Ricardo Biasuz

Ginecologista

Caxias Do Sul

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Adenomiose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.